Square Enix "abandona" o Ocidente e demite mais de 100 pessoas
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Square Enix anunciou nesta quinta-feira (6) que realizará uma reestruturação em seus negócios no exterior. Como resultado, a empresa eliminará pelo menos 100 funcionários na Europa e América do Norte.
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Segundo o IGN, o número exato de demitidos no Reino Unido é 137. A quantidade de demitidos nos Estados Unidos segue incerta. A estratégia da Square Enix é justamente consolidar seu negócio de publicação e fortalecer seu desenvolvimento no Japão.
Em uma apresentação interna (agora pública), a corporação afirmou que "uma reestruturação fundamental da organização de publicação no exterior está sendo implementada com o objetivo de fortalecer ainda mais as capacidades de publicação global e melhorar a eficiência operacional".
A decisão teria vindo após a própria Square Enix revisar sua linha de desenvolvimento, buscando, segundo a companhia, fortalecer capacidades e otimizar recursos para suas IPs. A empresa confirmou que estúdios de desenvolvimento espalhados tanto na Europa como na América do Norte serão fechados, mas não confirmou o número total de escritórios e funcionários afetados.
"Estendemos nossa sincera gratidão aos talentosos membros da equipe que deixarão a empresa por suas contribuições significativas para a Square Enix. Durante este período de transição, continuamos comprometidos em tratar cada indivíduo com o máximo respeito e fornecer amplo suporte durante todo este processo", afirmou a Square Enix em comunicado.
Rockstar se envolve em demissões polêmicas
Outra empresa que recentemente se envolveu em um caso polêmico de demissão em massa foi a Rockstar Games, acusada de demitir cerca de 40 funcionários por repressão sindical. O grupo de colaboradores, com sindicalizados e funcionários que queriam se sindicalizar, possuía um grupo no Discord.
Apesar de acusada de repressão sindical, a Rockstar afirmou que o motivo das demissões, na verdade, foi relacionado a vazamentos de informações e dados sensíveis em um 'fórum público'.
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Fonte: GamesIndustry