Site traz troféus a jogos antigos e dá nova vida aos clássicos

Por Durval Ramos | 11.06.2015 às 08:46

Esqueça o PlayStation 4, Xbox One ou o vindouro NX. Por mais que as empresas estejam sempre tentando ir além com seus consoles, a verdade é que a grande maioria dos jogadores tem um enorme espírito saudosista dentro de si. Seja com o PlayStation original, o Super Nintendo, Master System ou com plataformas ainda mais antigas, todos nós temos esse sentimento de que “no nosso tempo era melhor”.

E não importa se os jogos não são tudo aquilo que achávamos na época, uma vez que nossas memórias sobre eles são bem melhores do que sua real qualidade. Tanto que muita gente vai além nessa nostalgia, quebra a famosa “Regra dos 15 anos” e volta jogar alguns desses clássicos apenas para relembrar os velhos tempos. Porém, e se esses títulos tivessem muitos dos recursos exclusivos das atuais gerações?

Pois o site Retro Achievements decidiu abraçar exatamente essa proposta. Ainda que não tenha colocado multiplayer online e nem gráficos de ponta em títulos dos anos 90, a página teve a ótima sacada de resgatar jogos antigos e adicionar conquistas para que os fãs mais saudosistas tenham um motivo a mais para revisitar essas antiguidades. Isso significa que, mais do que tirar a poeira daquele game velho, eles adicionaram uma série de novos desafios que lhes deram vida nova.

Mas a pergunta é: como?

Uma comunidade unida

Para conseguir adicionar troféus a games com mais de uma década de história, o pessoal do Retro Achievements precisou criar emuladores modificados que suportassem esse tipo de recurso. Só que, para eles, não bastava apenas fazer com que uma notificação aparecesse a cada novo desafio que fosse vencido. Assim como na época dos arcades, a graça de quebrar recordes ou conseguir realizar uma façanha incrível está em ostentar aquilo para seus amigos. E é aqui que a verdadeira diversão começa.

Retro Achievements

Os emuladores são adaptados não apenas para mostrar que você conseguiu um novo troféu, mas também para mandar essa informação para um banco de dados que integra todos os demais jogadores cadastrados. Com isso, você tem acesso ao nível de raridade de cada conquista e pode conferir se algum de seus amigos conseguiu completar todos os obstáculos de Sonic 2 ou se você foi o único a fazer essa proeza.

Em tese, é basicamente aquilo que a gente já está acostumado a ver na PSN, Xbox Live ou no Steam nas plataformas atuais, com o único detalhe de que estamos falando de algo muito mais antigo e que certamente fez parte da infância de muita gente. Além disso, ele conta com o diferencial de que cada conquista garante uma pontuação e isso vai colocá-lo dentro de um ranking para competir com milhares de outros jogadores mundo afora.

Atualmente, o Retro Achievements conta com cinco emuladores modificados especialmente para criar essa comunidade nostálgica e que podem ser baixados diretamente de seu site oficial. A partir deles, você pode ressuscitar aquelas memórias de jogos de Nintendinho, Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy Color e até alguns clássicos do PC.

Embora qualquer ROM funcione nesses programas, apenas alguns jogos foram catalogados e vão atribuir pontos no leaderboard global. Atualmente, a página conta com quase 6 mil títulos em seu banco de dados e totaliza mais de 23,5 mil conquistas em games como Castle of Illusion, International Superstar Soccer Deluxe e Street of Rage. E é claro que os clássicos Sonic, Mario, Donkey Kong e Alex Kidd não ficariam de fora.

Retro Achievements

Só que esse número ainda pode aumentar, já que qualquer pessoa pode adicionar troféus a jogos. O site conta com um fórum oficial que oferece um guia que ensina a adicionar esse recurso, além de oferecer o espaço para que as pessoas apresentem suas proezas e tirem dúvidas de como passar daquela maldita parte de Mega Man 2, que era difícil de verdade.

Dificuldade no limite

Como se não bastasse tudo isso, o Retro Achievements conta com um recurso exclusivo em seus emuladores que torna as coisas ainda mais interessantes para aqueles jogadores que estão sempre à procura de um desafio a mais. É o chamado Hardcore Mode, que desliga todas as facilidades que programas do gênero oferecem e deixa as coisas bem mais complexas.

Ao ativar essa função, o emulador simplesmente desativa a possibilidade de salvar o estado do game, fazendo com que você tenha de encarar o jogo como se estivesse mesmo em um videogame antigo. E, ao fazer isso, os vencedores conseguem o dobro de pontos que teriam ao desbloquear as conquistas no modo normal. Assim, ao invés dos tradicionais 400 pontos por terminar um jogo, você recebe 800 e tem a oportunidade de avançar mais rapidamente pelo ranking.

Mas isso não é ilegal?

Como não poderia deixar de ser, é claro que um projeto como esse iria esbarrar em questões legais de direitos autorais. Afinal, qualquer pessoa que já lidou com emuladores e ROMs sabe da polêmica envolvendo a pirataria que está sempre em torno do assunto e de todas as desculpas que seus usuários arranjam para justificar o ato. Os únicos títulos oferecidos são aqueles que estão em domínio público, como Zero Tolerance e Mighty Mighty Missile.

Mega Man II

Em seu site oficial, o Retro Achievements diz não hospedar nenhum jogo em seus servidores exatamente por isso ser algo proibido e até oferece ferramentas para que o próprio jogador possa extrair seu game do cartucho e mantê-lo guardado em um ambiente digital — a velha “cópia de segurança”. No entanto, ao mesmo tempo, o site indica algumas outras páginas onde os usuários podem fazer o download desses games sem qualquer tipo de restrição.

Uma boa forma de lembrar

Ainda que o projeto esbarre em questões legais bem pertinentes, não há como negar que a iniciativa é muito boa. Todo jogador é nostálgico por natureza e os clássicos das gerações passadas são cultuados por uma boa razão. Então, oferecer um incentivo a mais para fazer os velhos jogadores retornarem a esses títulos — além de apresentar muitos desses games para o público mais novo — é sempre uma boa pedida.