Publicidade

Relembre todas as capas de Pro Evolution Soccer (1995 – 2016)

Por| 03 de Agosto de 2016 às 09h59

Link copiado!

Reprodução/Konami
Reprodução/Konami

Sob a alcunha de Pro Evolution Soccer, a série de futebol da KONAMI existe apenas desde 2001, com seu primeiro lançamento acontecendo apenas sete anos após o primeiro FIFA (de 1994). Contudo, a franquia é uma evolução direta de outro nome clássico quando se fala de jogos de futebol: International Superstar Soccer.

Em dado momento, os jogos que eram conhecidos como ISS no mundo passaram a ser lançados no Japão sob a alcunha de Winning Eleven. E, ao contrário, em outro momento, os Winning Eleven ganhavam uma versão europeia chamada de Pro Evolution Soccer. Assim, vamos relembrar aqui as capas de todas as edições da saga, começando no primeiro ISS, de 1994, para SNES, e indo até o último Pro Evolution Soccer lançado para as plataformas mais modernas.

1. International Superstar Soccer (1994)

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Konami)

Exclusivo para SNES, International Superstar Soccer é provavelmente o jogo de futebol mais clássico de todos os tempos. Lançado em 11 de novembro de 1994, no Japão, ele chegou ao restante do mundo apenas na metade de 1995 e não trazia nenhum atleta famoso na capa. A principal razão disso é o fato de que o game não contava com licenciamento oficial dos clubes, portanto era preciso improvisar.

2. International Superstar Soccer Deluxe (1995)

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Konami)

Lançado no Japão em 22 de setembro de 1995, International Superstar Soccer Deluxe chegou ao mercado norte-americano em novembro do mesmo ano e à Europa apenas em janeiro do ano seguinte.

Mais uma vez, o game não trazia licenças oficiais, portanto optava pela abstração na capa. Porém, uma olhada mais atenta permite notar que o astro da capa de ISS Deluxe é claramente “inspirado” no atacante italiano Roberto Baggio, um dos grandes jogadores de seu país durante os anos 90.

3. Goal Storm / World Soccer Winning Eleven (1995)

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 1996, a Konami inova e lança um jogo moderno para os padrões da época chamado Goal Storm (no Japão, ele era chamado de World Soccer Winning Eleven). Segundo game da franquia Winning Eleven (o primeiro foi lançado apenas no Japão), este título é considerado pela Konami como o pontapé inicial da série Pro Evolution Soccer.

4. International Superstar Soccer 64 (1996)

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Konami)

Como o nome sugere, International Superstar Soccer 64 foi um exclusivo para Nintendo 64 que basicamente atualizava o gráfico e a jogabilidade para as novas possibilidades técnicas oferecidas pelo console da Big N. Lançado em 20 de dezembro de 1996, ele ainda repetia a capa genérica dos seus antecessores.

5. International Superstar Soccer Pro / Goal Storm 97 (1997)

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Konami)

Também conhecido como Winning Eleven 97, International Superstar Soccer Pro é o primeiro a incluir o termo “Pro” no nome. O game chegou às lojas em 1 de junho de 1997 e ainda apostava nas capas com personagens genéricos.

6. International Superstar Soccer 98 (1998)

Continua após a publicidade

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 1998, a Konami apresentou duas edições do mesmo jogo, porém cada uma com um nome e dedicada a uma plataforma. Enquanto International Superstar Soccer 98 foi lançado em 4 de junho para o Nintendo 64, International Superstar Soccer Pro 98 chegou em 2 de outubro para o PlayStation (Winning Eleven 3 no Japão).

Esta foi a primeira edição a trazer algum conteúdo licenciado e, portanto, um atleta de verdade na capa. A versão norte-americana era estampada pelo colombiano Carlos Valderrama, enquanto o zagueiro italiano Fabrizio Ravanelli dividia as capas da versão alemã e espanhola com o goleiro alemão Andreas Köpke e da versão inglesa com o meia inglês Paul Ince.

Continua após a publicidade

7. ISS Pro Evolution (1999)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 1º de maio de 1999, a Konami lança mais um jogo de futebol, que por aqui recebe o nome de ISS Pro Evolution. É a primeira vez que International Superstar Soccer é substituído pela sigla ISS já no nome do jogo. Chamado no Japão de Winning Eleven 4, o game adotou uma capa genérica, sem nenhum atleta conhecido.

Continua após a publicidade

8. International Superstar Soccer 2000 (1999)

(Foto: Reprodução/Konami)

Ainda em 1999, a Konami lançou uma outra edição de seu jogo de futebol para Nintendo 64 e PlayStation. A capa já trazia jogadores reais, porém vários deles em fotos praticamente irreconhecíveis.

Continua após a publicidade

9. International Superstar Soccer (2000)

(Foto: Reprodução/Konami)

O ano 2000 trouxe, em agosto, uma nova edição de International Superstar Soccer. Repetindo o nome do game de estreia, de 1994, o título foi o primeiro da saga esportiva da Konami para PlayStation 2 e voltava a apostar em personagens genéricos para a capa.

Continua após a publicidade

10. ISS Pro Evolution 2 (2001)

(Foto: Reprodução/Konami)

O último título da franquia ISS Pro Evolution veio no início de 2001, quando a Konami lançou ISS Pro Evolution 2. Novamente, a capa não trazia nenhum jogador em especial, mas apenas um personagem genérico do ludopédio eletrônico da desenvolvedora japonesa.

11. Pro Evolution Soccer (2001)

(Foto: Reprodução/Konami)

No mesmo ano, a Konami lança o primeiro jogo sob a alcunha de Pro Evolution Soccer (nome pelo qual por muito tempo o jogo seria chamado apenas na Europa). No Japão e nos Estados Unidos, o primeiro PES seria conhecido como Winning Eleven 5 e traria uma capa diferente da mais conhecida.

12. International Superstar Soccer 2 (2002)

(Foto: Reprodução/Konami)

Ainda sem abandonar a marca International Superstar Soccer, a Konami lança mais um game para a franquia. International Superstar Soccer 2 trazia na capa uma bola sendo chutada, dando destaque apenas para a marca esportiva Umbro, patrocinadora do game.

13. Pro Evolution Soccer 2 (2002)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em outubro daquele ano, a Konami dá sequência àquela que seira a sua marca definitiva e Pro Evolution Soccer 2 chega às lojas. Conhecido no Japão como Winning Eleven 6. A capa não trazia nenhum atleta conhecido, mas um modelo (que não mostrava o rosto) trajando uma camisa inspirada no uniforme da seleção inglesa.

14. International Superstar Soccer 3 (2003)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em março de 2003, a Konami lançou o International Superstar Soccer 3, que encerraria esta franquia para dar lugar de vez ao PES. Na capa, nada de destaque para algum atleta, mas apenas para uma boa e velha dividida de bola.

15. Pro Evolution Soccer 3 (2003)

(Foto: Reprodução/Konami)

Exclusivo para PC e PlayStation 2, o PES 3 (Winning Eleven 7) foi o último a ser lançado juntamente com outro game de futebol da Konami. E, em outubro de 2003, ele chegava às lojas com uma novidade bem interessante: pela primeira vez, um juiz era o astro da capa. E quem teve a honra foi o italiano Pierluigi Collina, talvez o árbitro mais famoso de todos os tempos.

16. Pro Evolution Soccer 4 (2004)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 15 de outubro de 2004, a Konami apresentava aos seus fãs o quarto game da série PES. Pro Evolution Soccer 4 (Winning Eleven 8) trazia na capa o juiz italiano Pierluigi Collina muito bem acompanhado de um conterrâneo, o meia italiano Francesco Totti, e do francês Thierry Henry.

17. Pro Evolution Soccer 5 (2005)

(Foto: Reprodução/Konami)

Conhecido no Japão como Winning Eleven 9, PES 5 foi lançado em agosto de 2005 e já começava a estabelecer de vez a marca, com seu terceiro lançamento anual consecutivo. Desta vez, os escolhidos para a capa foram o francês Thierry Henry e o inglês John Terry.

18. Pro Evolution Soccer 6 (2006)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 2004, a Konami começa a abandonar o número para, assim como a FIFA, usar o ano para indicar uma nova sequência de PES. Naquele ano, o jogo saiu em alguns lugares como PES 6 e, em outros, como PES 2007. A estrela de capa daquele ano foi o atacante Adriano Imperador, o primeiro brasileiro a ocupar o posto. Ele era acompanhado de estrelas nacionais em diferentes versões da capa do jogo. Na capa europeia (acima), o zagueiro inglês John Terry aparece ao lado dele.

19. Pro Evolution Soccer 2008 (2007)

(Foto: Reprodução/Konami)

Adotando exclusivamente o ano final da temporada corrente do futebol europeu, PES 2008 chega às lojas em 26 de outubro de 2007. A estrela de capa deste ano foi o português Cristiano Ronaldo, que ganhou a companhia de diversos atletas nacionais nas cinco versões distintas da capa. Na Inglaterra, o atacante inglês Michael Owen aparece ao lado do gajo.

20. Pro Evolution Soccer 2009 (2008)

Pro Evolution Soccer 2009 chegou às lojas em 17 de outubro de 2008 e, como grande estrela de capa, exibia a então nova promessa em ascensão do futebol europeu: o argentino futuro melhor do mundo Lionel Messi.

21. Pro Evolution Soccer 2010 (2009)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 2009, a Konami lançou PES 2010 com Lionel Messi novamente na capa. O argentino ganhou a companhia de atletas como o espanhol Fernando Torres e o italiano Alessandro Del Piero em versões regionalizadas do game.

22. Pro Evolution Soccer 2011 (2010)

(Foto: Reprodução/Konami)

Pelo terceiro ano consecutivo, Lionel Messi foi o grande astro de capa de PES. Pro Evolution Soccer 2011 foi lançado em 8 outubro de 2010.

23. Pro Evolution Soccer 2012 (2011)

(Foto: Reprodução/Konami)

O PES 2012 foi lançado em 27 de setembro de 2010 e trouxe uma mudança significativa em sua capa: no lugar do Messi o seu grande arquirrival Cristiano Ronaldo. O português também ganhou a companhia de outros atletas em versões regionais da capa. No Brasil, o jovem Neymar foi o escolhido.

24. Pro Evolution Soccer 2013 (2012)

(Foto: Reprodução/Konami)

O duelo entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi se estendeu também aos jogos eletrônicos: enquanto o argentino havia se tornado capa de FIFA, o português se estabelecia como o grande astro da capa de PES. No Brasil, o game lançado em 2012 vinha com Neymar ao lado do gajo.

25. Pro Evolution Soccer 2014 (2013)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 2013, a Konami apresentou o PES 2014 com uma novidade especialmente interessante para o público brasileiro: todos os clubes da série A do Brasileirão estavam licenciados. Para celebrar, a edição nacional do game trouxe um atleta de cada um dos 20 clubes da primeira divisão.

26. Pro Evolution Soccer 2015 (2014)

(Foto: Reprodução/Konami)

Campeão do mundo com a seleção alemã em 2014, o jovem atacante alemão Mario Götze foi a grande estrela da capa de PES 2015, lançado em 11 de novembro daquele ano.

27. Pro Evolution Soccer 2016 (2015)

(Foto: Reprodução/Konami)

Tomando o lançamento de Goal Storm lá em 1995 como o início da série Pro Evolution Soccer, a Konami celebrou em 2015 o 20º aniversário da sua franquia futebolística. No game lançado em 15 de setembro daquele ano, o brasileiro Neymar foi o grande astro da capa.

28. Pro Evolution Soccer 2017 (2016)

(Foto: Reprodução/Konami)

Em 2016, a Konami anunciou o seu 28º jogo de futebol (descontando aí os lançamentos para consoles portáteis) em 21 anos. Após anunciar uma parceria com o Barcelona, a desenvolvedora japonesa escolheu o estádio do clube catalão e também cinco de seus principais atletas para estampar a capa de PES 2017 — Neymar, Lionel Messi, Luis Suárez, Ivan Rakitic e Gerard Piqué.