Relembre todas as capas de FIFA (1994 – 2016)

Por Douglas Ciriaco | 03 de Agosto de 2016 às 10h11
photo_camera Reprodução/EA Sports

Em 15 de julho de 1993, a Electronic Arts usava o selo EA Sports para apresentar ao mundo o seu mais novo jogo: FIFA International Soccer. Lançado na época para nada menos do que 10 plataformas diferentes, o game era a aposta da EA para o esporte mais popular do planeta, visto que a empresa já tinha há alguns anos títulos de futebol americano, golfe, hóquei e basquete.

De lá para cá, a franquia passou por altos e baixos, mas se estabeleceu como a principal franquia esportiva do mundo, superando rivais que já não existem mais e nomes de peso, como a série Pro Evolution Soccer/Winning Eleven, da Konami. Você é fã de futebol? Curte relembrar da história dos games? Então relembre agora todas as 24 capas globais de FIFA.

1. FIFA International Soccer

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Lançado em 15 de julho de 1993, o primeiro jogo da franquia trazia na capa o registro de uma disputa de bola entre o meio-campista inglês David Platt e o também meio-campista Piotr Świerczewski, da Polônia. Algumas versões do jogo ganharam uma capa alternativa, com a foto de uma disputa aérea entre o meia holandês Ruud Gullit e o goleiro irlandês Packie Bonner.

2. FIFA Soccer 95

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

O segundo título da promissora franquia futebolística da Electronic Arts chegou às lojas quase um ano depois do seu antecessor, em 8 de julho de 1994. Na capa global do game, os jogadores viam o goleiro norueguês Erik Thorstvedt. A capa alternativa do game trazia em destaque o lendário zagueiro Alexi Lalas, dos Estados Unidos.

3. FIFA Soccer 96

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Pelo terceiro ano seguido, o mês de julho marcava a chegada de um novo FIFA: no primeiro dia daquele mês, em 1995, a EA apresentava ao mundo FIFA Soccer 96. A capa global do game era estrelada pelo meio-campista romeno Ioan Sabău. O game também tinha uma capa europeia, estrelada por dois meio-campistas: o holandês Frank de Boer e o inglês Jason McAteer.

4. FIFA Soccer 97

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

A Electronic Arts lançou o quarto game da franquia em 24 de junho de 1996. É também a primeira vez que um brasileiro estampa a capa do jogo: o tetracampeão mundial Bebeto, um dos principais atacantes de história da nossa seleção, é a estrela da capa global do game. Na Europa, o jogo foi comercializado com o ponta francês David Ginola como o grande astro da capa.

5. FIFA: Road to World Cup 98

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Primeira edição do game que abandona de vez a expressão “Soccer” e também dá destaque especial à Copa do Mundo, FIFA: Road to World Cup 98 foi lançado em 17 de junho de 1997 e trouxe várias capas distintas, com estrelas nacionais estampando o game em seus países, com destaque para David Beckham (esquerda), da Inglaterra, e Paolo Maldini (direita), da Itália. Além deles, Andreas Möller, da Alemanha; Raúl, da Espanha; David Ginola, da França; e Roy Lassiter, dos Estados Unidos, também estamparam capas em seus respectivos países.

6. FIFA 99

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

O sexto título da franquia da Electronic Arts foi lançado em 10 de junho de 1998 e teve uma capa global e várias nacionais. A versão internacional do game trouxe o meia holandês Dennis Bergkamp na capa (foto acima).

Diversos jogadores foram as estrelas da capa de FIFA em seus países. Foram eles: o espanhol Fernando Morientes, o italiano Christian Vieri, o japonês Hidetoshi, o alemão Olaf Thon, o português Rui Costa, o francês Fabian Barthez, o estadunidense Kasey Keller e o sul-coreano Ahn Jung-hwan.

7. FIFA 2000

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

A partir de 1999, a EA retarda o lançamento das edições anuais de FIFA, que começam a acontecer na metade do segundo semestre. Em 26 de outubro daquele ano, a empresa lançava FIFA 2000, que continuava adotando a estratégia de capas nacionais. Acima, você vê a capa da edição britânica do game, com o atacante Sol Campbell.

Outros atletas que estamparam a capa do game em seus países foram Pep Guardiola (Espanha), Emmanuel Petit (França), Jaap Stam (Holanda), Vicenzo Montella (Itália), Kim Byung-ji (Coreia do Sul), Mehmet Scholl (Alemanha), Simão (Portugal), Vassilos Tsiartas (Grécia), Eddie Pope (EUA) e Par Zetterberg (Suécia).

8. FIFA 2001

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Em 8 de novembro de 2000, o oitavo título da franquia chegava às lojas mais uma vez repetindo a estratégia de várias capas nacionais. Ao todo, foram 11 capas distintas do game: Edgar Davids (Holanda, foto acima), Paul Scholes (Inglaterra), Gaizka Mendiet (Espanha), Filippo Inzaghi (Itália), Lothar Matthäus (Alemanha), Thierry Henry (França), Shumon Gershon (Israel), Ko Jong-Su (Coreia do Sul), Gheorghe Hagi e Ben Olsen (Estados Unidos), Sá Pinto (Portugal) e Leonardo (Brasil).

9. FIFA Football 2002

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Em 1º de novembro de 2001, a EA apresentou FIFA Football 2002, e a franquia passava a usar um outro termo além de FIFA no título. Naquele ano, foram 15 capas diferentes de FIFA, com o lateral-esquerdo Roberto Carlos sendo o terceiro brasileiro a aparecer ali.

Os demais astros de capa foram Iker Casilhas (Espanha, acima), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Nuno Gomes (Portugal), Thierry Henry (França), Hidetoshi Nakata (Japão), Francesco Totti (Itália), Ruud van Nistelrooy (Holanda), Ilhan Mansiz (Turquia), Gerald Asamoah (Alemanha), Hong Myung-bo (Coreia do Sul), Lampros Choutos (Grécia), Sibusiso Zuma (África do Sul), Nawaf Al-Temyat (Arábia Saudita) e Tomasz Radzinski (Estados Unidos).

10. FIFA Football 2003

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Retornando a utilizar uma capa global depois de três edições apenas com capas nacionais, FIFA Football 2003 chegou às lojas em 25 de outubro de 2002 com o lateral-esquerdo brasileiro Roberto Carlos acompanhado do meia galês Ryan Giggs e do volante holandês Edgar Davids.

11. FIFA Football 2004

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Com uma capa única em todos os países nos quais foi lançado, FIFA Football 2004 tinha como principais astros os meias Ronaldinho Gaúcho (Brasil) e Alessandro Del Piero (Itália) e o atacante Thierry Henry (França). O game foi lançado em 18 de outubro de 2003.

12. FIFA Football 2005

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

O 12º título da franquia de futebol da EA chegou às lojas em 11 de outubro de 2004. A trinca de capa do game era composta pelo meia Patrick Vieira (França) e pelos atacantes Fernando Morientes (Espanha) e Andriy Shevchenko (Ucrânia).

13. FIFA 06

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Novamente reduzindo o nome para apenas “FIFA”, a edição lançada em 4 de outrubro de 2005 trouxe o atacante inglês Wayne Rooney ao lado do meia brasileiro Ronaldinho Gaúcho na capa.

14. FIFA 07

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

A EA lançou FIFA 07 em 27 de setembro de 2006 e retomou a estratégia de uma capa global e várias capas nacionais. Na versão internacional, os astros da capa voltavam a ser Wayne Rooney e Ronaldinho Gaúcho. O meia brasileiro recebeu a companhia de outros atletas em outras quatro capas regionais: Juninho Pernambucano na França, David Villa na Espanha, Lukas Podolski na Alemanha e Landon Donovan e Francisco Fonseca na América do Norte.

15. FIFA 08

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Pelo terceiro ano consecutivo, Ronaldinho Gaúcho e Wayne Rooney dividiam a capa global de FIFA. O game lançado em 20 de setembro de 2007 teve ainda outras três capas regionais, todas com Ronaldinho acompanhado de outros atletas: Sergio Ramos, na Espanha; Miroslav Klose, na Alemaha; e Jozy Altidore e Guillermo Ochoa, na América do Norte.

16. FIFA 09

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Pelo quarto e último ano, a dobradinha entre Wayne Rooney e Ronaldinho Gaúcho foi estampada na capa de FIFA. O game, lançado em 3 de outubro de 2008, teve ainda cinco capas regionais: Rooney e Sergio Ramos na Espanha, Ronaldinho e Kevin Kuranyi na Alemanha, Ronaldinho e Balázs Dzsudzsák na Hungria, Ronaldinho e Daniele De Rossi na Itália e, por fim, Ronaldinho, Maurice Edu e Guillermo Ochoa na América do Norte.

17. FIFA 10

Capas de FIFA
(Foto: Reprodução/EA Sports)

FIFA 10 foi lançado em 2 de outubro de 2009 e, nele, a EA voltou a adotar a estratégia de várias capas regionais, sem uma única global. A mais conhecidas da capa desta edição é a britânica, que traz Wayne Rooney, Frank Lampard e Theo Walcott. Ao todo, duplas e trios de jogadores estamparam mais 11 capas distintas desta edição do game.

18. FIFA 11

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Em 2010, mais precisamente no dia 28 de setembro daquele ano, a Electronic Arts apresentou aos seus fãs o FIFA 11. Novamente, o jogo ganhava várias capas regionais, com a mais famosa delas sendo estrelada por dois dos principais atletas do momento: o brasileiro Kaká e o inglês Wayne Rooney.

19. FIFA 12

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

A capa do FIFA 12, lançado em 27 de setembro de 2011, trouxe Wayne Rooney na capa pela sétima e última vez, com o atleta britânico tendo a companhia de vários atletas nas 12 versões regionais da capa. O brasileiro Kaká também voltava a estrelar o pôster do game ao lado do jogador do Manchester United.

20. FIFA 13

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

A 20ª edição de FIFA foi a primeira desde FIFA 2005 sem Wayne Rooney na capa. O grande astro do ano no game lançado em 25 de setembro de 2012 foi Lionel Messi, que ganhou a companhia de outros jogadores em versões regionais da capa.

21. FIFA 14

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

Nos últimos anos, dois jogadores têm duelado pelo posto de grande nome do futebol na atualidade. E se Cristiano Ronaldo foi capa de Pro Evolution Soccer por alguns anos, Lionel Messi estampou o principal rival de PES também por um bom período. FIFA 14, lançado 24 de setembro de 2013, também trouxe o argentino como principal astro de sua capa global. Nomes como Arturo Vidal e Radamel Falcão (Argentina, Chile, Panamá e Venezuela), Gareth Bale (Reino Unido), (Colômbia) e Robert Lewandowski (Polônia) estamparam algumas das capas regionais.

22. FIFA 15

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

O game lançado em 23 de setembro de 2014 teve mais uma vez Lionel Messi como o grande astro da capa global. As versões regionais da capa trouxeram nomes como Eden Hazard (Reino Unido, Irlanda, França, Bélgica e Holanda), Gonzalo Higuaín (Itália), Xherdan Shaquiri (Suíça) e Arturo Vidal (América do Sul).

23. FIFA 16

Capas de FIFA
(Foto: Reprodução/EA Sports)

FIFA 16 chegou às lojas em 22 de setembro de 2015 e, pelo quarto ano seguido, contou com a presença de Lionel Messi na capa. O atleta do Barcelona e da seleção argentina teve a companhia de diversos craques nas versões regionais da capa, aparecendo ao lado de nomes como Oscar (Brasil), David Alava (Áustria), Juan Cuadrado (América do Sul) e Arda Turan (Turquia).

24. FIFA 17

Capas de FIFA

(Foto: Reprodução/EA Sports)

De forma inédita, a Electronic Arts deixou a decisão de quem estamparia a capa de FIFA 17 para os fãs, que definiram o alemão Marco Reus como o grande escolhido. O atleta do Borussia Dortmund superou a concorrência do colombiano James Rodrigues, do francês Anthony Martial e do belga Eden Hazard.