Rebelião na Rockstar: 200 funcionários assinam carta contra demissões em massa
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Mais de 200 funcionários da Rockstar North assinaram uma carta em repúdio ao desligamento de cerca de 30 colaboradores no fim de outubro, acusando a Rockstar de práticas antissindicais. A carta, entregue à alta administração da empresa, exige que todos os afetados pelo corte sejam reintegrados imediatamente.
Na época das demissões, o Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB) acusou a Rockstar de práticas antissindicais. "A Rockstar acaba de realizar um dos atos mais flagrantes e cruéis de repressão sindical na história da indústria de jogos", afirmou o presidente da IWGB, Alex Marshall.
Dias depois, um porta-voz da Rockstar negou acusações de ataques à sindicalização e comunicou que as demissões estavam relacionadas a supostos vazamentos de dados por parte dos funcionários.
A situação, no entanto, escalou de várias formas. Vários colaboradores se reuniram em protestos do lado de fora dos escritórios da Rockstar North e da Take-Two Interactive, em Londres e Edimburgo, na última sexta-feira (7). Ainda hoje (14), devem acontecer novos protestos em frente ao escritório em Londres e outra manifestação organizada por membros do sindicato Le Syndicat des Travailleureuses du Jeu Vidéo (STJV), na sede da companhia em Paris, na França.
Já no início desta semana, o IWGB entrou com ações legais formais contra a Rockstar em meio às acusações de práticas antissindicais. O sindicato alegou que a Rockstar se recusou a reunir-se com eles para discutir a respeito das demissões.
Na próxima terça-feira (18), outro protesto deve ocorrer em frente ao parlamento da Escócia, na cidade de Edimburgo, coincidindo com uma reunião do grupo parlamentar multipartidário sobre a indústria de jogos local.
GTA 6 pode ser afetado com demissões da Rockstar
Não se sabe ao certo se as mobilizações afetaram projetos como GTA 6, que já foi adiado pela segunda vez para novembro de 2026. Outro projeto que pode estar em apuros com as paralisações é o tão rumorizado Red Dead Redemption 2 para a atual geração.
Os boatos se intensificaram após a Rockstar anunciar que está trazendo uma atualização do primeiro Red Dead Redemption para a nova geração, incluindo versões para o Nintendo Switch 2, mobile e Netflix.
Leia também no Canaltech:
-
GTA 5 é o grande destaque dos jogos da PS Plus de novembro; confira lista
- Red Dead Redemption 2 é o 4º jogo mais vendido de todos os tempos
- GTA 6 está completo e jogável, mas precisa de correções para ser lançado
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?