Publicidade

Estúdio brasileiro cria engine que permite jogos de MS-DOS nos consoles

Por  • Editado por Durval Ramos | 

Compartilhe:
Reprodução/QUByte Interactive
Reprodução/QUByte Interactive

A desenvolvedora brasileira QUByte Interactive anunciou a criação de uma nova versão de sua engine de emulação para videogames, que terá a possibilidade de rodar jogos lançados para computadores na década de 1980 e 1990 para consoles como Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PS5.

O estúdio, responsável pelo lançamento das coletâneas Breakers Collection e Top Racer Collection, anunciou uma versão atualizada da QUByte Emulation Engine com capacidade de rodar jogos originalmente lançados para o MS-DOS. Isso possibilitará que clássicos com mais de 30 anos possam ser revisitados por saudosistas ou apresentados a uma nova geração de jogadores nos consoles.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Emulação de clássicos em consoles atuais

Segundo Bruno Carvalho, desenvolvedor de negócios da QUByte Interactive, a nova versão da engine possibilitará uma nova leva de jogos clássicos que poderão ser lançados dentro do selo QUByte Classics.

“É uma grande honra e uma grande responsabilidade ser capaz de revitalizar muitos desses clássicos que antes estavam inacessíveis nas plataformas modernas”, disse Carvalho. Realmente, tirando o trabalho realizado pela plataforma GOG (Good Old Games), é muito difícil encontrar jogos de PC lançados na década de 80 e 90 de maneira legal.

A disponibilização desses títulos, principalmente em consoles, abre portas para uma infinidade de títulos. Considerando que a empresa também realiza lançamentos para PC, os fãs de games retrô podem ver isso como uma oportunidade única de adquirir legalmente jogos dos mais variados gêneros.

Outra vantagem é que a QUByte Emulation Engine permite a aplicação de várias melhorias aos jogos, como filtros visuais, suporte a controles modernos, habilidade de salvamento a qualquer momento e suporte a multiplayer online.

A QUByte Interactive ainda não anunciou o primeiro título de MS-DOS que utilizará a nova versão da engine.