5 principais defeitos do Xbox Series
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O Xbox Series já completa 5 anos e é justamente a época em que algumas falhas e defeitos começam a aparecer com maior frequência. Os consoles da Microsoft mostram o “ápice do X”, mas não sem alguns tropeços.
- 5 principais defeitos do PlayStation 5
- Por que o Xbox Series X sumiu e não pode mais ser comprado no Brasil?
Nem mesmo o pouco tempo impede que alguns problemas possam ser vistos, ainda que alguns deles possam ser evitados. Afinal de contas, todos tem de fazer a sua parte: tanto a companhia quanto os usuários.
O Canaltech listou os 5 principais defeitos que levam os donos de um Xbox Series a levar o videogame para a assistência técnica — tanto o Series S quanto o Series X.
5. Não deixe o Xbox Series fritar
Como o sistema de resfriamento do Xbox Series expele o ar quente para cima, é fácil que a poeira e sujeira se acumulem justamente na parte superior do console. E é aí que mora o perigo.
Conforme todo o pó se reúne acima, o ar quente não sai e quem paga é o videogame com superaquecimento, que pode transformar o dispositivo em uma verdadeira cozinha industrial.
A partir disso, caros leitores, poderá ver a placa ou até mesmo algum componente em particular queimar. E é nesta parte que o filho chora e a mãe não vê.
Para evitar, faça uma limpeza com regularidade na saída de ar quente do Xbox Series. De tempos em tempos, também é importante se certificar se a pasta térmica continua saudável — já que ela tem um papel importante neste quesito.
Vale lembrar que a sujeira também ocasiona outros problemas, como o defeito no sistema de ventilação dele, que pode gerar ruídos e causar mais danos. Logo, aqui você mata dois coelhos com uma cajadada só.
4. Cuidado com a energia elétrica
Sempre é bom estar atento como está a sua rede elétrica, principalmente pelos eletrônicos que possui em sua casa. Queda de energia, sobrecarga ou até oscilações constantes podem causar uma verdadeira dor de cabeça.
Em particular, as oscilações e sobrecargas podem levar os donos de um Xbox Series a verem em primeira-mão uma fonte queimada e entradas, como a HDMI e portas USB.
Neste caso, primeiro é recomendável que você chame um eletricista e conserte o problema. Nem é brincadeira: não é apenas o seu videogame que está em risco, acredite.
Porém, se ocorrer de forma pontual ou se é causado por algum incidente, ao perceber desligue o Xbox Series imediatamente. Volte a jogar apenas quando a corrente elétrica tiver retornado ao normal.
3. Defeito no disco rígido
Se a sobrecarga pode provocar estes danos, a queda de energia pode ser tão prejudicial quanto. Apesar de não “queimar” algo, esta forçará o disco rígido do seu videogame e pode corromper seus arquivos — na melhor das hipóteses.
Na pior delas? Você se verá na situação de ver o disco rígido inutilizado e a necessidade de trocá-lo. Já viu o preço de um HDD e um SSD novo hoje em dia? No seu lugar, eu evitaria.
Para que isso não aconteça, além de ser recomendável manter o Xbox Series desligado durante as quedas de energia, é importante que você realize o desligamento devido antes de desconectar o cabo de energia da tomada.
Não pode sair removendo o cabo da parede sem cuidado algum. Se o videogame está em modo de descanso ou ligado, isso também provoca problemas em seu disco rígido. Então desligue-o adequadamente antes de ter dor de cabeça.
2. Falha na conexão e sincronização
A conexão do seu Xbox Series está ruim? Pois bem, isto pode acontecer e a solução pode ser mais simples do que imagina.
Se não foi o caso de sua placa wireless ter sido queimada por um superaquecimento ou descarga de energia, a falha pode significar apenas que existem outros dispositivos próximos que estão causando interferência.
Na sua estante possui uma Alexa? Seu controle está em uma mão enquanto o smartwatch está na outra? Até mesmo eletrodomésticos atrapalham, acredita? O micro-ondas, por exemplo, impede o sinal Wi-Fi.
Pode ser um pouco pesado recomendar que redecore sua casa ou apartamento, mas você precisará ajustar toda a questão logística caso queira mais qualidade na conexão online para jogos multiplayer ou em relação a dispositivos como o controle.
1. Imagem e som são prioridades
É importante lembrar que a conexão HDMI do Xbox Series é sensível e merece bastante atenção. A porta ter problemas significa que não apenas você não verá a imagem de seus jogos, mas também não terá som.
Nós comentamos que as oscilações de energia e descargas elétricas podem dar problemas e queimar ela, mas não são os únicos possíveis vilões que seu cabo HDMI pode encontrar.
Existe uma certa brutalidade ao se inserir e remover os cabos, assim como uma insistência quase mística de realizar o procedimento com as luzes apagadas.
Neste caso, apenas parem de fazer isso. Acendam as luzes. Tenham mais carinho na hora de conectar ou desconectar o HDMI. Se não for o caso de um cabo ruim ou a entrada com defeito, isso reduzirá as chances de acidente.
Cuide do seu Xbox Series
Há alguns casos em que incidentes ocorrem e seu Xbox Series que poderá pagar o pato. Porém, muitos problemas e defeitos podem ser evitados conforme você joga e se diverte com o seu videogame.
Entre os principais erros que podem ocorrer com o console da Microsoft, estão:
- Imagem e som são prioridades
- Falha na conexão e sincronização
- Defeito no disco rígido
- Cuidado com a energia elétrica
- Não deixe o Xbox Series fritar
Leia também no Canaltech: