Preview Monster Hunter Stories 3 | Potencial para ser o melhor da série
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Quando falamos de Capcom, nesse momento, o que vem na cabeça é o aguardado Resident Evil Requiem, que chega em 27 de fevereiro. Mas com um estúdio grande como esse, claro que outros projetos estão em desenvolvimento. Caso não saiba, Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection é o próximo game da Capcom, que chega no dia 13 de março e que testamos agora.
-
Review Crisol: Theater of Idols | FPS com mecânica de gameplay inovadora
- Review Mario Tennis Fever | Diversão garantida entre raquetadas super-poderosas
A convite da Capcom, pude jogar o começo do novo jogo, mas ele tem também uma demo e você mesmo pode experimentar, embora a demo pública seja limitada. Como alguém que gastou mais de 50 horas no segundo game (não cheguei a jogar o primeiro), estava curioso para ver o que a Capcom entregaria com o novo título.
Monster Hunter no formato anime
Essa série da franquia da Capcom é para um público muito específico: precisa gostar do estilo anime do game. Não necessariamente precisa ter jogado os vários outros jogos da série principal, já que esse funciona de uma forma completamente diferente. É bom também gostar de JRPG, já que estamos falando de batalhas em turno aqui, além de muito diálogo estático.
Desde o primeiro game, Monster Hunter Stories traz um visual inspirado nas famosas animações japonesas. Do primeiro (que lançou inicialmente para o Nintendo 3DS e celulares) para o segundo, existe um bom salto gráfico. Porém do segundo para o terceiro, esse salto é muito maior.
Monster Hunter Stories 3 é o primeiro jogo da série (MH Stories) a usar a RE Engine, motor gráfico proprietário da Capcom e o terceiro da franquia, já que MH Rise e MH Wilds usam a engine. Graças a isso, o salto gráfico é muito perceptível. Arrisco a dizer que é um dos jogos estilo anime mais bonitos do mercado hoje.
Novo game segue receita da série
A essência dos combates dessa série está presente no novo game. Isso é bom, já que estou falando de um combate mais dinâmico em relação a muitos JRPGs que batalhas em turno como foco. Temos o básico do "pedra, papel e tesoura" de volta, onde força vence técnica, que vence velocidade, que vence força. Entender como cada monstro funciona, os seus e os inimigos, é determinante para a vitória.
Em termos de exploração, o mapa aberto retorna, com os monstros espalhados pelos cenários, assim como diversos recursos que são essenciais para criar itens e equipamentos. As cavernas com ovos de monstros também estão presentes, com algumas mais simples, e outras mais desafiadoras.
Além da missão principal, existem muitas missões secundárias, algumas mais importantes do que outras. Elas são boas para coletar itens diferentes, receitas, equipamentos, assim como já funcionava nos jogos anteriores. O novo game também tem um hub, onde se concentra lojas, personagens importantes, entre outras funções.
Novidades bem-vindas em Monster Hunter Stories 3
Monster Hunter Stories 3 se parece bastante com os outros games da série. Dependendo do ponto de vista, isso pode ser ruim ou bom. Há quem prefira que a essência se mantenha, mas tem gente que gosta quando um novo título chega com diversas melhorias. Posso afirmar que esse jogo tem um pouco dos dois, mais pendendo para a primeira opção, porque se parece mais com o anterior. Mas existem novidades também.
Uma delas acontece nos combates, com uma diferença importante nos menus. Diferente dos outros dois jogos, agora é possível acessar os diferentes menus com teclas e botões dedicados, deixando as escolhas mais dinâmicas em vez de ficar navegando pelas opções. Claro, uma vez dentro de um menu, aí sim a navegação funciona da forma convencional.
Eu senti que agora o mundo aberto parece mais vivo do que antes, mas pode ser só por causa dos gráficos melhorados e porque tudo é mais grandioso por esse novo mundo. Mas algo certo é que a exploração está mais rápida, tanto na movimentação dos monstros, quanto do personagem.
Uma das maiores novidades de Monster Hunter Stories 3 é a restauração do ecossistema. Assim como nos outros games, é possível capturar ovos de monstros para aumentar seu arsenal, ou soltar no ambiente. Sim, ao soltá-los agora no novo game, você melhora aquele determinado ecossistema, aumentando o ranque da região. Isso permite o jogador ter acesso a monstros especiais, como aqueles com dois elementos em seus genes, por exemplo.
Agora é possível se deparar com monstros muito fortes, como os que o jogo chama de "Indomáveis". Além disso, existem os "Invasivos", que podem ser derrotados "mais facilmente" ao coletar informações sobre eles em seus territórios. Eles são extremamente desafiadores.
Monster Hunter Stories 3 promete ser um prato cheio para os fãs dessa subsérie da franquia de sucesso da Capcom. A história parece ser interessante (não a abordamos aqui, já que é algo mais para review final), o gameplay está mais dinâmico, os gráficos estão bem melhores. Definitivamente um título para ficar de olho para fãs de JRPG em geral.
Veja mais do CTUP: