Polêmica: Clair Obscur perde prêmio de Melhor Jogo Indie por usar IA
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A organização do Indie Game Awards anunciou no sábado (20) que desqualificou o jogo Clair Obscur: Expedition 33 dos troféus como “Jogo do Ano” e “Melhor Jogo de Estreia” por uso de inteligência artificial generativa.
De acordo com a equipe do evento, os estúdios são submetidos a um formulário e a Sandfall Interactive relatou que a tecnologia não foi usada no desenvolvimento de seu game. Porém, foi constatado posteriormente que o recurso foi, de fato, utilizado.
“A Indie Game Awards tem uma posição firme sobre usar IA generativa durante o processo de nomeação e na própria cerimônia. Um representante da Sandfall Interactive afirmou que nenhuma foi usada no desenvolvimento de Clair Obscur: Expedition 33”, revela o comitê do evento.
Ainda que o time de desenvolvimento do game tenha trocado as artes feitas por inteligência artificial em atualizações, a organização mantém a sua decisão: “Foi contra o regulamento”.
The IGAs Nomination Committee is officially retracting Debut Game and Game of the Year, awarding both categories to new recipients. Additionally, we are retracting one of the Indie Vanguard recipients. Full details can be found in our FAQ under Game Eligibility: www.indiegameawards.gg/faq[image or embed] — The Indie Game Awards (@indiegameawards.gg) 20 de dezembro de 2025 às 15:45
Segundo a Indie Game Awards, a utilização do recurso já desqualifica a própria participação de Clair Obscur: Expedition 33 — ou seja, eles sequer concorreriam se tivessem dito a verdade desde o início.
“Pelo fato de a Sandfall Interactive confirmar o uso da IA generativa na produção durante o Indie Game Awards 2025, isto desqualifica o jogo de sua nomeação”, concluem.
Prêmios perdidos de Clair Obscur: Expedition 33
Os troféus de Jogo do Ano e Melhor Jogo de Estreia, que pertenciam a Clair Obscur: Expedition 33, foram redirecionados para Blue Prince e Sorry We’re Closed, respectivamente.
Para manter a tradição da premiação, os estúdios que vão receber as estatuetas gravarão o seu discurso de vencedores e o conteúdo será compartilhado com os fãs em uma data posterior.
A Indie Game Awards não revelou quais imagens e artes de Clair Obscur: Expedition 33 foram geradas por inteligência artificial, porém o estúdio alega que uma atualização as substituiu durante o lançamento da experiência.
Leia também no Canaltech: