10 piores jogos de Pokémon
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A franquia Pokémon conquistou todo o amor do público em seus pontos altos, mas ela também passou por perrengues e apresentou jogos que testam os sentimentos dos fãs.
Entre títulos que não entregaram o que foi prometido ou tiveram diversos problemas em seu lançamento, a Game Freak e a The Pokémon Company já trouxeram games que fizeram o público revirar os olhos.
E é isso o que o Canaltech reuniu nesta lista, com os 10 piores jogos da franquia Pokémon. Cuidado com eles, já que nem sempre encontrará o melhor da franquia ali.
10. Pokémon Quest
Um dos únicos spin-offs produzidos pela Game Freak, Pokémon Quest (2018) entra na lista dos piores jogos como uma “menção desonrosa”. Ele mistura a franquia com Minecraft e jogos de gerenciamento, mas se afasta por completo do espírito dos demais.
Aqui você tem de administrar seu acampamento, enviar monstros para explorar a vasta ilha e atrair outros monstros de bolso para te ajudar na aventura. O problema é que o título, por ser gratuito, é totalmente refém das mecânicas de tempo e itens pagos para manter os jogadores imersos.
9. Pokémon Sun & Moon
Na paradisíaca ilha de Alola os fãs puderam conferir uma das piores experiências com Pokémon Sun & Moon (2016). Nesta época, a Game Freak quis experimentar e trocou os líderes de ginásio pelos Pokémon Totem, aboliu os HMs e cometeu alguns erros para testar o amor do público.
Sejamos justos, ele não é tão ruim quanto dizem. No entanto, além de desagradar o público com o sumiço das Mega Evoluções e dos ginásios tradicionais, ele mantém uma linearidade que acabou por restringir os jogadores — mais do que eles se sentiram antes na franquia.
8. Pokémon Let’s Go Pikachu & Let’s Go Eevee
Os jogos Pokémon Let’s Go Pikachu & Let’s Go Eevee (2018) foram os primeiros da franquia principal a chegar no Nintendo Switch e fizeram os fãs tremerem com a mudança de direção que foi tomada. Aqui você não luta com monstros selvagens e os captura com o controle por movimento do Joy-Con.
Por ser a primeira recriação de Kanto na “nova geração”, muitos desejavam uma aventura mais próxima das originais com a qualidade apresentada. Ele traz coisas boas, como o seu design, a 1ª vez que vemos as criaturas pela natureza e o retorno das Mega Evoluções, porém não encantou como devia.
7. Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl
Remakes servem para reapresentar os jogos com tecnologias e visuais atuais. Isso é visto em Pokémon FireRed & LeafGreen (2004), HeartGold & SoulSilver (2009) e Omega Ruby & Alpha Sapphire (2015). Porém, outro caminho surgiu com Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl (2021).
Aqui a Game Freak e a The Pokémon Company decidiram recriar o universo em escala 1:1, com um design “chibi” e sem a presença da Battle Frontier. Isso gerou muita controvérsia e, ainda que melhore a experiência do original, hoje é tratado como um “desquerido” pela comunidade.
6. Pokémon Black & White
Apesar de ter uma das melhores narrativas e personagens de toda a franquia, Pokémon Black & White (2010) caiu no erro de limitar todo o jogo para a captura apenas dos novos monstros de bolso. E isso, caros leitores, foi o seu maior pecado.
Sem o carisma de Pikachu e outros mascotes, somado ao descontentamento do público com o design mais recente dos Pokémon, gerou um desinteresse muito grande. Você só podia encontrar os antigos 493 no pós-game, o que foi um verdadeiro tiro nos pés que a Game Freak deu.
5. Pokémon X & Y
Pokémon X & Y (2013) foram os primeiros lançados no Nintendo 3DS, com uma tentativa de fazer a franquia ressurgir como febre. Foi ali que surgiram as Mega Evoluções e foi a primeira aventura dos monstros de bolso com sprites 3D — algo que muitos sonharam a vida toda.
Porém, os efeitos tridimensionais podiam ser vistos apenas durante as batalhas (e algumas cenas em particular) e era consideravelmente mais fraco do que nos demais jogos da plataforma. Além disso, o baixo número de novas criaturas, história fraca e o problemático mapa desencantou os fãs.
4. Pokémon Diamond & Pearl
Muitos se lembram de Pokémon Diamond & Pearl (2006) com carinho, mas na verdade os primeiros jogos lançados no Nintendo DS tiveram um desempenho tão péssimo quanto os vistos na geração Switch.
A situação era tão complicada que o jogo inteiro rodava de forma lenta, como se estivesse em velocidade 0,75x. Enfrentar uma Blissey e usar um golpe que causa 1-Hit KO se tornava insustentável, com o tempo era possível passar um café e preparar um pão na chapa.
3. Pokémon Scarlet & Violet
O lançamento de Pokémon Scarlet & Violet (2022) foi completamente problemático e causou muito desconforto nos fãs. Nem mesmo a sua diversão e a presença de novas evoluções para monstros clássicos conseguiu fazer o público virar os olhos dos seus pontos negativos.
O principal era a sua performance, com travamentos, bugs e até mesmo casos de dados salvos corrompidos. Mesmo com correções e melhorias, só foi possível jogá-los de forma plena na atualização do game para o Nintendo Switch 2 — em 2025, 3 anos depois de sua chegada.
2. Pokémon Ruby & Sapphire
Entre as reclamações sobre os jogos terem muita água e a ausência de muitos dos monstros clássicos, Pokémon Ruby & Sapphire (2003) na verdade teve problemas bem difíceis de se lidar nos “bons e velhos tempos”.
O sentimentalismo pode impedir de enxergar alguns de seus problemas, mas a régua estava muito alta pós-Crystal e eles não cumpriram com as expectativas. O pós-game, por exemplo, é um dos mais fracos de toda a franquia, assim como existe um desequilíbrio em sua progressão que incomoda muito.
1. Pokémon Gold & Silver
Pokémon Gold & Silver (1999) foram a sequência de um dos jogos mais emblemáticos de toda a história do Game Boy, com a presença de novos monstros e a possibilidade de revisitar a região de Kanto — alguns anos depois após a queda da Equipe Rocket.
Porém, não deixe a nostalgia falar mais alto. O game é completamente fora de equilíbrio e você precisa chegar no pós-game para capturar as criaturas mais interessantes de toda a experiência. Para a sorte de muitos, estes problemas foram corrigidos e a geração foi “salva” com Crystal (2000).
Os piores jogos de Pokémon são ruins?
Vale notar que integrar os piores jogos da franquia Pokémon não é necessariamente algo ruim. Todos eles possuem pontos positivos, já que funcionam como porta de entrada para muitos fãs em suas respectivas épocas.
Ou seja, não fique triste por ver se uma das suas experiências favoritas está por aqui, todas são divertidas ao seu próprio modo e atingem cada pessoa de forma diferente. Entre os “piores” jogos de Pokémon, temos:
- Pokémon Gold & Silver
- Pokémon Ruby & Sapphire
- Pokémon Scarlet & Violet
- Pokémon Diamond & Pearl
- Pokémon X & Y
- Pokémon Black & White
- Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl
- Pokémon Let’s Go Pikachu & Let’s Go Eevee
- Pokémon Sun & Moon
- Pokémon Quest
Leia também no Canaltech: