Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisa da Trend Micro alerta para o perigo de malwares nos videogames

Por| 13 de Julho de 2015 às 17h32

Link copiado!

Pesquisa da Trend Micro alerta para o perigo de malwares nos videogames
Pesquisa da Trend Micro alerta para o perigo de malwares nos videogames

A Trend Micro, empresa especializada na defesa de ameaças digitais e segurança na nuvem, anunciou que até mesmo o uso de videogames está sendo ameaçado por malwares. Os hackers se mostram a cada dia mais especialistas em programas que modificam os parâmetros do jogo com a intenção de ganhar vantagens competitivas de maneira injusta.

Também conhecidas como "mods", essas modificações feitas pelos hackers permitem que em jogos de tiro, por exemplo, seja possível atirar com o máximo de precisão, além de fazer com que o jogador tenha vida ilimitada.

Uma das maiores preocupações da Trend Micro é que essa tática acabe estimulando os jogadores, principalmente crianças e jovens, a cada vez mais jogarem de forma desonesta, prejudicando o espírito competitivo de um game, além do trabalho em conjunto com outros gamers.

Os mods também usam malwares como o "keylogger", que foi comprovadamente identificado na última versão para PC do GTA (Grand Theft Auto). Ele registra todas as teclagens feitas no sistema em que ele se encontra e faz o envio dos registros para o cibercriminoso. Com isso, detalhes de login e senha de contas online acabam se tornando vulneráveis.

Continua após a publicidade

Além disso, esses cibercriminosos são bastante conhecidos por adulterarem pesquisas em mecanismos de buscas, colocando no topo dos resultados sites que redirecionam o usuário para páginas de phishing e "survey scams", golpes de pesquisa e downloads de ferramentas que deveriam modificar o jogo, mas acabam instalando malwares na máquina da vítima.

Ainda de acordo com a Trend Micro, também existem comunidades saudáveis de mods, que adicionam mais conteúdo ao jogo, além de alterar positivamente a maneira na qual eles são jogados. Várias modificações criadas por fãs já se transformaram completamente em games diferentes, sendo tão populares quanto o original. Isso já aconteceu com os clássicos Counter Strike, Defense of the Ancients e DayZ. Alguns, até mesmo, foram comprados e licenciados, ou tornaram-se eventos de destaque em torneios internacionais como o World Cyber Games.