Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PES 2019 chega antes de FIFA com Campeonato Brasileiro e 5 times licenciados

Por| 08 de Agosto de 2018 às 13h06

Link copiado!

Konami
Konami
Tudo sobre KONAMI

Nesta terça-feira (7), a Konami realizou o seu pre season de PES 2019, sendo o Brasil o último país da lista a receber o evento. A grande novidade foi a apresentação dos embaixadores brasileiros do título e a exclusividade do Campeonato Brasileiro para o game.

O jogador Dudu do Palmeiras, Gabigol do Santos e Nene do São Paulo são os três embaixadores escolhidos para levar a marca adiantes por aqui.

“Fico feliz, por que eu fiquei até mais bonito no jogo do que eu sou de verdade”, brincou Nenê durante a apresentação. “A verdade é que eu sempre fui fã da série e é uma honra ser embaixador”, completou após a brincadeira.

Continua após a publicidade

A escolha de Nene não é por acaso: ele é conhecido pela sua clássica “chapada”, em que bate na bola com a parte de dentro do pé. Ao escolher a Fox Engine, mesmo motor gráfico dos jogos mais recentes de Metal Gear, a Konami consegue dar mais vida às animações de movimento dos jogadores.

“A chapada do Nene tá no jogo, hein, Mauro Beting?”, brincou Milton Leite. A dupla volta como os narradores oficiais em PES 2019, na escolha em português.

Foco

A Konami informou que são quatro os focos de desenvolvimento e oferta de PES neste ano. O primeiro é que o game vai ser exclusivo para a atual geração de consoles. Embora o olhar se volte a pensar já na próxima leva de videogames, este aviso se refere à geração passada. Até então, os títulos de futebol da Konami continuavam a sair para PlayStation 3 e Xbox 360. Isso não vai acontecer neste ano.

Continua após a publicidade

O segundo ponto levantado foi o lançamento em agosto. “Estamos adiantando o lançamento em relação a nossos concorrentes, o que é muito importante para nós”, informou André Bronzoni, gerente de PES para as Américas.

Além disso, o título vai trabalhar com alguns jogadores lendários exclusivos. Até agora foram confirmados 12 craques exclusivos para PES 2019, incluindo David Beckham (capa da edição especial), Romário, Bebeto e Cafu.

Um dos pontos fortes da série PES nos últimos anos em relação ao seu principal concorrente, o FIFA, é a exclusividade de uso oficial de nomes, jogadores e competições. O título chega com licenciamentos importantes de ligas como as da Bélgica, Escócia, Dinamarca, Suíça, Argentina, Portugal e Rússia (sendo esta última exclusiva do PES 2019).

Mas o grande diferencial do jogo é o Campeonato Brasileiro, que está licenciado oficialmente para o PES 2019. Ainda, a empresa confirmou em comunicado, nesta quarta (8), que fechou contrato com Flamengo e Vasco, que se juntam a Palmeiras, São Paulo e Corinthians como times 100% licenciados com uniforme, brasão, nome oficial e jogadores.

Continua após a publicidade

Ainda falando de licenciamento, o jogo conta com estádios exclusivos como o Camp Nou, do Barcelona, o Allianz Parque, do Palmeiras, além da Arena Corinthians, Morumbi e El Monumental. Todos eles aparecem apenas no PES, sendo que no total são 40 locais oficiais para as partidas.

Novidades de jogo

Uma das adições mais interessantes de PES 2019 é a possibilidade de modificação rápida de jogadores usando o touchpad (PS4) ou o botão share (Xbox One) para escolher uma substituição de forma mais dinâmica, sem quebrar o ritmo da partida. Não é a criação mais inovadora, mas um bom ponto para o título.

Continua após a publicidade

Outro destaque do evento foi a introdução do 4K e HDR nos jogos, outro motivo pelo qual o game não está mais nos consoles da geração passada. Em termos visuais, há um grande avanço sobretudo no Xbox One X (disponível para testes no evento, enquanto apenas a versão normal do PS4 estava disponível). Agora, é possível ter uma visão mais nítida dos jogadores e, principalmente, os replays não apresentam mais aquele blur tão forte quanto nas versões anteriores.

Vale lembrar que a neve volta para PES 2019, interferindo bem mais na bola rolando, velocidade dos jogadores e habilidades em campo.

Gameplay

Continua após a publicidade

No evento, havia estações com PlayStation 4 e Xbox One X com a demo a ser liberada nesta quarta-feira (8). A utilização da Fox Engine realmente faz com que animações dos jogadores se tornem mais realistas, incutindo a ideia de que eles começam o movimento muito antes de chegar na bola, o que é um ponto positivo.

Contudo, a demora na criação dos movimentos pode fazer o jogo ficar truncado e de difícil controle, passando um sentimento de demora para responder os comandos. A soma entre tempo de animação e resposta é satisfatória e traz uma maior imersão, mas pode exigir um certo tempo até que se pegue o ritmo do jogo.

Os menus estão mais simples também, sendo que antes da partida já se é possível escolher entre as opções de botões clássicos do FIFA (corrida no R2 e roubada de bola no quadrado, no PS4) ou PES (corrida no R1 e roubada de bola no X). Isso agiliza muito o começo da jogatina.

Continua após a publicidade

Os goleiros também estão bastante espertos e dificilmente (nas partidas de demo jogadas no evento) levam um gol de bobeira. Chutes de fora da área e ou rebatidas na área também não passam com tanta facilidade.

Um ponto bacana é que a estratégia de jogo conta bem mais aqui. Em algumas partidas, sem ter arrumado o time, foi possível notar que alguns jogadores adversários facilmente ficavam bem livres, ou sobravam desmarcados pelas laterais. Ou seja, vale dar uma mexida no time e prestar atenção no adversário, pois o jogo não tende a ajustar este tipo de coisa automaticamente.

PES 2019 chega para PlayStation 4 e Xbox One no dia 28 de agosto aqui no Brasil e no dia 30 para PC, no Steam. Philippe Coutinho é a capa da versão padrão, enquanto Beckham aparece na versão especial, com bônus para o modo myClub.