Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 8 melhores jogos de Digimon

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Agosto de 2022 às 16h30

Link copiado!

Montagem/Canaltech/Lucas Arraz
Montagem/Canaltech/Lucas Arraz

Digimon é uma das 30 maiores marcas dos videogames e um dos RPGs de colecionadores de monstros mais famosos do mundo. Os jogos da franquia de criaturas digitais estreou em 1999, com o título Digimon World para primeiro PlayStation, sob a publicação da Bandai Namco.

De lá para cá, a publicadora japonesa, que continua até hoje responsável por Digimon nos videogames, lançou cerca de 60 jogos. Os títulos da franquia são divididos em duas séries principais, Digimon World, que é focado em combates de ação em tempo real, e Digimon Story. A franquia ainda conta com jogos de luta, além de aventuras derivadas como o mais recente Digimon Survive.

Continua após a publicidade

Os jogos do grupo Digimon World fizeram muito sucesso no Brasil na época do PlayStation 2. Com a animação da franquia exibida na televisão aberta do país, muitos jogadores lembram desses RPGs mais voltados para ação e exploração. Já a série Digimon Story é composta por RPGs japoneses (JRPGs), com foco maior no enredo e horas de diálogos. Parte considerável dos jogos “Story”, nunca chegou ao Ocidente.

Se você quer saber mais sobre a história de Digimon nos videogames ou ainda está atrás de um próximo jogo da franquia para embarcar, aqui está uma lista com os melhores títulos para consoles e PC.

8. Digimon Adventure

Digimon Adventure reconta a saga do anime homônimo, com a jornada de Tai, Agumon e seus amigos, no PlayStation Portable (PSP). Entre a jogabilidade RPG com batalhas em trios e os gráficos com cel shading, a aventura faz uma grata surpresa ao trazer os dubladores originais do anime. O título nunca foi lançado no Ocidente, mas ganhou uma tradução para inglês produzida por fãs em 2018.

Continua após a publicidade

7. Digimon All-Star Rumble

Digimon All-Star Rumble apresenta uma porradaria sincera com os monstros digitais. A aventura não envelheceu bem como jogo de luta, mas certamente é divertida por unir mecânicas e personagens da franquia com golpes de luta e barras de vida. All-Star Rumble é o sexto título de luta de Digimon nos videogames e a aventura definitiva nessa linha de jogos derivados.

A jogabilidade apresenta as batalhas em plataformas 2D e uma grande variedade de Digimons de habilidades únicas. All-Star Rumble é uma ótima oportunidade de ver Digimon em ação de tempo real, fugindo um pouco de mecânicas de RPG das séries Digimon Story e Digimon World.

Continua após a publicidade

Digimon All-Star Rumble foi lançado em 2014 para PlayStation 3 e Xbox 360.

6. Digimon World 3

O melhor jogo da série Digimon World no PS1 é o terceiro capítulo. Digimon World 3 melhora o que deu certo nos antecessores e faz a franquia alcançar o auge no primeiro PlayStation.

Continua após a publicidade

A Bandai Namco aproveitou a oportunidade do ano de 2002 sem a concorrência de um jogo Pokémon da Nintendo e alavancou a franquia Digimon para outro nível. Digimon World 3 é um consistente RPG, com ótimo combate, história e um sistema “Tamagotchi” que motiva os jogadores a voltarem todos os dias para a aventura na intenção de cuidar e evoluir as criaturas digitais.

A jogabilidade mira em sucessos da época, como Final Fantasy VII, com uma história mais madura e mais elementos de RPG para os combates. As evoluções são destravadas por níveis, mas também por como o jogador treina aquele monstrinho. Estágios mais fortes de digievolução são destravados com uma barra de ação acumulada durante a jogatina.

5. Digimon World: Next Order

Continua após a publicidade

Next Order leva a série Digimon World para um mundo aberto pela primeira vez. O título foi lançado para PS Vita, no Japão, em 2016, mas chegou ao ocidente apenas no ano seguinte, em 2017, para o PlayStation 4.

Além de representar um passo adiante para Digimon World, Next Order incorpora o espírito de jogos Story, ao apresentar e dar foco às mecânicas de cuidado que o Tamer precisa tomar com seu Digimon. Mais do que batalhar, o protagonista humano deve cuidar dos monstros digitais que o seguem.

O jogador pode escolher entre 10 companheiros no início do jogo. Esses companheiros crescem, evoluem e morrem ao longo da história, cabendo ao Tamer dar comida, levar ao banheiro e colocar os Digimon para dormir. A jogabilidade tem lutas em turnos com ação em tempo real e visuais em terceira pessoa. Como bom jogo da série World, Next Order tem muito espaço para exploração.

Continua após a publicidade

4. Digimon World DS

Digimon World DS tira todo proveito das duas telas do Nintendo DS para criar o sistema de batalha mais divertido de toda a série Digimon Story. Sim, apesar de contar com “World” no nome, a entrada lançada em 2006 é considerada da linha irmã da franquia por apresentar lutas em turnos e foco em história. As batalhas usam a tela extra do portátil para criar um campo tático de ação.

Durante o andamento da trama, a tela de baixo exibe a Digi-Farm, lugar em que o jogador treina e comunica-se com seu time Digimon. Digimon World DS também utiliza uma conexão sem fio, e os jogadores podem trocar Digimon e lutar com outros Tamers, online.

Continua após a publicidade

Digimon World DS é apenas o primeiro jogo da franquia no Nintendo DS. O portátil assistiu ao lançamento de Digimon World Dawn & Dusk, que utiliza as bases do antecessor para simular os jogos duplos de Pokémon. Apesar de Dawn & Dusk ficarem mais conhecidos ao longo dos anos, World DS ganha em charme e por ser uma porta de entrada para a franquia.

A aventura conta com mais de 300 criaturas, com ataques personalizados e linhas evolutivas muito diversas. Os gráficos tem artes pixelizadas 2D muito cativantes e uma história, que consegue ser simples e fascinante ao mesmo tempo.

3. Digimon Story: Cyber Sleuth

Cyber Sleuth é o renascimento da série Digimon Story, que passou 10 anos sem trazer um jogo da franquia para o Ocidente. Como parte da linha “Story”, o jogo é um RPG de turnos com foco na narrativa.

Continua após a publicidade

O que fez desse jogo um novo começo para toda a franquia, foi limitar o número de personagens estranhos e missões secundárias, para te contar um enredo coeso e que escala em tensão.

Na aventura, o jogador navega entre o mundo digital e a uma reprodução da cidade de Tokyo como um adolescente que tem sua identidade roubada pelo mundo do crime. O protagonista tem seus dados usados para atividades ilícitas e precisa provar que é inocente.

Digimon Story: Cyber Sleuth traz de volta o conceito de Digi-Farm de Digimon World DS e incrementa a receita com batalhas por turnos em três dimensões e atividades de investigação. O jogo foi lançado em 2015 e está disponível para PS4, Nintendo Switch e PC.

Continua após a publicidade

2. Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory

Hacker's Memory melhora o que já era bom. O outro lado da moeda de Cyber Sleuth representa a história do primeiro jogo, do ponto de vista do grupo de vilões. O jogador irá entrar dentro das organizações criminosas que assolam o mundo de Cyber Sleuth para entender e agir, por de trás dos panos, contra uma força maligna que coloca o mundo digital e o mundo real em perigo.

Mais do que fazer uma dobradinha, Hacker's Memory anima por revelar segredos de Cyber Sleuth com uma história muito impactante. Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory foi lançado no Ocidente em 2019 para PS4, Nintendo Switch e PC.

Continua após a publicidade

1. Digimon Survive

Essa pode ser uma decisão polêmica se você não gosta de jogos focados em narrativa. Enquanto os “Digimon Story” gastam horas em diálogos, Digimon Survive dobra a aposta como um jogo majoritariamente narrativo. A jornada conta, literalmente, com cenas de anime apenas para sentar e assistir enquanto o jogador envolve-se na trama.

O título derivado lançado em 2022 troca as lutas de RPG por turnos de “Story” por combates de RPG tático em menor número. Todo o coração da experiência em Survive é embarcar em uma jornada de fazer escolhas de diálogos, com o objetivo de fazer crianças sobreviverem no Digimundo.

A história brilha ao fazer o jogador sentir-se em um episódio do anime, e alternar entre a comédia, o terror e a aventura. Digimon Survive é o título ideal para se familiarizar com jogos Digimon e ainda conta com um fator replay imenso em razão de cinco diferentes finais.

Digimon Survive está disponível para PC, PS4, Nintendo Switch e Xbox One, com legendas em português do Brasil.