Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"E3 que não é E3": Os anúncios mais mornos do Summer Gamer Fest

Por| Editado por Durval Ramos | 11 de Junho de 2024 às 18h28

Link copiado!

Reprodução/NEXON Games, Firewalk Studios, Camouflaj
Reprodução/NEXON Games, Firewalk Studios, Camouflaj

As apresentações do Summer Game Fest, Ubisoft Forward, Xbox Games Showcase, além das várias pequenas conferências que mostraram diversos jogos independentes para o mundo trouxeram alguns anúncios muito interessantes. Porém, no meio deles, a indústria de games se mostrou um tanto sem criatividade ao revelar títulos que não despertaram o interesse no público.

Bastava 10 segundos de trailer para saber exatamente do que o jogo se tratava, seu gênero e como ele é igual a dezenas de outros games já disponíveis no mercado. Desde o State of Play até a apresentação da Ubisoft Forward, assistimos aos anúncios e os títulos a seguir foram os que nos fizeram pensar "Qual é a necessidade disso?".

Continua após a publicidade

Vale lembrar que isso não significa que os times por trás desses jogos são ruins, já que vários profissionais por trás dos títulos que vamos comentar são extremamente talentosos, mas às vezes a chefia toma algumas decisões tortas e seguem por estratégias e decisões altamente questionáveis — e as contas precisam ser pagas.

Batman: Arkham Shadow

A série Batman Arkham revolucionou os jogos baseados em quadrinhos, apresentando uma versão do Homem Morcego que é adorada até hoje. Sua resolução, com Batman Arkham Knight, parecia um bom jeito de terminar a história, mas a Rocksteady puxou o herói mais uma vez para eliminá-lo em Suicide Squad: Mate a Liga da Justiça.

Depois daquilo, qualquer coisa que fosse feita com a versão do herói desse universo seria aceita, mas a Warner Bros Games achou de bom tom que o jogo seguinte, Batman Arkham Shadow, fosse um título de VR, especificamente, para o Meta Quest.

O pior de tudo é que o trailer apresentado durante o Summer Game Fest não é ruim, apesar de não ter nada do gameplay do jogo, mas a ideia de ele ser um título de realidade virtual acaba com a chance de ele ser tão bom quanto os outros da franquia.

The First Descendant e Black Myth: Wukong

Continua após a publicidade

The First Descendant é um jogo de tiro free to play, nos moldes de Destiny 2 e Helldivers 2, que inclusive teve um beta para jogadores de PC nos últimos meses. Com lançamento anunciado para 2 julho, a NEXON foi ao Summer Game Fest preparada para chamar mais jogadores para a aventura, que também será lançada para Xbox Series S/X e PS5.

Como foi feito isso? Com um trailer inteiramente feito de cutscenes e sem nada do gameplay. The First Descendant é um exemplo de vários jogos com lançamentos próximos que, em vez de mostrar mais do game, ficam apenas focando em belas cutscenes.

O mesmo aconteceu com Black Myth: Wukong durante o evento, que entregou um vídeo curto de gameplay, sendo que o jogo será lançado para PC e PS5 em 20 de agosto. São trailers que não mostram nada, só como o CG é bonito.

Continua após a publicidade

Concord, Marvel Rivals e Frag Punk

Concord foi o primeiro jogo do State of Play, apresentação da Sony que aconteceu no final de maio e que, tecnicamente, iniciou a onda de anúncios da "Não E3" em 2024. O trailer inicial, usando cutscenes, mostrava a formação de um grupo de caçadores de recompensa com uma dinâmica muito próxima à dos Guardiões de Galáxia, com designs que lembravam bastante o jogo do time da Marvel.

Tudo parecia perfeito para um novo jogo de aventura com uma história envolvente, apenas para o sonho morrer segundos depois quando os desenvolvedores do Firewalk Studios revelarem se tratar de um hero shooter 5v5 ao estilo Overwatch, um dos gêneros mais saturados do mercado de games, talvez ficando atrás de soulslikes.

Continua após a publicidade

Toda e qualquer esperança do jogo se esvaiu quando o gameplay foi revelado, com muitos brincando que "fizeram um hero shooter da Marvel no PS5". Apenas para, alguns minutos depois, dentro do próprio State of Play, ser anunciado uma versão para consoles de Marvel Rivals, literalmente um hero shooter dos heróis da editora.

A Microsoft não ficou livre disso, tendo no Xbox Showcase a revelação de Frag Punk, outro hero shooter que, pelo menos, tem uma mecânica um pouco diferente ao misturar o gameplay de tiro com cartas.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, todos os jogos desse gênero parecem não acrescentar nada de novo, parecendo Overwatch genérico. E olha que até Overwatch 2 vem parecendo com um OW genérico.