Os 10 melhores jogos para estudar para o Enem

Por Andressa Neves

É verdade que ainda faltam alguns meses para o Enem 2017, previsto para acontecer em novembro. Mas também é fato que muitos estudantes já estão exaustos de tantos livros, cadernos e apostilas. Felizmente, a tecnologia está aí para ajudar, então que tal aproveitar para aprender e treinar os seus conhecimentos enquanto se diverte jogando?

Para estimular a sua força de vontade na conquista de bons resultados no Enem, o Canaltech preparou para você uma lista com 10 jogos para estudar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Confira!

1 - Nova Ortografia

Se você acha muito maçante decorar as regras do novo acordo ortográfico, o jogo Nova Ortografia pode ser uma boa pedida. O aplicativo permite que o usuário tenha acesso a conteúdos teóricos resumidos e de fácil entendimento, ao mesmo tempo em que pratica seus conhecimentos em um game de perguntas e respostas. Vale lembrar que o jogador é recompensado com pontuação, que fica ordenada por um ranking.

O jogo está disponível para dispositivos Android.

2 - O Jogo da Independência

Quem acha mais fácil aprender enquanto se diverte pode aproveitar O Jogo da Independência para ficar por dentro da história do Brasil. O game de tabuleiro conta com diferentes níveis com quiz para que os jogadores testem os seus conhecimentos.

O jogo está disponível em versão online.

3 - Presidentes do Brasil

É difícil memorizar quem foram os presidentes do Brasil e o período de seus mandatos? Então que tal treinar montando uma lista com os nomes dos líderes a partir de dicas sobre os anos em que eles estiveram no poder?

O jogo está disponível em versão online.

4 - Xenubi - Tabela Periódica

Destinado para quem deseja aprender sobre as propriedades da tabela periódica, o Xenubi permite que o jogador exercite seus conhecimentos a partir da análise da posição dos elementos.

O jogo está disponível para dispositivos Android e iOS.

5 - Call of War

O MMO de estratégia leva os jogadores para o cenário da II Guerra Mundial para defender seus próprios países. No jogo, os participantes devem se concentrar na partilha de recursos, exércitos e territórios, utilizando a força, a diplomacia e a espionagem para conquistar seus objetivos.

O jogo está disponível em versão online.

6 - Tríade

Para mergulhar no universo da Revolução Francesa, o jogo Tríade permite que o jogador assuma o papel de Jeanne. No game, o participante pode escolher seu lado de luta, se ao lado dos girondinos ou dos jacobinos.

Clique aqui para baixar.

7 - Jogo da Cabanagem

Dividido em três partes (período pré-revolucionário, explosão do conflito armado e tomada do poder), o game permite que os jogadores experimentem o cenário do movimento Cabano, ocorrido no século XIX no Pará.

Clique aqui para baixar.

8 - A Pequena Grande Crise

Neste game o jogador assume o papel de presidente do Banco Central e da União Europeia, sendo responsável por salvar a economia global. Por conta dos desafios da plataforma, é possível treinar habilidades de história, geografia e matemática durante o jogo.

O jogo está disponível em versão online.

9 - Geografia Mundial

O jogo de perguntas ajuda o jogador a compreender informações importantes sobre diversos países a partir de diferentes opções de Quiz, como localização no mapa, população, capital, moeda, chefe de estado e densidade demográfica.

O jogo está disponível para dispositivos Android.

10 - Formulando

Apesar de não ser exatamente um jogo, o aplicativo Formulando permite que os usuários decorem de forma simples fórmulas de matemática, física e química, podendo testar, inclusive, seus conhecimentos através de quiz.

O jogo está disponível para dispositivos Android e iOS.

E aí, você tem outras dicas de jogos para estudar para o Enem? Conte para a gente nos comentários!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.