Os 10 melhores jogos de terror para consoles e PC

Os 10 melhores jogos de terror para consoles e PC

Por Felipe Goldenboy | Editado por Bruna Penilhas | 11 de Agosto de 2021 às 14h41
Capcom

Games são uma ótima plataforma para contar histórias, principalmente de terror. Diferentemente de um filme, em que você apenas assiste ao que acontece na tela passivamente, nos games você está no controle dos acontecimentos, assumindo os riscos e as consequências de explorar ambientes tensos e macabros.

O Canaltech preparou uma lista especial com os 10 melhores jogos de terror para consoles e computador — de fã para fã. Escolhemos games para todos os gostos: queira você um jogo que mexe mais com o psicológico, bons momentos de ação ou uma jogatina entre amigos. Confira a nossa seleção (em ordem alfabética):

10. Alien: Isolation

O Alien só quer um abraço, tadinho... (Foto: Divulgação/SEGA)

Alien: Isolation é um ótimo jogo, mesmo se você não acompanha a franquia Alien nos cinemas. A história se passa 15 anos depois dos acontecimentos do primeiro filme, de 1979, sob a perspectiva de Amanda Ripley, a filha de Ellen Ripley (protagonista dos filmes clássicos), que busca respostas ao desaparecimento da mãe.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O game brilha em vários momentos, dos encontros com os androides às perseguições com o xenomorfo atrás de você. A inteligência artificial do Alien é surpreendente e, por isso, morrer se torna uma constante: em uma partida ele pode estar na tubulação; em outra, aparecer repentinamente na sua frente.

Alien: Isolation está disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, macOS e Linux.

9. Amnesia: The Dark Descent

Game lançado em 2010 continua sendo um dos mais influentes da história (Foto: Divulgação/Frictional Games)

Neste jogo, você controla Daniel, um homem que perdeu a memória. Ele acorda em um castelo nada amigável, e tem a constante sensação de que está sendo perseguido por criaturas bizarras.

O detalhe é que você não luta contra esses inimigos: sua única solução é se esconder ou tentar escapar deles. Ao mesmo tempo, você precisa fazer com que Daniel não sucumba à insanidade, tentando fazer com que ele fique em locais iluminados o tempo todo.

Amnesia: The Dark Descent está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Windows, MacOS e Linux.

8. Chernobylite

Ambientação apocalíptica e criaturas bizarras devem assustar jogadores de Chernobylite (Foto: Divulgação/The Farm 51)

Este é um jogo de tiro em primeira pessoa que mistura ação, mistério e survival horror. O jogador controla um ex-físico que retorna para a Zona de Exclusão de Chernobyl, a área abandonada após o acidente nuclear de 1986, a fim de encontrar informações sobre o desaparecimento de sua noiva.

O interessante é que a história do jogo não é linear e pode se desenrolar de diferentes formas, dependendo das decisões e do estilo de jogo do usuário. E claro: se você gostou da série Chernobyl, da HBO, há grandes chances de você gostar do jogo também;

Chernobylite está disponível para Windows, mas versões para PS4 e Xbox One devem chegar em 7 de setembro; já as de PS5 e Xbox Series X|S chegarão em outro momento de 2021.

7. Dead by Daylight

Os sobreviventes precisam consertar geradores e fugir do assassino (Foto: Divulgação/Behaviour Interactive Inc.)

O jogo é um multiplayer de quatro jogadores contra um, em que sobreviventes precisam fugir de um assassino. Apesar da temática sombria, ele é extremamente divertido de se jogar — principalmente com amigos.

Outro ponto especial é a quantidade de crossovers do jogo: ele já incorporou personagens de Stranger Things, Resident Evil, Silent Hill e Evil Dead, por exemplo, e cada personagem tem suas habilidades e características próprias. Essas DLCs, no entanto, são pagas à parte.

Dead by Daylight está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e Windows. O jogo oferece crossplay; portanto, usuários de diferentes plataformas podem jogar entre si. Existem também versões para iOS e Android, mas elas não suportam crossplay.

6. Detention

Detention aposta em ambientes perturbadores em vez dos tradicionais jump scares (Foto: Divulgação/RedCandleGames)

Produzido pelo estúdio taiwanês RedCandleGames, Detention é um jogo indie de plataforma 2D side-scrolling (ou seja, com a câmera na lateral). Você controla estudantes que ficam presos em uma escola cheia de fantasmas e criaturas bizarras.

A história se passa em um mundo fictício, inspirado na Taiwan dos anos 1960, quando o país ainda estava sob lei marcial — um conjunto de leis totalitárias que suspenderam todas as liberdades fundamentais. Também há muitas referências à religião e à mitologia orientais.

Detention está disponível para PS4, Nintendo Switch, Windows, macOS, Linux, iOS e Android.

5. Devotion

Manequins em um jogo de terror = sinônimo de problema (Foto: Divulgação/RedCandleGames)

Produzido pelo mesmo estúdio de Detention, Devotion é um indie que se passa na casa de uma família aparentemente comum, mas que carrega um segredo horripilante. O jogo fala muito sobre ansiedade, obsessões e uma devoção religiosa extrema.

O título foi banido do Steam por conter referências ao Ursinho Pooh, o que seria uma ofensa ao presidente da China. Porém, ainda é possível comprá-lo no site oficial do estúdio.

Devotion está disponível apenas para PC.

4. Layers of Fear

Parece ser um ambiente super confortável (Foto: Divulgação/Kinetic Games)

Neste terror psicológico em primeira pessoa, você controla um pintor que quer finalizar sua obra-prima durante o século XIX. Ao mesmo tempo, você desvenda mistérios sobre uma tragédia que assolou a família — e destruiu a sua sanidade mental.

Os cenários são repletos de obras de arte melancólicas e assustadoras, que interagem e dão pistas ao jogador. Você pode conseguir pelo menos três finais diferentes, dependendo das suas ações no game.

Layers of Fear está disponível para PS4, Xbox One, Windows, macOS e Linux. A continuação, Layers of Fear 2, foi lançada em 2019.

3. Mundaun

Em Mundaun, você explora um mundão perturbador nos Alpes (Foto: Divulgação/MWM Interactive)

Se você gosta de histórias com muito suspense e tensão, vale a pena conferir Mundaun. O jogo se passa nos Alpes suíços, quando o protagonista viaja até o local para investigar a morte do avô. O problema é que acontecimentos muito mais sinistros acontecem no topo da montanha.

O estilo de arte é o que mais chama a atenção: cada detalhe do cenário parece que foi desenhado à mão. A paleta de cores, em sépia, ajuda a criar essa atmosfera pesada e distorcida.

Mundaun está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

2. Phasmophobia

Profissão: caça-fantasmas (Foto: Divulgação/Kinetic Games)

Este é um jogo cooperativo para até quatro jogadores em que você e seus amigos controlam caçadores de fantasmas. Não existe combate no game: vocês precisam trabalhar em equipe para coletar evidências de atividade paranormal, utilizando equipamentos como sensores de movimento e câmeras de segurança.

Phasmophobia está disponível apenas para PC.

1. Resident Evil 7

Aproveite uma bela e quentinha refeição com a família Baker (Foto: Divulgação/CAPCOM)

Este jogo funcionou como um reboot para a franquia Resident Evil, e aproveita elementos de outros sucessos do gênero, como P.T. e Outlast — quem jogou esses deve notar semelhanças com a câmera em primeira pessoa e os ambientes claustrofóbicos, por exemplo.

A história acompanha Ethan Winters, uma pessoa comum que viaja para a área rural dos Estados Unidos para procurar sua esposa, que havia sido dada como morta. Ao chegar lá, ele conhece a família Baker e descobre que coisas macabras acontecem com eles.

Resident Evil 7 Biohazard está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Google Stadia e Amazon Luna. Uma continuação, chamada Resident Evil Village, foi lançada neste ano.

E aí, curtiu algum game da lista? Tem outros jogos de terror para nos indicar? Participe da discussão através da seção de comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.