Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores jogos da última década

Por| Editado por Bruna Penilhas | 14 de Julho de 2022 às 10h30

Link copiado!

Divulgação/Rockstar Games/Xbox Game Studios
Divulgação/Rockstar Games/Xbox Game Studios

Os últimos 10 anos foram tempos excelentes para quem ama jogar videogame. Tivemos desde franquias inéditas, como Fortnite e Minecraft, a continuações de jogos clássicos, como Super Mario Odissey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild. São produções que marcaram não apenas na última década da indústria, mas toda a sua história.

Nesta lista, vamos relembrar o passado recente e celebrar os melhores e mais influentes games que já experimentamos. Esta é uma comemoração ao aniversário do Canaltech, que celebra seus 10 anos de existência em 2022.

A nossa seleção contempla jogos lançados entre 2021 e 2011, em ordem de lançamento. Vale ressaltar também que muitos, infelizmente, precisaram ficar de fora; afinal, é impossível representar uma década excelente em apenas uma matéria. Em compensação, fizemos algumas menções honrosas mais abaixo.

Continua após a publicidade

10. Dark Souls (2011)

Você pode amá-lo ou odiá-lo, mas não pode negar a importância de Dark Souls nos games. O jogo da FromSoftware popularizou um novo patamar de dificuldade e implementou mecânicas de gameplay que influenciaram outras produções — até mesmo da franquia Star Wars.

Não foi Dark Souls quem criou o subgênero “souls” (na verdade, foi Demon’s Souls, de 2009), mas foi ele quem popularizou o gênero. Entre as características de jogos “souls”, podemos citar o gameplay punitivo, salvamento de jogo que dá respawn nos inimigos e pontos de experiência que ficam caídos no local em que você morreu.

Continua após a publicidade

Dark Souls está disponível para PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC.

9. Minecraft (2011)

Minecraft foi — e continua sendo — um dos maiores fenômenos dos games, principalmente entre o público infantil. Trata-se de um game de sobrevivência e mundo aberto com um visual quadradão: todos os itens, cenários e personagens são feitos de cubos. No modo sandbox, é possível fazer (quase) tudo: os jogadores podem explorar, escavar, cortar itens, criar locais do zero e muito mais.

Continua após a publicidade

Uma boa forma de entender o Minecraft é compará-lo com um LEGO, em que o jogador monta bloquinhos para criar qualquer coisa. Não à toa, o game é utilizado em várias escolas e museus pelo mundo. Existe até uma biblioteca com textos censurados por governos autoritários.

Minecraft está disponível para PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S, Wii U, Nintendo Switch, PC, Mac, Linux, iOS e Android.

8. The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)

Continua após a publicidade

Skyrim é um clássico quando falamos em RPG. O jogo tem um universo de fantasia e mundo aberto incríveis, que permitem aos jogadores desbravarem montanhas, cidades, campos, masmorras antigas e muito mais. Praticamente, qualquer lugar distante que você enxergue na tela, durante a aventura, pode ser explorado. É por isso que jogadores descobrem segredos e novidades no game até hoje.

Você começa a sua jornada criando seu personagem do zero. Depois, você pode escolher entre centenas de armas, feitiços e habilidades, criando o seu próprio estilo de combate. É melhor se preparar com antecedência: vai que um dragão gigantesco aparece no seu caminho?

The Elder Scrolls V: Skyrim está disponível para PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

7. The Last of Us (2013)

Continua após a publicidade

The Last of Us foi um jogo de aventura e ação com forte foco em narrativa. O game conta a história de Joel, um contrabandista que tenta sobreviver um dia de cada vez, e Ellie, uma criança que pode ser a cura de uma infecção que transforma pessoas em zumbis. Gradualmente, os personagens (e o próprio jogador) criam uma relação quase paternal entre si.

O game brilha pela sua história, gráficos, som e fotografia, que trazem um visual cinematográfico à produção. A sua continuação, The Last of Us Part II, lançada em 2021, é ainda mais avassaladora, trazendo uma reviravolta inesperada e uma jornada sobre ódio e vingança.

The Last of Us está disponível para PS3 e PS4, com um remake marcado para chegar ao PS5 em setembro. Já a sequência pode ser jogada no PS4 e PS5.

Continua após a publicidade

6. Grand Theft Auto V (2013)

GTA 5 quebrou um recorde inacreditável em 2018: se tornar o produto cultural mais lucrativo da história. O game já passou a marca de 150 milhões de cópias vendidas e, mesmo após tantos anos, é um dos mais vendidos e jogados atualmente.

Parte disso se deve pela própria campanha principal do game: a história dos criminosos Franklin, Michael e Trevor em Los Santos conquistou o público de imediato. Porém, a própria comunidade ajuda a prolongar a longevidade do game com mods e com o modo multiplayer, o GTA Online. Isso sem falar doGTA RP, gerido pelos próprios fãs e que cria mini universos dentro do game.

Continua após a publicidade

Grand Theft Auto V está disponível para PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

5. The Witcher 3: Wild Hunt (2015)

O bruxo Geralt de Rívia ganhou uma popularidade tremenda com a série da Netflix, mas ele já era famoso pelos livros do polonês Andrzej Sapkowski e pelos jogos. The Witcher 3: Wild Hunt é o mais recente deles. Aqui, o personagem está em busca de Ciri, uma jovem poderosa que está sendo perseguida pela Caçada Selvagem.

Continua após a publicidade

Criado pela CD Projekt Red, o game conta com uma história profunda, diálogos que abrem (ou fecham) ramificações na trama, vilarejos e reinos bem construídos, itens e passagens secretas, inimigos diversificados e muito mais. Há ainda as expansões Hearts of Stone e Blood and Wine, que aumentam a longevidade do game.

The Witcher 3: Wild Hunt está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

4. Stardew Valley (2016)

Continua após a publicidade

Stardew Valley é um simulador de fazenda criado por apenas uma pessoa, o americano Eric "ConcernedApe" Barone. Na história, você recebe a fazenda do seu finado avô e se muda para uma pacata cidade a fim de iniciar sua vida no campo. Lá, você pode cuidar da sua colheita, participar de eventos sazonais, fazer tarefas para outros moradores e explorar o mapa, que contém desertos, ilhas e cavernas.

Mas além de cuidar apenas da fazenda, você também pode jogar com amigos pelo modo multiplayer, se casar, ter filhos, cuidar de animais e mais. O jogo é extremamente viciante, relaxante e charmoso, e pode lhe prender por horas a fio.

Stardew Valley está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC, Mac, iOS e Android.

3. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017)

Continua após a publicidade

O mundo aberto de Breath of the Wild é, talvez, o mais rico de todos os jogos. O jogador é recompensado a todo momento por, simplesmente, vagar sem rumo pelos vastos campos de uma Hyrule à beira do colapso. Dessa forma, não há necessariamente um roteiro fixo para seguir: a história se desenrola à medida que você explora o mapa e se aproxima do vilão, o Calamity Ganon.

O game também conta com combate, física, história e mecânicas excelentes, que adicionam mais camadas de profundidade. Não à toa, ainda encontramos alguns detalhes incríveis sobre a física, o combate ou os personagens do game — confira uma seleção aqui.

The Legend of Zelda: Breath of the Wild está disponível para Nintendo Switch.

2. Fortnite (2017)

Outro jogo que figura no topo dos mais jogados atualmente, Fortnite é um battle royale gratuito da Epic Games. Apesar de não ser o primeiro do seu gênero (PUBG: Battlegrounds, de 2017, foi quem o popularizou), o game fez um sucesso estrondoso por ser gratuito e por estar nos consoles. Além disso, as opções de personalização do game, com skins, dancinhas e acessórios, chama atenção a cada temporada — ou a cada colaboração com marcas famosas, como Marvel, Star Wars e até Naruto, por exemplo.

O jogo tomou proporções tão gigantescas que serve de palco, inclusive, para atrações musicais: Travis Scott, Ariana Grande e o brasileiro Emicida já se apresentaram em shows com experiências interativas. A lore (a história que compõe o universo do jogo) também esconde uma trama complexa sobre loops temporais e realidades paralelas; entenda aqui.

Fortnite está disponível de graça para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC, Mac, iOS e Android.

1. Super Mario Odyssey (2017)

Este é um dos melhores jogos de Super Mario já lançados pela Nintendo. Aqui, o encanador está acompanhado de Cappy, um chapéu que permite que o jogador se transforme em diferentes itens ou personagens, inclusive inimigos. Podemos ser um táxi, uma tartaruga ou até mesmo um dinossauro, sempre ganhando novas habilidades.

Além da jogabilidade surpreendente, o game também conta com vários mundos 3D a serem explorados, um mais divertido que o outro. Em um momento, você está em uma cidade à la Nova York; em outro, em um deserto; depois, acima das nuvens, e por aí vai. Ah, e dá para personalizar o Mario e o Cappy com roupinhas lindíssimas.

Super Mario Odyssey está disponível para Nintendo Switch.

Menções honrosas

Como nossa lista contempla apenas 10 jogos, não pudemos mencionar todos os games mais importantes da década. No entanto, alguns títulos merecem ser lembrados:

  • Bioshock Infinite
  • Dragon Age: Inquisition
  • God of War (2018)
  • Cuphead
  • Celeste
  • Inside
  • It Takes Two
  • Hades
  • Inside
  • Mass Effect 3
  • Overwatch
  • Persona 5
  • Nier: Automata
  • Portal 2
  • P.T.
  • PUBG: Battlegrounds
  • Red Dead Redemption 2
  • Resident Evil 2 Remake
  • Undertale

Você concorda com a nossa lista? Lembra de algum outro jogo que merece ser mencionado? Compartilhe conosco através das redes sociais!