O que aconteceu com a Maxis, criadora de The Sims e Sim City?
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

O gênero de simulação pode não ser um dos mais populares atualmente, mas definitivamente deixou sua marca e impulsionou a popularização do PC como plataforma para jogos. A Maxis, fundada em 1987 por Will Wright e Jeff Braun, teve um papel fundamental nessa expansão dos games para computador, sendo responsável pela criação de franquias icônicas como The Sims, SimCity e Spore.
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Apesar de ser uma ideia impopular na época, SimCity acabou fazendo um sucesso estrondoso. Quem diria que um jogo de gerenciamento de cidades seria tão popular? "Eu costumava dizer às pessoas que faria um jogo sobre planejamento urbano", afirmou Wright em entrevista ao GameSpot em 1999. "Elas apenas me olhavam, reviravam os olhos e diziam, com certo ceticismo: ‘Ah, que bom, Will, vá lá e faça isso’".
Em 1989, o primeiro SimCity chegava a diversos modelos de computador e, em 1991, ao Super Nintendo. Embora as informações sobre o número de vendas do jogo sejam escassas, relatos indicam que o título de simulação vendeu mais de 3 milhões de cópias até 1999, com quase 2 milhões de unidades apenas no SNES. O título também foi amplamente aclamado pela crítica e marcou o início de uma das franquias de simulação mais importantes da indústria.
Apesar de um início excelente para o estúdio, a Maxis acabou sofrendo para emplacar uma nova IP. A desenvolvedora acabou passando por uma fase de 'SimTudo', lançando diversos tipos de jogos de simulação, incluindo SimEarth, SimAnt, SimLife e SimFarm. Uma sequência de SimCity voltaria a colocar a companhia novamente nos holofotes com SimCity 2000, lançado em 1993.
Maxis adquirida pela EA
Em 1997, a Maxis foi adquirida pela Electronic Arts. A compra ocorreu em um momento em que, apesar do sucesso de SimCity, vários outros títulos da série 'Sim' não conseguiam decolar. Ao ser incorporada pela EA, a Maxis sofreu várias baixas, incluindo a saída do cofundador Jeff Braun e a demissão de quase metade dos funcionários. A partir dali, os esforços do estúdio se concentrariam em três frentes: SimCity, The Sims e Spore.
Apesar de levantar dúvidas sobre seu potencial durante seu desenvolvimento, The Sims foi um verdadeiro sucesso. A EA acabou tirando a franquia das mãos da Maxis e separando uma equipe em um estúdio próprio para cuidar exclusivamente do jogo em 2006, após o lançamento de The Sims, The Sims 2 e The Sims Online.
Spore foi outro projeto notável da Maxis nos anos 2000. Embora seja lembrado com carinho hoje em dia, seu lançamento em 2008 foi marcado por polêmicas envolvendo medidas de DRM, que limitavam o número de instalações do jogo.
Um ano mais tarde, Will Wright deixou a Maxis, sendo um dos poucos desenvolvedores originais que permaneceram no estúdio até então. Os lançamentos posteriores à saída do cofundador foram marcados por um período conturbado, com a chegada turbulenta do reboot de SimCity e de um MOBA baseado em Spore, chamado Darkspore. Em contraste, a franquia The Sims continuava sendo um sucesso e The Sims 4 foi bem-recebido na época.
Fechamento da Maxis
Em 2015, o escritório da Maxis em Emeryville foi fechado, e tanto a marca do estúdio quanto suas IPs foram distribuídas entre várias subsidiárias da EA. Apesar de a marca Maxis não ter sido eliminada, o estúdio criado por Will Wright ficou em uma posição peculiar, quase como se perdesse a identidade e fosse totalmente assimilado pela publisher norte-americana.
"Hoje, estamos consolidando o desenvolvimento de propriedades intelectuais da Maxis em nossos estúdios localizados em Redwood Shores, Salt Lake City, Helsinque e Melbourne, enquanto encerramos nossa unidade em Emeryville. A Maxis continua apoiando e desenvolvendo novas experiências para jogadores atuais de The Sims e SimCity, ao mesmo tempo que expande nossas franquias para novas plataformas e desenvolve novas IPs multiplataforma", afirmou a companhia em comunicado na época.
No mesmo ano, como parte de uma reestruturação, a EA informou que a Maxis, ou o que restou dela, se uniria às equipes de desenvolvimento mobile da empresa.
O que aconteceu com a Maxis e Will Wright?
Muitos jogadores se perguntam qual o estado da Maxis atualmente. Após o fechamento de Emeryville, podemos considerar que o estúdio por trás da criação de The Sims, SimCity e Spore "morreu espiritualmente", enquanto a EA detém todas essas IPs.
Ao que tudo indica, a EA não tem planos imediatos para um 'The Sims 5', e a Maxis parece focada em expandir o multiplayer de The Sims 4.
Quanto a Will Wright, as notícias mais recentes apontam seu envolvimento em um jogo blockchain chamado VoxVerse, um metaverso com suporte a NFTs para a Gala Games. Outro projeto em que o desenvolvedor estaria trabalhando é Proxi, um jogo de simulação para dispositivos móveis.
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