Publicidade

Nintendo demite 200 funcionários e terceiriza suporte para a América do Sul

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

A Nintendo of America teria terceirizado parte de suas operações de suporte ao cliente nos EUA para agências de países da América do Sul, como Brasil, Argentina e Nicarágua. A decisão da Big N resultou em cerca de 200 demissões de colaboradores experientes dos EUA, de acordo com fontes anônimas à reportagem do IGN.

O suporte ao cliente nos EUA funcionava de forma rigorosa e contava com profissionais que estavam no cargo há anos. Muitos colaboradores trabalhavam com um sistema de contratos de 11 meses, que eram renovados, normalmente com um acréscimo de salário, o que evitava contratações em tempo integral por parte da Nintendo.

Esses trabalhadores faziam parte de duas grandes agências localizadas nos EUA e foram demitidos sem aviso prévio ou comunicado da Nintendo. Os contratos dos colaboradores afetados serão encerrados neste mês, ao mesmo tempo em que treinam os profissionais da América do Sul. Por se tratar de um tipo diferente de vínculo, os trabalhadores tinham poucos benefícios, como jogos gatuitos e alguns descontos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Ex-funcionários alertam que a qualidade do atendimento ao cliente pode cair drasticamente devido às barreiras linguísticas e a um treinamento menos rigoroso para as novas equipes. Eles afirmam que os novos times já estão sendo auxiliados pelos contratados americanos para resolver casos considerados "difíceis demais".

Isso seria um problema ainda maior, pois o Nintendo Switch 2 deve passar por sua primeira temporada de feriados — período de fim de ano em que o suporte ao cliente é normalmente mais requisitado. Apesar dos novos profissionais da América do Sul saberem inglês, fontes anônimas afirmaram ao IGN que o nível de domínio do idioma é "muitas vezes, compreensivelmente, mais fraco do que o de um falante nativo".

Além disso, funcionários que já estão com os dias contados relataram que houve um aumento no número de reclamações e que parte da nova equipe está sofrendo ofensas raciais por não serem nativos, segundo a reportagem.

Mudanças no suporte ao cliente da Nintendo seria para cortar custos

O principal motivo para a mudança nas operações de suporte ao cliente da Nintendo of America seria o corte de custos, devido à mão de obra mais barata nos países da América do Sul, incluindo o Brasil. Muitos colaboradores veteranos argumentam que a decisão da Nintendo impactará negativamente a qualidade do suporte.

"[...] Eles estão basicamente sacrificando a qualidade de agentes bem treinados para economizar muito dinheiro, e isso nos fez sentir muito... Vulneráveis? Péssimos? Obviamente, sabíamos, ao aceitar empregos por contrato, que isso poderia acontecer e não havia garantia de retorno [...], mas, pessoalmente, sinto que a Nintendo poderia facilmente ter contratado muitos de nós como funcionários em tempo integral e obtido resultados melhores, ao mesmo tempo em que economizaria por não ter que usar as agências (que, obviamente, ficam com uma parte do dinheiro) — então, acho que isso nos fez sentir inúteis. Também é uma economia muito volátil para nos jogar de volta nela", contou um ex-funcionário.

A demissão de 200 pessoas também colocaria muitos desses profissionais em um mercado de trabalho inóspito, especialmente o de suporte ao cliente, que está sendo cada vez mais tomado por IA generativa.

Continua após a publicidade

Contatada pelo IGN, a Nintendo afirmou que algumas informações relatadas na reportagem eram "imprecisas", mas se recusou a especificar quais, defendendo a nova decisão como uma forma de melhor atender seus clientes nas Américas.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Nintendo Switch 2 chegou! Mas e o primeiro? Ainda vale a pena?

Fonte: IGN