5 personagens mais poderosos de Mortal Kombat
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Jogos de luta têm personagens de todos os níveis: desde aqueles bem básicos, que não nem um "poderzinho" sequer, passando por aqueles "pau para toda obra", até chegar nos seres que ninguém consegue confrontar. Mortal Kombat não foge dessa regra e a franquia tem personagens de todos os tipos, desde o primeiro jogo.
Os games da série misturam humanos, criaturas humanoides, monstros, entidades (esses com poderes muito acima dos demais) e os verdadeiros deuses desse universo.
Baseado nisso, o Canaltech escolheu os 5 personagens mais fortes de toda a franquia Mortal Kombat.
5. Geras
Geras é uma existência artificial, um construto criado pela Titã Kronika com um único propósito: ser o guardião da Ampulheta do Tempo. Na nova era de Mortal Kombat 1, após a derrota de Kronika, Liu Kang reconstrói Geras para que ele sirva como o protetor da nova linha do tempo. O herói confia plenamente em sua lealdade e poder.
O poder de Geras não vem de força bruta (embora ele a tenha), mas de sua natureza única: ele é um "ponto fixo no tempo" e é absolutamente imortal. Não importa o quão brutalmente ele seja destruído — esmagado, explodido ou decapitado — ele sempre se reconstrói segundos depois.
Além disso, ele possui controle total sobre as Areias do Tempo, com a habilidade de parar o tempo, prender oponentes e manipular eventos. E olha que é o último de nossa lista.
4. Kronika
Introduzida em Mortal Kombat 11 como a grande arquiteta do destino, Kronika é uma Titã, uma entidade ainda mais antiga e poderosa que os Deuses Ancestrais. Ela é a mãe de Shinnok (Deus da Morte) e Cetrion (Deusa da Virtude). Por eras, ela manipulou as linhas do tempo para tentar criar um equilíbrio perfeito entre o bem e o mal.
Como Guardiã do Tempo, Kronika possui controle absoluto sobre o fluxo temporal. Ela pode reverter o tempo, trazer personagens do passado (como Shao Kahn) de volta ao presente e apagar e reiniciar linhas do tempo inteiras, caso o resultado não a agrade. Nada "apelona", hein?
Seu único ponto fraco é não ser onipotente, já que ela precisa de fontes de energia, como sua coroa, para controlar a ampulheta. Porém, seu domínio sobre a realidade a coloca facilmente entre os seres mais poderosos do universo.
3. Shang Tsung
O vilão mais icônico da franquia, Shang Tsung sempre foi uma grande ameaça, mas sua versão pós-Aftermath (MK11) atingiu um nível absurdo de poder. O feiticeiro ladrão de almas, que absorve o conhecimento e as habilidades de suas vítimas, conseguiu enganar a todos e obter a coroa de Kronika.
Em posse do item, os poderes de Shang Tsung cresceram exponencialmente, permitindo que ele derrotasse facilmente a própria Kronika e um Shao Kahn imortal. Ele se tornou um Titã Guardião do Tempo em sua própria linha do tempo, rivalizando diretamente com o Deus Liu Kang.
Mesmo na nova era de MK1, é revelado que o grande vilão por trás dos eventos é o "Titã Shang Tsung" de outra linha do tempo, provando que sua versão ascendida é uma das maiores ameaças multiversais. Ele faz jus ao título de "vilão" ao se apresentar como um dos vilões mais icônicos da franquia.
2. Liu Kang
O eterno protagonista da franquia e o maior campeão do Plano Terreno, Liu Kang sempre esteve entre os mortais mais poderosos e é capaz de derrotar vilões lendários como Shang Tsung, Goro e Shao Kahn. No entanto, após os eventos de Mortal Kombat 11, ele atingiu um nível completamente novo.
Ao se fundir com Raiden e uma versão sua do passado, Liu Kang ascendeu à divindade, tornando-se o Deus do Fogo e do Trovão. Com seus novos poderes divinos, Liu Kang foi capaz de derrotar a Titã Kronika e tomar seu lugar.
Em Mortal Kombat 1, ele se torna o arquiteto da nova era e utiliza a Ampulheta do Tempo para reiniciar todo o universo e tentar criar uma linha do tempo mais pacífica. Embora ele tenha se rebaixado de Titã para um semideus para proteger a linha do tempo, ele ainda é, indiscutivelmente, o protetor mais poderoso que os reinos já tiveram.
1. The One Being (O Ser Único)
O topo absoluto da cadeia alimentar de Mortal Kombat. O One Being é uma entidade tão poderosa que mal pode ser chamada de "personagem". De acordo com a lore da franquia, ele é a origem de toda a existência.
No início dos tempos, ele existia ao lado dos Deuses Ancestrais (Elder Gods) e se alimentava da essência deles. Cansados de serem devorados, os Deuses Ancestrais se uniram e o derrotaram. No entanto, eles não puderam acabar com sua existência de vez.
O poder do One Being é tão vasto que sua consciência foi dividida e se tornou as próprias relíquias Kamidogu, que por sua vez deram origem aos Seis Reinos (Plano Terreno, Exoterra, etc.). Em essência, todo o universo do jogo é apenas o corpo fragmentado dessa entidade.
Fãs especulam que o verdadeiro objetivo de vilões como Shao Kahn, ao tentar fundir os reinos, é na verdade uma manipulação inconsciente do One Being para que ele possa se tornar inteiro novamente e devorar toda a realidade. Será que ele se materializa ao ponto de virar um personagem um dia?
Existem muitos outros personagens poderosos em Mortal Kombat. Vale lembrar que os favoritos de muitos, como os ninjas Scorpion e Sub-Zero, entre outros, não chegam perto do topo da lista.
Por isso, estes são incomparáveis em termos de força no universo da franquia:
- Geras
- Kronika
- Shang Tsung
- Liu Kang
- The One Being
Veja mais do CTUP: