Microsoft lança controle adaptável do Xbox no Brasil para ampliar acessibilidade

Por Jones Oliveira | Editado por Luciana Zaramela | 20 de Abril de 2021 às 16h20
Divulgação/Microsoft

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento do Controle Adaptável do Xbox no Brasil. O objetivo da empresa é ampliar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida no mundo dos games.

Em coletiva de imprensa, o gerente sênior de Xbox no Brasil, Bruno Motta, comentou que o lançamento faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, que busca contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável e promover a diversidade e inclusão no país por meio da tecnologia. "A gente entende que quando todos jogam, todos ganham. Esse é o nosso lema; com as pessoas em primeiro lugar, a experiência que elas têm e elas poderem se divertir", comentou o executivo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O periférico é compatível com Xbox Series, Xbox One e PC com Windows 10 e já vem com alguns botões em seu corpo. Apesar disso, ele funciona como um grande hub ao qual os jogadores podem conectar botões, alavancas e interruptores, mapeando-os para cada um dos botões, gatilhos e analógicos do joystick comum. Dessa forma, a ideia é que cada pessoa possa montar um controle totalmente personalizável e que seja capaz de atender às suas necessidades particulares.

Periférico funciona como um hub, onde botões, alavancas, sensores e outros acessórios podem ser conectados via entrada P2 e mapeados para o joystick tradicional
Periférico funciona como um hub, onde botões, alavancas, sensores e outros acessórios podem ser conectados via entrada P2 e mapeados para o joystick tradicional (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Isso pode ser feito com acessórios oficiais fabricados pela própria Microsoft e por empresas parceiras, como a Logitech. O problema é que, além de esses produtos custarem mais dinheiro, ainda não são comercializados oficialmente no Brasil, o que incorre em importação e mais custos para poder jogar. Porém, também é possível montar um controle totalmente personalizado com soluções "caseiras", digamos assim.

Durante a apresentação, Christian Bernauer, da AbleGamers, organização que fomenta acessibilidade em jogos parceira da Microsoft neste lançamento no Brasil, detalhou que o Controle Adaptável contém conexões P2, USB e Bluetooth que são usadas para conectar os acessórios externos. Graças a isso, é possível adaptar itens como um pedal de bateria eletrônica, ou até mesmo uma campainha, e usá-los com uma entrada P2 para representar um dos botões do joystick do Xbox.

Dessa forma, fica a critério do jogador construir seu joystick personalizado, seja utilizando botões que podem ser acionados pelos cotovelos, joelhos, dedos do pé ou o que for. Quem tiver dificuldades para "imaginar" um setup ideal, o pessoal da AbleGamers está orientando e auxiliando os jogadores a encontrarem a solução ideal para cada caso.

Ao todo são 19 entradas P2, uma para cada botão/alavanca do joystick, além de conexões USB e USB-C e conectividade Bluetooth
Ao todo são 19 entradas P2, uma para cada botão/alavanca do joystick, além de conexões USB e USB-C e conectividade Bluetooth (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Originalmente, o Controle Adaptável do Xbox foi lançado nos Estados Unidos em 2018 por US$ 100. Três anos depois, o periférico desembarca no Brasil pelo custo de R$ 999. Apesar de o valor ser 10 vezes maior que o praticado lá fora, a Microsoft diz que o produto não dá nenhum lucro para ela e está sendo vendido a "preço de custo". De acordo com Motta, o alto preço é resultado do impacto de impostos de importação e variação cambial e a empresa segue tentando incentivos fiscais para também proporcionar acessibilidade ao bolso dos consumidores.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.