Publicidade

Microsoft lança controle adaptável do Xbox no Brasil para ampliar acessibilidade

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Abril de 2021 às 16h20

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (20) o lançamento do Controle Adaptável do Xbox no Brasil. O objetivo da empresa é ampliar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida no mundo dos games.

Em coletiva de imprensa, o gerente sênior de Xbox no Brasil, Bruno Motta, comentou que o lançamento faz parte do plano Microsoft Mais Brasil, que busca contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável e promover a diversidade e inclusão no país por meio da tecnologia. "A gente entende que quando todos jogam, todos ganham. Esse é o nosso lema; com as pessoas em primeiro lugar, a experiência que elas têm e elas poderem se divertir", comentou o executivo.

Continua após a publicidade

O periférico é compatível com Xbox Series, Xbox One e PC com Windows 10 e já vem com alguns botões em seu corpo. Apesar disso, ele funciona como um grande hub ao qual os jogadores podem conectar botões, alavancas e interruptores, mapeando-os para cada um dos botões, gatilhos e analógicos do joystick comum. Dessa forma, a ideia é que cada pessoa possa montar um controle totalmente personalizável e que seja capaz de atender às suas necessidades particulares.

Isso pode ser feito com acessórios oficiais fabricados pela própria Microsoft e por empresas parceiras, como a Logitech. O problema é que, além de esses produtos custarem mais dinheiro, ainda não são comercializados oficialmente no Brasil, o que incorre em importação e mais custos para poder jogar. Porém, também é possível montar um controle totalmente personalizado com soluções "caseiras", digamos assim.

Durante a apresentação, Christian Bernauer, da AbleGamers, organização que fomenta acessibilidade em jogos parceira da Microsoft neste lançamento no Brasil, detalhou que o Controle Adaptável contém conexões P2, USB e Bluetooth que são usadas para conectar os acessórios externos. Graças a isso, é possível adaptar itens como um pedal de bateria eletrônica, ou até mesmo uma campainha, e usá-los com uma entrada P2 para representar um dos botões do joystick do Xbox.

Continua após a publicidade

Dessa forma, fica a critério do jogador construir seu joystick personalizado, seja utilizando botões que podem ser acionados pelos cotovelos, joelhos, dedos do pé ou o que for. Quem tiver dificuldades para "imaginar" um setup ideal, o pessoal da AbleGamers está orientando e auxiliando os jogadores a encontrarem a solução ideal para cada caso.

Originalmente, o Controle Adaptável do Xbox foi lançado nos Estados Unidos em 2018 por US$ 100. Três anos depois, o periférico desembarca no Brasil pelo custo de R$ 999. Apesar de o valor ser 10 vezes maior que o praticado lá fora, a Microsoft diz que o produto não dá nenhum lucro para ela e está sendo vendido a "preço de custo". De acordo com Motta, o alto preço é resultado do impacto de impostos de importação e variação cambial e a empresa segue tentando incentivos fiscais para também proporcionar acessibilidade ao bolso dos consumidores.