Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft está testando a instalação de jogos de Xbox One no Windows 10

Por| 26 de Fevereiro de 2019 às 20h40

Link copiado!

Sergio Oliveira
Sergio Oliveira
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está trazendo boa parte da estrutura do sistema do Xbox One para dentro do Windows 10, de acordo com especialistas. Uma matéria do site Thurrott conta que os membros do programa de testes Insiders foram orientados a instalar e executar um jogo que cujos arquivos estão no formato usado pelo console.

Não é de hoje que a Microsoft dá passos para unificar suas plataformas PC e console. Os donos de Xbox podem comprar jogos digitais com a marca “Play Anywhere”, por exemplo, e também baixá-los para Windows. E se console e PC estiverem na mesma rede, os usuários também podem fazer streaming do videogame para o Windows, sem precisar da TV. Mas essa novidade descoberta agora vai um pouco além.

Nas últimas versões do Windows 10 voltadas para a comunidade de testadores, a Microsoft deu instruções para instalar uma edição especial do game de sobrevivência zumbi State of Decay. A empresa pediu que os Insiders relatassem qualquer problema com o processo, sem entrar muito em detalhes e, segundo a comunidade, o jogo rodou tranquilo, ainda que algumas dificuldades tenham sido reportadas na instalação.

Então, os desenvolvedores Nazmus Khandaker e Rafael Rivera começaram a cavar os arquivos do jogo para tentar descobrir o que a Microsoft poderia estar testando na verdade. De cara, eles observaram que o download não vinha do servidor da Microsoft Store (serverdl.microsoft.com) como é de costume — mesmo com os jogos Play Anywhere — mas sim do servidor do Xbox (assets1.xboxlive.com).

Continua após a publicidade

A segunda pista veio do formato usado pelo pacote de instalação do jogo: “.xvc”. De acordo com Brad Sams, do Thurrott, que também ajudou no levantamento, a Microsoft introduziu esse formato em 2013 especificamente para os jogos do Xbox One. “Além disso, agora você pode instalar esse formato de arquivo usando o PowerShell em 19H1”, explica Sams, citando o framework da Microsoft utilizado para gerenciamento de configuração no Windows.

Permitir que jogos de Xbox sejam instalados no Windows, e aproximar os consoles dos computadores (afinal de contas, eles já meio que são próximos — ao contrário dos primeiros consoles, que possuíam um hardware muito diferente) facilitaria demais a vida dos desenvolvedores que produzem títulos para mais de uma plataforma, e a Microsoft parece estar caminhando cada vez mais nessa direção.

Fonte: Thurrott