8 melhores jogos de Digimon
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Digimon marcou a infância de muitos, seja pelas suas diversas animações ou pelos emblemáticos jogos que divertiram milhares ao longo de mais de 25 anos. Com RPGs e aventuras icônicas desde 1999, os monstros digitais tiveram uma grande participação na vida de quem busca por capturas e batalhas.
Desde o princípio, a Bandai Namco continua responsável pelos títulos da franquia e trouxe mais de 60 aventuras aos fãs. Porém, pode-se ver uma grande divisão entre duas linhas que cresceram muito ao longo deste tempo: Digimon World e Digimon Story.
Os títulos da série Digimon World mudaram bastante conforme os lançamentos. Enquanto vimos jogos de RPG de ação com os 1º e 4º games da série, assim como em Digimon World: Next Order (2016), os 2º e 3º títulos já apelam para outros gêneros como o JRPG e o mystery dungeon. Eles fizeram bastante sucesso entre o PlayStation e o PS2, com seu retorno apenas nas atuais gerações.
Já a linha Digimon Story começou a dar seus primeiros passos nos portáteis, mais centrada em trazer um JRPG com foco no enredo. Muitos sequer chegaram ao Ocidente, o que mudou drasticamente com o sucesso da linha no Nintendo DS até chegarmos ao PlayStation 4 com duas grandes aventuras.
Isso não impediu a Bandai Namco de trazer outras ao longo dos anos, como os jogos de luta Rumble e o recente Survive — que mistura visual novel com RPG tático. Se você quer conhecer mais da história de Digimon nos videogames, nós do Canaltech apresentamos os 8 melhores jogos de toda a franquia na lista a seguir:
8. Digimon Adventure
Digimon Adventure (2013) foi lançado no PSP e tem como principal objetivo recontar a história do anime original — com Tai, Agumon e seus amigos contra as forças das trevas que assolam o Digimundo.
A aventura é um grande RPG que mantém o sistema de batalha em trios visto nos demais títulos lançados na mesma época. Ele se destaca por recontar a jornada que os fãs conhecem e amam com gráficos cel shading e a participação dos dubladores originais da animação.
7. Digimon All-Star Rumble
Embora os fãs tenham afeto com Digimon Rumble Arena (2001), a fórmula que replica o que a Nintendo fez em Super Smash Bros. foi elevada com o lançamento de Digimon All-Star Rumble (2014) no PS3 e Xbox 360. Este é o 6º game da linha e apresenta o maior elenco de toda a série.
A experiência é simples, basta se enfrentar em uma arena 3D e escolher o momento ideal para Digivolver. Claro, os estágios estão repletos de armadilhas, então o oponente não será a única ameaça que vai encarar dentro deste divertido game.
6. Digimon Survive
O lançamento de Digimon Survive (2022) foi polêmico, mas ele é o que mais se aproximou da excelência em narrativa e gameplay ao que se propõe. Ao contrário do que temos nos demais, ele traz uma jornada que mistura visual novel com RPG tático, com grande foco na trama e em seus personagens.
Ou seja, você encontrará muitas vezes horas de explicações e interações, o que pode soar cansativo para muitos dos jogadores. Ainda assim, ele é o que mais se aproxima de uma adaptação do anime para o mundo dos games e com adicional para temas que circulam entre comédia e terror.
5. Digimon World 2
Ainda que o 3º game da linha seja considerado por muitos o melhor, nenhum mudou tanto a fórmula para melhor quanto Digimon World 2 (2000). Lançado para o PlayStation, ele salta de um simples "Tamagotchi que luta" para um JRPG com mystery dungeon — assim, você não precisa ter upgrades apenas para os seus monstros, mas também para o seu veículo de exploração.
A aventura é emblemática por ser a primeira a permitir que os jogadores capturem as criaturas para lutar ao seu lado, algo que era visto apenas em Pokémon naquela época. Era a oportunidade ideal para jogar com os grandes heróis e vilões da franquia sem qualquer limitação, algo que impressionava naquela época.
4. Digimon World DS
Quando Digimon World DS (2006) chegou ao Nintendo DS, fez a cabeça dos fãs por tirar todo o proveito possível das duas telas do console portátil. O esquema tático que administra a batalha por turnos é eficaz, divertido e permite um total aproveitamento da plataforma para reinventar os jogos da série.
É através dele que o público viu pela primeira vez o sistema de captura por coleta de dados, a presença do Digi-Farm e formas interativas de se comunicar com os monstros — que vieram a se tornar elementos padrão dentro da linha Digimon Story posteriormente.
3. Digimon World 3
O xodó de muitos jogadores, Digimon World 3 (2002) é um RPG que reúne tudo que deu certo nos seus antecessores — e na concorrência, com Pokémon — para criar uma experiência definitiva dentro do primeiro PlayStation.
Com uma história mais madura, vemos um grande MMORPG que prende seus jogadores no mundo digital. A partir disso, cabe a você com os monstros que escolheu dar um jeito na situação. Ele se destaca por expandir as formas de Digivolver suas criaturas e permite até evoluções durante os combates a partir de uma barra especial.
2. Digimon Story: Cyber Sleuth
Em Digimon Story: Cyber Sleuth (2015) a Bandai Namco trouxe o primeiro jogo da linha ao mercado ocidental, 10 anos depois da chegada de seu último. O JRPG traz um novo começo para a linha Story, com a presença de um grande enredo e a presença de monstros emblemáticos entre os fãs.
Sua trama mistura a vida em Tóquio, a juventude, o mundo digital que conhecemos (com redes sociais, servidores etc.) e a presença de grandes monstros da série. Ele também traz de volta o Digi-Farm, a captura de Digimon através da coleta de dados e diversas formas diferentes de Digivolver seus aliados.
1. Digimon Story: Cyber Sleuth: Hacker's Memory
Em Digimon Story Cyber Sleuth: Hacker's Memory (2017) a fórmula é aprimorada e mostra a história que vimos no seu antecessor sob outro ponto de vista. Com a presença de mais monstros e um grupo que deseja combater a ameaça aos mundos físico e digital, os jogadores se envolvem de forma imersiva ao seu universo.
Com animações de qualidade e um sistema de combates que se sai muito melhor do que a aventura anterior, a experiência definiu o que era jogar uma verdadeira aventura dentro desta franquia nos anos 2010. Enquanto muitos veem ela como "mais do mesmo", ela traz o jogo definitivo dos monstros digitais para toda uma geração.
Os jogos de Digimon vão crescer ainda mais
Ainda que estas experiências com os Digimon sejam emblemáticas para os gamers, a sua jornada dentro do mundo dos jogos eletrônicos não chegou ao fim. Com o lançamento de Digimon Story: Time Stranger, a promessa é que os fãs não passem tanto tempo sem novos títulos e continuem a se divertir com suas criaturas favoritas como Agumon, Veemon, Guilmon e os demais.
Entre os melhores jogos da franquia, estão:
- Digimon Story Cyber Sleuth: Hacker's Memory
- Digimon Story: Cyber Sleuth
- Digimon World 3
- Digimon World DS
- Digimon World 2
- Digimon Survive
- Digimon All-Star Rumble
- Digimon Adventure
Leia também no Canaltech: