Publicidade

8 melhores jogos feitos por Keiichiro Toyama, criador de Silent Hill

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech

Existia uma época que bastava um jogo com criaturas sombrias e a neblina cobrindo tudo para que o público tivesse a sua vida mudada para sempre. E, felizmente, tivemos Koiichiro Toyama neste período – o pai de Silent Hill.

Ainda que tenha se envolvido apenas no primeiro título da franquia, o desenvolvedor emplacou diversos projetos ao longo da carreira e continuou apavorando os fãs. 

E é isto que nós do Canaltech celebramos, os 8 melhores jogos feitos por Keiichiro Toyama. Será que você conhece algum outro além de Silent Hill?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

8. Yoake no Mariko

Se você está acostumado com as experiências de terror de Keiichiro Toyama, mal sonharia que Yoake no Mariko (2001) — jogo rítmico e cheio de cores do PS2 — também foi uma obra do desenvolvedor.

Ao invés de trazer dança, o título explorou o aspecto da dublagem. Ele apresentava cenas de diversos gêneros como faroeste, terror, kung fu etc. e os jogadores tinham de realizar as falas no momento correto — com variações até para a modulação vocal, como visto em PaRappa the Rapper. 

7. Siren

Já no ambiente do survival horror, o pai de Silent Hill também concebeu outra franquia: Siren (2003). Com várias histórias ocorrendo em períodos diferentes, os jogadores são colocados na cidade de Hanuda e tem de encarar zumbis espalhados pelo mapa.

Para te ajudar, você pode enxergar o que os mortos-vivos estão vendo — uma habilidade que deve ser usada de forma sábia. O primeiro projeto de Keiichiro Toyama fora da franquia da Konami recebeu diversos elogios pela sua história e personagens, mas o gameplay teve uma recepção mista. 

Continua após a publicidade

6. Snatcher

Um dos primeiros projetos do desenvolvedor, em Snatcher (1994) ele trabalhou sob as asas de Hideo Kojima para trazer uma grandiosa história cyberpunk à tona na versão para SEGA CD. 

Mesmo que tenha trabalhado em apenas um port, o primeiro projeto de Keiichiro Toyama representou um potencial tão grande que ele escalou rapidamente na Konami para trazer aquilo que viria a ser uma das maiores franquias de terror nos videogames. 

Continua após a publicidade

5. Siren 2

Uma grande evolução quando comparado ao seu antecessor, Siren 2 (2006) mostra que o desenvolvedor aprendeu com os erros que cometeu no original e soube administrar bem mudanças — porém mantendo o mesmo espírito que todos amavam do antecessor.

Presos na ilha Yamijima, vários personagens têm de encarar os monstros que rondam o local e seus mistérios. O destaque é que a trama não é contada de forma cronológica, o que cria diversos elementos surpreendentes conforme você avança. 

Continua após a publicidade

4. Gravity Rush Remastered

Após criar Gravity Rush (2012) para os portáteis, Keiichiro Toyama decidiu expandir a experiência e lançar o título no PS4. Ao lado da Bluepoint Games, o diretor trabalhou na versão considerada a definitiva das aventuras de Kat – a jovem que desafia a gravidade em quebra-cabeças e confrontos. 

Além de contar com diversas melhorias para o público, como na iluminação e na taxa de quadros, a versão também conta com os DLCs lançados na versão original. Ou seja, o pacote completo para você conhecer a jornada antes de pular para a sua sequência direta.

Continua após a publicidade

3. Siren: Blood Curse

Keiichiro Toyama ficou tão “traumatizado” com as reclamações de Siren que decidiu criar Siren: Blood Curse (2008), uma reimaginação da primeira trama com todas as melhorias que ele já tinha em mente para suas mecânicas e avanço da narrativa.

Considerado um dos melhores jogos de terror da década de 2000, o título de fato aprimorou o que tornou a experiência original tão divisiva. Não é à toa que muitos recomendam que as pessoas iniciem através deste game, não mais do antigo. 

Continua após a publicidade

2. Gravity Rush 2

Agora produzido diretamente no console, Gravity Rush 2 (2017) traz ainda mais quebra-cabeças baseados na gravidade — enquanto liberta o povo de um verdadeiro tirano. Aqui é visto uma imersão ainda maior, tanto nas mecânicas que tornaram o primeiro icônico quanto na sua trama.

É interessante notar que Keiichiro Toyama, aqui, trata toda a narrativa de forma mais leve e divertida, o que é bem diferente dos seus trabalhos habituais. Mudar de tom exige muita coragem e criatividade, o que garante um patamar elevado para Gravity Rush 2 entre seus projetos.

Continua após a publicidade

1. Silent Hill

Embora tenha projetos marcantes, nenhum define melhor a carreira de Keiichiro Toyama do que Silent Hill (1999). O survival horror te coloca no papel de um pai que busca a sua filha na icônica cidade, que está coberta de neblina e de monstros mortais.

Lançado no PS1, ele possui diversos méritos: a existência de finais alternativos, renderização 3D em tempo real e a presença de um “homem comum” como protagonista — ao invés dos demais títulos, que sempre traziam ao centro heróis e personagens fisicamente preparados. Ele marcou história e estabeleceu uma franquia que continua presente até os dias atuais.

Continua após a publicidade

Projetos recentes de Keiichiro Toyama

Apesar de ainda se manter produzindo jogos, Keiichiro Toyama ainda não trouxe um “grande acerto” na década de 2020. Seu último game foi Slitterhead (2024), que teve uma recepção mista e diversos comentários negativos dos fãs de seu trabalho.

Porém, este não é o fim do seu trajeto. Ele fundou recentemente a Bokeh Game Studio, então é possível que o desenvolvedor esteja produzindo algo para o público. Enquanto isso, os 8 melhores jogos que ele ajudou a tirar do papel são:

  1. Silent Hill
  2. Gravity Rush 2
  3. Siren: Blood Curse
  4. Gravity Rush Remastered
  5. Siren 2
  6. Snatcher
  7. Siren
  8. Yoake no Mariko
Continua após a publicidade

Leia também no Canaltech: