Publicidade

Os 10 melhores jogos de corrida para PlayStation 3

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech

Uma nova geração de consoles, mas também uma volta ao passado. Entre grandes clássicos e novos episódios de franquias renomadas, o PlayStation 3 também marcou um momento em que grandes franquias de jogos de corrida deram uma olhada no retrovisor para prestigiar ícones ou relembrar momentos célebres do automobilismo.

Foi aqui que a série F1, agora consolidada como uma franquia anual que reproduz a temporada do ano pelas mãos da Codemasters, abraçou o conteúdo clássico pela primeira vez. Entre Williams, Lotus e Ferraris antigas, porém, uma ausência ficou notória e logo suprida: Ayrton Senna foi o rosto de toda uma sequência de conteúdos em Gran Turismo 6, o primeiro grande game da marca para o PS3.

E estes são apenas dois destaques de uma geração com jogos de corrida para todos os gostos. Confira 10 dos melhores jogos de corrida para o PlayStation 3 que o Canaltech listou para você.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

10. Blur

Veículos reais e uma cidade noturna estilizada se reúnem em um game peculiar, com bastante personalidade e foco na diversão. A obra da Bizarre Creations mistura a jogabilidade arcade de um bom título de corrida com ares de combate veicular, com os carros correndo por circuitos urbanos enquanto usam armas para impedir que os outros competidores cheguem à linha final.

Um sistema virtual de fãs faz com que a corrida de Blur vá além da própria velocidade. Manobras e ataques a oponentes garantem mais seguidores, enquanto objetivos variáveis fazem com que as corridas sejam disputadas do início ao fim, mesmo que o jogador tenha amplo domínio do volante.

9. Sonic & All-Stars Racing Transformed

Muitos tentaram copiar ou emular o sentimento de Mario Kart, com este sendo um competidor improvável a, efetivamente, conseguir isso. Contra todas as possibilidades e em meio a uma série de títulos do ouriço azul que deixaram a desejar, a Sumo Digital conseguiu duas vezes, com esta sequência levando adiante a grande diversão já proporcionada pelo antecessor.

Sonic & All-Stars Racing Transformed traz uma seleção de personagens não apenas de jogos do personagem, mas também da própria SEGA, com destaque para a lembrança a clássicos como Jet Set Radio e Space Channel 5. Além disso, não temos apenas carros, mas também barcos e aviões para serem pilotados, em uma dinâmica envolvendo drifts, atalhos e, claro, poderes especiais, além de alterações no cenário que mudam as corridas a cada volta.

Continua após a publicidade

8. Wipeout HD

A franquia de naves antigravitacionais exclusiva da Sony retornou no PS3 para o que seria, sabemos hoje, seu último título para consoles de mesa. Antes de abraçar o PlayStation Vita, a marca seguia ampliando seus limites e entregando uma ação ainda mais frenética, com o maior poderio gráfico possibilitando a geração de mais caos na tela.

Continua após a publicidade

Wipeout HD reúne pistas das versões da série para o PSP e conteúdos inéditos, como uma nova e elogiada trilha sonora, além de novos poderes e opções de customização para as naves. São cinco modos de jogo e a introdução de um sistema de assistência voltado aos pilotos novatos, abrindo as portas para recém-chegados à competição.

7. MotorStorm: Pacific Rift

Outra franquia que ficou para trás nos idos do PlayStation 3, esta trazia uma mistura de veículos off-road e, também, foco na jogabilidade arcade aliada ao combate veicular. Em cenários paradisíacos, monster trucks dividem espaço com jipes e motos em corridas interativas, nas quais os próprios cenários também sofrem os danos causados por todo esse peso.

Continua após a publicidade

MotorStorm: Pacific Rift trouxe melhorias no sistema de danos e novas maneiras de selecionar personagens e veículos, além de contar com um recurso que permitia pausar e rever colisões ou destruições em massa para capturas de tela, antes de isso ser um recurso padrão dos consoles. São 16 pistas e dezenas de opções destrutivas em alta velocidade.

6. Midnight Club: Los Angeles

Está ficando repetitivo falar aqui em franquias que deixaram saudades, mas o que fazer quando algum dos melhores jogos de corrida do PS3 são justamente delas? A série em questão é do tempo em que a Rockstar fazia mais do que apenas GTA e Red Dead Redemption, entregando no último exemplar de sua série de velocidade um título que até hoje é lembrado como um dos clássicos do gênero.

Continua após a publicidade

Os carros são os protagonistas de Midnight Club: Los Angeles, com mais de 40 opções trafegando pelas ruas da cidade americana em um mundo aberto — incluindo também algumas motos. Os jogadores podem rodar livremente e contar com um ciclo de dia e noite, com as provas que acontecem à luz do Sol não sendo as mesmas da calada noturna, enquanto um sistema de clima também puxado para o realismo altera as condições destas provas ilegais.

5. DiRT 3

Começamos a nos aproximar do mundo dos simuladores e, aqui, vamos falar de uma empresa que se tornou uma das maiores do ramo, justamente, no PS3. A Codemasters firmava com DiRT 3, ao lado de outros nomes como a série F1 e Grid, seu nome como uma das grandes representantes do gênero, trazendo uma jogabilidade que tentava ser realista ao mesmo tempo em que não se esquecia da acessibilidade.

Continua após a publicidade

Diferentes modalidades do rally aparecem dispostas em um game que surpreendeu pelo conjunto gráfico e, também, por não se esquecer das provas mais focadas na habilidade e nos objetivos especiais. O saudoso Ken Block liderava o elenco de pilotos reais disponíveis para os jogadores, enquanto essa volta ao mundo dava nova cara para uma franquia que continua até os dias de hoje.

4. Need for Speed: Most Wanted

No PS3, os jogadores já esperavam um retorno da série Underground, mas foi outra subfranquia da Electronic Arts que recebeu o tratamento de luxo. A tarefa de trazer a série de volta a uma de suas tantas origens ficou nas mãos da Criterion, que desde 2012 alterna o comando da marca com a Ghost Games.

Continua após a publicidade

Após uma abertura ao som da banda Muse, os jogadores são apresentados ao mundo aberto de Fairhaven. Sem a história do Need for Speed: Most Wanted original, o objetivo aqui é competir até o topo do ranking de corridas ilegais, incomodando figurões do cenário, enquanto pilotamos veículos baseados em modelos reais, com direito a sistema de destruição e fugas insanas da polícia.

3. F1 2013

Tocada desde 2010 pela Codemasters, a franquia oficial de jogos baseados na Fórmula 1 chegava a seu quarto capítulo com uma proposta ambiciosa. Não apenas tínhamos acesso a toda a temporada do esporte, com pilotos, pistas e um modo carreira em que nosso próprio piloto competia com os grandes, tivemos aqui nosso primeiro olhar para o passado.

Continua após a publicidade

Com isso, o total de 22 competidores e 19 circuitos era expandido com a adição de carros clássicos dos anos 1980 e 1990, bem como pistas que fizeram histórias na Fórmula 1, mas não faziam mais parte do calendário. F1 2013 misturava tudo, com as máquinas antigas podendo correr nas pistas atuais e vice-versa, em um modo clássico que acabou expandido ou removido nas iterações futuras da franquia.

2. Burnout Paradise

Continua após a publicidade

Mais um na pegada dos games de mundo aberto com trilhas sonoras de ouvir sorrindo, este game explica por que a Criterion se tornou um dos grandes nomes dos jogos de corrida. Antes de chegar à franquia Need for Speed, ela já andava em velocidade da “Cidade do Paraíso”, onde a velocidade só não é mais alta que a destruição.

Com jogabilidade arcade, Burnout Paradise tem diferentes modos e veículos, bem como uma série de atualizações de conteúdo que trouxeram ainda mais opções ao longo do ciclo de vida do game, incluindo a adição de ciclos de dia e noite e policiais. Ganhados de múltiplos prêmios de melhor game de corrida em 2008, este permanece como um forte representante a um dos maiores de todos os tempos. Anos depois, o título ganharia uma versão remasterizada para PS4.

1. Gran Turismo 6

Continua após a publicidade

Quando F1 2013 foi lançado, uma dúvida pairou sobre o game: onde estava o maior de todos os tempos? A ausência foi respondida no final do mesmo ano, quando a Polyphony entregou o novo capítulo numerado de sua franquia com direito a conteúdos inteiramente focados em Ayrton Senna, com direito a seus carros clássicos e feitos a serem reproduzidos digitalmente.

Gran Turismo 6 inclui a tradicional carreira e opções mais casuais para os recém-chegados. A fidelidade, entretanto, impressionou, com o game chegando a receber uma certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pela reprodução dos circuitos reais e da experiência de pilotar, uma característica que a equipe de desenvolvimento desejava atingir desde os primórdios da franquia, no PS1.