6 melhores jogos com mecânicas de pesca
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Jogos de pesca existem na indústria dos games há quase 50 anos. Neste meio tempo, algumas desenvolvedoras tentaram recriar a atividade de forma realista, enquanto outras optaram por transformar a pesca em minigames e em um elemento mais arcade dentro dos jogos.
O fato é que todo mundo já jogou algum título onde havia algo relacionado à pesca, seja Final Fantasy, Stardew Valley, Animal Crossing ou qualquer coisa do gênero.
Pensando nisso, o Canaltech trouxe seis jogos para quem gosta de pesca ou quer tentar formas diferentes de se tornar um campeão dos mares, rios e lagos. A ideia é apresentar títulos que englobam a mecânica de pesca de forma memorável e bem executada, mesmo que a experiência não seja a mesma da vida real.
6. Sea of Thieves
Jogo com temática de pirata mais popular dos últimos anos, Sea of Thieves não conta apenas com navegação em alto mar, batalhas navais ou caça ao tesouro. O jogo multiplayer da RARE também permite que os jogadores pesquem e se tornem uma lenda da pescaria.
Ao todo, são dez espécies diferentes com cinco variações e dois tamanhos cada. A pesca aqui tem várias finalidades: venda, saúde e até completar conquistas do jogo. Sea of Thieves oferece uma seleção de varas de pescar e iscas para poder capturar os peixes que aparecem dependendo do lugar e hora do dia. Pescar no jogo da RARE é simples: nele você deve apenas cansar o peixe ao puxá-lo sempre na direção contrária do movimento da espécie.
5. Shenmue III
Shenmue III é o primeiro jogo da franquia que inclui minigame e mecânica de pesca. Apesar de um pouco limitado, o sistema é desbloqueado conforme vamos avançando na narrativa e chegamos ao Huang's Tackle, onde é possível alugar uma vara. Sim, em Shenmue III você não compra uma vara, mas aluga até o fim do dia ou até você terminar de usar.
Para pescar é necessário ir até pontos com placas de pescaria. Alguns pontos podem estar quebrados, o que significa que podem ser desbloqueados progredindo no jogo.
Shenmue III oferece uma mecânica de pesca simples em que é necessário lançar a linha, movimentá-la até que um peixe morda a isca e recolher a linha enquanto segue setas no estilo Quick-Time Events. O mais interessante é que o título oferece uma pré-visualização onde é possível ver o peixe fisgando a isca. Além de yuan, a pescaria em Shenmue III também rende conquistas.
4. Red Dead Redemption 2
Que Red Dead Redemption 2 tem um mundo surpreendentemente detalhado, disso não há dúvida. E o que seria de um complexo faroeste sem a mecânica de pesca? O jogo megalomaníaco da Rockstar Games não só conta com pescaria, mas aprofunda a mecânica em um sistema bem mais complexo. Assim como Shenmue III, acessar a pesca em Red Dead Redemption 2 exige progressão na história.
O sistema do jogo se destaca por oferecer mais de 30 espécies comuns, 17 lendárias e a opção de usar diversas iscas como naturais, artesanais e algumas especiais para cada tipo de peixe. A mecânica para pescar é bem simples, funcionando de formas parecidas com Shenmue III e Sea of Thieves.
Porém, o local da pesca e o estilo contam muito em Red Dead Redemption 2. Tentar pegar os peixes lendários é um verdadeiro desafio de paciência e resiliência, então, boa sorte para quem tentar.
3. Dredge
Dredge é um jogo indie de pesca, exploração e temática lovecraftiana. O jogo não quer simular a sensação de pesca como Red Dead Redemption 2 — apesar desses exemplos serem mais arcades —, mas sim trazer um minigame divertido com sistema de gerenciamento e tudo mais. Para fisgar peixes em Dredge, é necessário acertar uma barra de timing, na qual o jogador deve apertar no tempo correto para evitar falhas.
Após capturado, o peixe vai para o inventário que deve lembrar bastante fãs de Resident Evil 4. É necessário posicionar as capturas da maneira correta, garantindo o máximo uso do espaço. Por se tratar de um jogo de pesca, a progressão em Dredge está ligada intimamente à pescaria.
Com ela é possível conhecer personagens, descobrir mais sobre o arquipélago onde toda a aventura acontece e melhorar o barco. Dredge dá um salto duplo carpado ao trazer elementos lovecraftianos. Você vai querer explorar o mar noturno e enfrentar as forças sombrias que se escondem na névoa misteriosa.
2. Call of the Wild: The Angler
Call of the Wild: The Angler é um simulador de pesca de mundo aberto para quem realmente gosta de pesca no mundo real e quer uma experiência parecida nos games. O jogo oferece uma série de equipamentos profissionais, diferentes espessuras de linha, iscas e técnicas que exigem experiência com pesca.
Apesar do fator simulação de Call of the Wild: The Angler ser bem debatido, afina ele também oferece opções arcade como assistência, definitivamente não estamos falando de um jogo no estilo arcade. Além de se aprofundar no esporte, Call of the Wild: The Angler também oferece visuais imersivos de cair o queixo e um cooperativo relaxante.
1. Stardew Valley
Stardew Valley é amplamente conhecido por seu sistema de pesca extremamente divertido e desafiador. O jogo oferece dezenas de peixes para capturar; cada espécie aparece em determinadas estações, hora do dia, local e possui comportamento próprio. Para pescá-los, os jogadores precisam acompanhar um ícone de peixe em uma barra vertical por certo tempo.
Nesse esquema, alguns peixes possuem um comportamento "mais pesado" e ocupam a parte inferior da barra; outros ficam mais na parte de cima. Também há os de comportamentos mistos, que ficam zanzando pela barra e normalmente são mais difíceis. Stardew Valley oferece alguns tipos de iscas, varas e anzóis diferentes. Se você acha que capturar Pokémon é divertido, tem que pescar os peixes lendários em Stardew Valley.
Esses são os 6 melhores jogos com mecânicas de pesca:
- Stardew Valley
- Call of the Wild: The Angler
- Dredge
- Red Dead Redemption 2
- Shenmue III
- Sea of Thieves
Leia também no Canaltech:
- Mistério sem solução: novo easter egg de Red Dead Redemption 2 é descoberto
- 9 melhores jogos de escalada de todos os tempos
- 10 melhores cozy games para jogar e curtir nas férias
Vídeo: PC ou console? Afinal, existe um melhor?