10 jogos inesquecíveis do Master System
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Apesar de ter abandonado o mercado de consoles em definitivo em 2001, a história da SEGA como fabricante não se resume a tropeços e fracassos comerciais. Muito pelo contrário, foi graças à japonesa e sua feroz concorrência frente à Nintendo que a indústria se moldou nos anos 1990. Toda essa importância teve uma origem: o Master System.
O console de 8-bits da SEGA foi um verdadeiro guerreiro e a casa de verdadeiros clássicos, apesar de não ter sido valorizado o suficiente por muitos desenvolvedores e jogadores mundo afora.
No Brasil, o Master System foi uma verdadeira febre: ele foi distribuído pela TecToy e comercializado por décadas. Para se ter uma ideia, em 2012 o sistema ainda vendia 150 mil unidades por ano no país, mesmo depois de 25 anos de seu lançamento original.
Por toda essa importância, é de se esperar que o Master System tenha ganhado uma biblioteca fantástica de jogos (spoilers: ele ganhou). Pensando nisso, o Canaltech lista os 10 jogos inesquecíveis do Master System, que marcaram época e são artigo de nostalgia até os dias de hoje.
10. Kenseiden
Kenseiden é um daqueles jogos que acabamos esquecendo ao longo dos anos, mas que, uma hora ou outra, volta à nossa mente, mesmo sem lembrarmos do nome. Ambientado em um Japão medieval, Kenseiden é um jogo de plataforma onde os jogadores controlam o samurai Hayato que tem como objetivo lutar contra feiticeiros e espíritos malignos e derrotar o reinado de Oda Nobunaga.
O título foi desenvolvido e publicado pela SEGA e traz gráficos incríveis para um console como o Master System, uma atmosfera que beira o terror, tensa e com figuras assustadoras, além de uma trilha sonora muito boa. Um dos maiores destaques de Kenseiden é poder escolher a ordem de algumas fases, algo bem à frente do seu tempo, considerando que o jogo é de 1988.
9. Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
A SEGA e a Disney formaram uma parceria fantástica durante o Master System e o Mega Drive, principalmente trazendo os jogos da série Illusion, estrelada por Mickey Mouse. Além de uma qualidade gráfica absurda para a época, mesmo no port para o Master System, Castle of Illusion Starring Mickey Mouse segurou as pontas mantendo os consoles da SEGA na boca do povo até a chegada de Sonic, the Hedgehog.
E não foi apenas no exterior que Castle of Illusion Starring Mickey Mouse foi popular. No Brasil, o jogo ocupou o top cinco dos jogos de Master System mais vendidos no país, confirmando sua fama no console de 8-bits da SEGA. A companhia japonesa ficou famosa nos anos 1990 por fazer ports incríveis do Mega Drive para o Master System e Game Gear, e o Castle of Illusion Starring Mickey Mouse é um desses casos.
8. Jogos de Verão (California Games)
Falando em popularidade no Brasil, não poderíamos deixar de fora o California Games, ou melhor, Jogos de Verão, como ficou conhecido por aqui. O título foi o representante do gênero de esportes do Master System e inclui modalidades que não víamos todos os dias nos games, incluindo: skate, surfe, frisbee, BMX, entre outros.
O Jogos de Verão também fez parte da leva de jogos portados para o Master System e fez parte das tardes de domingo de muitas crianças e adolescentes nos anos 90.
7. Alex Kidd in Shinobi World
Quem diria que um dos melhores e mais inesquecíveis jogos do Master System seria, na verdade, uma paródia de outro jogo da SEGA. Assim nasceu Alex Kidd in Shinobi World, uma peça nostálgica de museu com muita personalidade, apesar de ser uma paródia. O jogo foi desenvolvido com base em Shinobi, jogo de ação com temática de ninja da SEGA (que inclusive ganhou um novo jogo em 2025).
Alex Kidd in Shinobi World nos coloca no papel de um ninja que precisa resgatar sua namorada de um sequestro. A alma do jogo são as referências e até brincadeiras com a concorrência. Este foi o último jogo original de Alex Kidd lançado em 1990, quando o personagem orelhudo foi substituído pelo descolado Sonic, the Hedgehog.
6. Zillion
Zillion foi um jogo de ação e plataforma lançado em 1987 no Master System como um complemento do anime de mesmo nome. O jogo fez certo sucesso no Japão, dando origem à light-gun ‘Zillion’, brinquedo que teria chamado a atenção da TecToy e principal responsável pela parceria entre a fabricante brasileira e a SEGA.
Além de sua importância para o mercado brasileiro, Zillion é citado muitas vezes como um dos jogos mais memoráveis do Master System por seu sistema de upgrade, power-ups e combate 2D no estilo shooter. Uma figurinha que ficaria carimbada na história da SEGA, o Opa Opa, está presente em Zillion. Naquela altura o personagem já era popular nos arcades.
5. Psycho Fox
Apesar de ser basicamente uma sequência do calamitoso Kid Kool de 1988 para o Nintendinho, Psycho Fox marcou a infância de muitos jogadores, sendo aclamado por muitos como o 'Mario do Master System'.
O jogo fez parte da franquia da desenvolvedora Vic Tokai e se destacava pela jogabilidade melhorada ante o seu antecessor. A mecânica principal de Psycho Fox era trocar sua forma para a de outros três animais por meio de itens, o que dava uma bela variada na gameplay.
4. Fantasy Zone
Falamos mais cedo de Opa Opa, um dos mascotes da SEGA que marcou o Master System, mas acabou sendo esquecido pela companhia anos mais tarde. A história do shooter começou nos arcades, mas logo ganhou forma nos consoles de 8-bits com ports, sequência e spin-off.
Ao lado de Twin-Bee, Fantasy Zone foi responsável pela criação do subgênero conhecido como Cute 'em Up, basicamente um jogo de navinha com elementos fofos e coloridos. No jogo controlamos Opa Opa, um personagem semelhante a uma nave, mas com pernas e asas, que atira e derrota inimigos pela tela.
3. Alex Kidd in Miracle World
Alex Kidd in Miracle World foi a estreia do primeiro grande mascote da SEGA, introduzindo todo o conceito e estilo que veríamos do personagem em jogos posteriores. O jogo chegou em 1986 e é comumente visto como a cara do Master System.
Nele, passamos por diversas plataformas, derrotamos inimigos e controlamos veículos em busca do vilão Janken. Apesar de passar pulando e socando pelos cenários, Alex Kidd resolve os chefões na base do Jo-Ken-Pô, bem diferente para a época. Em 2021, Alex Kidd in Miracle World ganhou um belíssimo remake, sendo uma gotinha de água para os fãs que esperam um novo jogo do herói há décadas.
2. Mônica no Castelo do Dragão
Sapo Xulé, Mônica no Castelo do Dragão, Geraldinho e dezenas de outros jogos são a assinatura da TecToy no Master System. Em sua era de ouro, a fabricante brasileira de brinquedos e eletrônicos tinha uma postura agressiva e trazia não apenas os jogos para o Brasil, como traduzia, dublava, distribuía e até desenvolvia seus próprios jogos, coisas que até hoje muitas empresas gigantes do mercado não conseguem fazer por aqui.
Mônica no Castelo do Dragão foi reprogramado em cima do RPG de plataforma Wonder Boy in Monster Land, como uma tática da TecToy de vender os jogos da SEGA por aqui, trazendo os personagens de Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa. Nem é preciso dizer que o jogo foi um verdadeiro estrondo no Brasil e segue até hoje como o terror de colecionistas de Master System mundo afora.
1. Sonic the Hedgehog
O primeiro da lista não poderia ser diferente: Sonic, the Hedgehog. Apesar de não ter tido todo o seu sucesso no Master System, o jogo do ouriço azul foi portado para o console de 8-bits da SEGA, de forma primorosa, diga-se de passagem.
O título apresentava uma velocidade que desafiava a performance de qualquer console da época. No entanto, a desenvolvedora japonesa operou um milagre ao levar Sonic para o Master System. Claro que o port tinha suas diferenças da versão de Mega Drive, mas acabou por marcar o personagem na vida de jogadores brasileiros.
Sonic, the Hedgehog se tornou inseparável e inesquecível no console de 8-bits, estampando inclusive edições especiais, como o saudoso Master System Evolution, versão essa que pode ser encontrada até hoje.
Master System vendeu muito no Brasil
Todos os esforços da TecToy em trazer os produtos da SEGA no Brasil se tornaram um dos casos de maior sucesso da indústria de games no Brasil. Toda essa popularidade foi carregada e mantida por títulos de extrema qualidade, que mantiveram os jogadores cativos por anos.
Conheça os 10 jogos inesquecíveis do Master System:
- Sonic, the Hedgehog;
- Mônica no Castelo do Dragão;
- Alex Kidd in Miracle World;
- Fantasy Zone;
- Psycho Fox;
- Zillion;
- Alex Kidd in Shinobi World;
- Jogos de Verão;
- Castle of Illusion Starring Mickey Mouse;
- Kenseiden.
Leia também no Canaltech: