Lançou, demitiu: Estúdio de Highguard despede equipe 2 semanas após o lançamento
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

A Wildlight Entertainment passou por uma grande rodada de demissões, após apenas duas semanas do lançamento de Highguard. O estúdio não revelou o número exato de desenvolvedores que ficaram sem emprego na movimentação.
- 5 tipos de jogos que ninguém aguenta mais
- Resident Evil Requiem, Dragon Quest VII e mais lançamentos de jogos em fevereiro
De acordo com publicações em plataformas como o LinkedIn, foram vários cargos impactados: engenheiros de jogabilidade e de software, designers de UI e muito mais. O designer de níveis, Alex Garner, aponta que “a maioria” das pessoas foi demitida.
Não foi revelada a razão pela qual o “time dos sonhos” da indústria dos jogos se desfez do fim de janeiro ao início do mês de fevereiro. A especulação gira em torno da impopularidade de Highguard e as constantes críticas que a experiência sofreu ao longo deste período.
O estúdio não revelou se as demissões vão impactar a sua promessa de trazer o conteúdo de um ano ou não. Recentemente eles disponibilizaram um modo 5v5, um novo personagem jogável e realizaram diversos ajustes na obra para manter o interesse dos jogadores.
A mensagem da Wildlight Entertainment
Até o momento, o único pronunciamento da Wildlight Entertainment ocorreu nas redes sociais em publicação da última quarta-feira (11).
Na carta, eles afirmam que não foi uma escolha fácil, mas garantem que continuarão a dar suporte a Highguard.
"Hoje tomamos a decisão incrivelmente difícil de nos despedirmos de vários membros da nossa equipe, mas manteremos um grupo central de desenvolvedores para continuar a inovar e dar suporte ao jogo”, revelou a Wildlight.
No fim, eles agradecem aos colaboradores que trabalharam no projeto e ao público que continua a acompanhar o multiplayer online.
“Estamos orgulhosos da equipe, do talento e do produto que criamos juntos. Também somos gratos aos jogadores que deram uma chance ao jogo e àqueles que continuam fazendo parte da nossa comunidade"
Highguard virou Lowguard?
A trajetória de Highguard virou uma grande montanha-russa dentro da indústria dos jogos. O seu anúncio na The Game Awards 2025 foi o ponto de partida que deveria ser glorioso, mas gerou controvérsias por ter ocorrido ao fim do evento — espaço supostamente reservado para grandes revelações.
Seguido por um silêncio descomunal, as críticas ao jogo foram positivas, mas nem isso garantiu o engajamento da comunidade.
Em seu lançamento, atingiu o pico de 97 mil jogadores simultâneos no Steam, mas hoje circula entre 2,5 mil e 5 mil – em queda expressiva, de acordo com o SteamDB, plataforma que monitora o desempenho de títulos no PC.
Em janeiro, o chefe da Wildlight Entertainment declarou que “não importaria” se o título tivesse milhares de jogadores ou cem milhões. Porém, isso não era relacionado aos empregos dentro do estúdio.
Leia também no Canaltech:
- Acabou a farra: Fortnite vai exigir TPM 2.0 para banir cheaters de vez
- Mais caro que iPhone 17: Razer relança seu 1º mouse por preço absurdo
- Overwatch remove loot boxes pagas no Brasil; Lei Felca pode ser o motivo
Fonte: X