Jogos físicos de Nintendo ficam mais caros quando entram no Switch Online
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Além de permitir jogar títulos online, o Nintendo Switch Online (NSO) também dá aos jogadores acesso a uma seleção de jogos clássicos da Big N. A Nintendo, vez ou outra, adiciona mais conteúdo de seu vasto catálogo ao serviço, mas uma adição recente mostrou um comportamento interessante do mercado em relação aos jogos retrô físicos: eles ficam mais caros ao chegar no Switch Online.
- Ainda vale a pena comprar um Nintendo Switch em 2025?
- Nintendo Switch 2 x Steam Deck: qual é o melhor portátil?
A observação foi feita pelo site TheGamer, que realizou uma pesquisa extensa sobre os preços das versões físicas de jogos de Game Boy Advance, Nintendo 64 e GameCube. Na última terça-feira (12), a Nintendo anunciou a chegada do clássico de GameCube Chibi-Robo! para os assinantes do NSO no Nintendo Switch 2. O título já era considerado caro antes mesmo do anúncio, custando entre US$ 150 e US$ 250 em marketplaces como o eBay. Agora, é possível que Chibi-Robo! suba ainda mais de preço.
Segundo a reportagem, 61% dos jogos clássicos adicionados ao Nintendo Switch Online registraram aumento de preço desde o início de 2024. Pelo menos 14 dos 23 títulos que passaram a integrar o catálogo do serviço neste período sofreram alta no eBay.
Os jogos de Game Boy Advance foram os menos afetados, com cinco deles se desvalorizando. No entanto, houve um aumento expressivo em F-Zero: GP Legend, seguido do já caro Fire Emblem: The Sacred Stones, que teve uma alta de 11% após chegar ao Nintendo Switch Online.
Diferentemente do GBA, as versões físicas dos títulos de Nintendo 64 no mercado secundário registraram, em sua maioria, aumento de preço. É o caso de Shadow Man (+36%), Iggy's Reckin' Balls (+30%) e Banjo-Tooie (+20%).
O GameCube acabou seguindo o mesmo caminho do N64. Apesar de contar com apenas quatro adições ao Nintendo Switch Online desde junho de 2024, três delas registraram aumento. É o caso de Soul Calibur 2, com uma valorização expressiva de 73% no eBay. As mídias físicas de Mario Strikers (+8%) e The Legend of Zelda: Wind Waker (+3%) também sofreram alta nos preços. O único jogo do "console cúbico" da Nintendo que teve uma queda de valor foi F-Zero GX.
Visto o padrão de aumento nos preços de jogos da Nintendo em mídia física após entrarem no Nintendo Switch Online, é bem provável que o mesmo cenário se repita com Chibi-Robo!, que tem estreia marcada no serviço para a próxima quinta-feira, 21 de agosto.
Mais jogos de GameCube a caminho do Nintendo Switch Online?
Entre os dias 20 e 24, acontece a gamescom 2025, feira que contará com grandes nomes da indústria dos games e anúncios de novos títulos. Uma das companhias que já confirmou presença no evento foi a Nintendo e, por isso, é possível que vejamos novidades da Big N.
A subsidiária europeia da dona do Mario divulgou uma arte com os jogos que estarão na gamescom deste ano, incluindo Metroid Prime 4: Beyond, Hollow Knight: Silksong, Elden Ring, Hades II e muitos outros títulos para o Nintendo Switch 2, alguns deles ainda sem data de lançamento.
Outro destaque na line-up da Big N para o evento é o Nintendo GameCube, confirmado estar presente na feira via NSO, o que pode indicar novas adições ao serviço
Leia também no Canaltech:
- Você sabe qual é o plano de negócio da Nintendo? Conheça o Oceano Azul
- Quanto custaria um Nintendo 64 hoje, com a inflação?
- Nintendo Switch 2 tem problemas de lentidão em jogos do GameCube
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? Uma visão sobre os portáteis
Fonte: TheGamer