10 jogos de construir ponte que vão quebrar a sua cabeça

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Reprodução

Às vezes encontrar pela frente um joguinho que se torna desafiador e divertido na mesma medida é tudo o que você procura. Se você se enquadra neste perfil, então é bem provável que jogos de raciocínio lógico estejam entre os seus favoritos.

Mas ainda há um outro tipo de game que também demanda muito raciocínio para que as soluções sejam encontradas. São os simuladores em que você deve construir algo levando em conta determinadas regras realistas da física, como os jogos de construção de pontes.

Eles existem aos montes e há tantos títulos disponíveis para web que são jogados de forma gratuita diretamente do navegador, quanto games pagos, que você compra, baixa e instala em seu computador. Nós preparamos uma lista com alguns dos grandes nomes do gênero na atualidade, então, fique de olho.

1. Cargo Bridge

Jogos de construir pontes

A sua ponte em Cargo Bridge vai ajudar um grupo de carregadores que precisa levar carga de um lugar para outro. São vários níveis, que começam de forma simples e básica, mas vão aumentando em dificuldade conforme você avança pelo jogo. Sempre que uma nova função pintar por aqui, explicações aparecem para situar o jogador.

As fases no começo são muito simples, mas caso você se complique para descobrir uma solução, pode apelar para as dicas. Elas são acionadas por meio de um botão presente no topo da tela. Além disso, é importante ficar atento a quanto dinheiro você tem, pois a construção da ponte não pode estourar o seu orçamento.

2. Cargo Bridge II

Jogos de construir pontes

Se você gostar de Cargo Bridge, pode experimentar também a sua continuação. O jogo segue uma estrutura bastante semelhante, mas apresenta muito mais fases, agora com os níveis agrupados em vários planetas temáticos, algo que dá um toque bastante especial a Cargo Bridge II.

Obviamente, você começa pelo mais simples, mas as fases ganham em complexidade. Isso também incrementa o nível de desafio e amplia as possibilidades de jogo, exigindo mais do jogador, mas também deixando tudo ainda mais divertido do que visto anteriormente.

3. Bridge Builder

Jogos de construir pontes

Com um visual mais elaborado do que os Cargo Bridge, Bridge Builder tem uma pegada mais realista. A lógica do game, porém, é a mesma: você precisa ligar pontos da forma correta para que a sua ponte sustente o que vai passar sobre ela. Para isso, é preciso analisar o ambiente, descobrir onde devem ir as conexões para sustentar tudo e então testar a sua construção.

São vários níveis à sua disposição e você também vai começar pelos mais simples por aqui. Depois, o nível de dificuldade aumenta e será preciso quebrar a cabeça para descobrir as soluções. Respeite o orçamento e usufrua das várias ferramentas posicionadas no menu à direita da tela para erguer a sua ponte.

4. FWG Bridge

Jogos de construir pontes

A Free World Group é uma das páginas mais conhecidas da web quando se fala em jogos gratuitos e online. Ela possui uma série de games dedicada a construção de pontes, a FWG Bridge. O primeiro título da franquia conta com três fases diferentes para você testar seu raciocínio.

Em cada um deles você deve encontrar a solução, ou seja, construir uma ponte que se sustentará quando usada. Para isso, é preciso ficar atento ao cenário e não gastar mais do que o seu orçamento permite. Se preferir, ative o “Sandbox mode” na tela inicial e então o dinheiro será ilimitado.

5. FWG Bridge 2

Jogos de construir pontes

FGW Bridge tem uma sequência que segue a mesma lógica do game original, ou seja, você precisa analisar o ambiente, ligar os pontos de forma correta e respeitar as suas finanças para erguer uma ponte. E, é claro, ela precisa se manter firme e forte quando utilizada.

A diferença aqui fica por conta de uma quantidade maior de fases (oito em vez de apenas três) e também pela possibilidade de salvar suas pontes para modificá-las posteriormente. É possível fazer isso com até 15 modelos distintos, depois basta clicar em “Load bridge”, na tela inicial do jogo, e abrir qualquer um deles.

6. Viaduct Designer

Jogos de construir pontes

Chegou a hora de construir pontes para trens. Em Viaduct Designer, você deve conciliar a vida de maquinista com a de engenheiro, projetando a ponte para que ela sustente a máquina que vai correr sobre os seus trilhos. Há que se levar em conta, porém, uma série de fatores por aqui.

Você precisa ser ágil e pensar (e agir) o mais rápido possível, pois quanto mais demora, menos pontos valem os seus feitos em Viaduct Designer. Além disso, é preciso controlar a velocidade do trem, pois fazê-lo passar devagar sobre o viaduto pode ser crucial para que as coisas deem certo por aqui.

7. Build the Bridge

Jogos de construir pontes

Novamente você deve construir pontes para trens chegarem aos seus destinos. Em Build the Bridge, são 24 fases diferentes para você colocar em prática os seus dons de construtor, pensando sempre em onde fixar cada ponto a fim de criar uma ponte forte o suficiente para aguentar a máquina.

Conforme você avança, vai liberando novos trens, permitindo que você tenha alternativas em determinados momentos do jogo. Com isso, é possível escolher um veículo mais adaptável às condições de sua ponte, algo essencial para que ela não desmorone e para que você supere cada fase.

8. Poly Bridge

Jogos de construir pontes

Começando a onda dos jogos pagos que são instalados em seu computador, Poly Bridge é o primeiro nome da lista. E o pontapé inicial não poderia ser dado de outra forma, pois este é um dos mais divertidos e bem pensados games do gênero, no qual você deve criar pontes que levarão carros aos seus destinos.

Apesar de parecer fácil, os diversos desafios de Poly Bridge crescem em nível de dificuldade. Assim, cada vez mais recursos estão à sua disposição, o que significa muito mais raciocínio a fim de fazer caber tudo dentro de cada fase. Então, respire fundo, fique calmo e prove que você é capaz de criar pontes engenhosas e funcionais.

9. Bridge It +

Jogos de construir pontes

Para construir pontes para trens nem sempre é preciso levar em conta apenas a ponte em si e aquilo que vai passar por sobre ela, mas também o que vai trafegar debaixo da construção. Este é exatamente o caso de Bridge It +, um game em que você precisa projetar um viaduto e ficar de olho em todo o ambiente que o cerca.

Sendo mais claro: navios podem passar por baixo das pontes que você constrói, ou seja, se você não projetar direito, tudo pode ir pelos ares. Além disso, o apelo visual do game é outro ponto bastante positivo, dando contornos ainda maiores de realismo a esta experiência.

10. Bridge Constructor

Jogos de construir pontes

Com visual pendendo mais para o estilo cômico, porém com basicamente a mesma proposta dos games anteriores, Bridge Constructor é mais uma opção para quem procura uma diversão ampla e repleta de desafios. Suas criações aqui serão testadas por diferentes veículos, ou seja, é possível que elas sirvam para alguns, mas não para outros.

Isso demanda ainda mais cuidado da sua parte na pele de arquiteto e engenheiro. São dezenas de fases diferentes ambientadas nos mais variados cenários, o que também ajuda a dar um toque ainda mais especial ao jogo. Há ainda diversos materiais à sua disposição, o que incrementa o nível de dificuldade e torna a experiência ainda mais divertida.

E aí, gostou da nossa lista? Conhece algum outro bom jogo de construção de pontes que ficou de fora? Não deixe de registrar sua opinião aqui embaixo, na caixa de comentários.