Publicidade

7 jogos que permitem jogar outros games dentro deles

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Nintendo, Microsoft, Sony
Divulgação/Nintendo, Microsoft, Sony

Muitos títulos hoje oferecem experiências de imersão de primeira, principalmente quando falamos de jogos de mundo aberto, sandbox ou simuladores. Uma das formas de levar os jogadores para dentro desses universos é oferecer experiências e até mesmo jogos completos em uma espécie de 'meta game'.

De primeira, é fácil lembrar dos fliperamas de Yakuza, que permitem rodar clássicos da SEGA, ou mesmo das máquinas de arcade espalhadas por lojas de conveniência em GTA: San Andreas. Na verdade, é de se assustar a quantidade de jogos que oferecem esse tipo de experiência.

Pensando nisso, o Canaltech trouxe uma lista de jogos que permitem jogar outros games dentro deles. Sejam experiências novas ou clássicos de 8 ou 16 bits, as desenvolvedoras costumam ser bem criativas nesse tipo de conteúdo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

7. Stardew Valley

O RPG de fazendinha criado por uma única pessoa, Stardew Valley, é bastante conhecido pela vastidão de conteúdo e pelas possibilidades que a vida no campo proporciona. Entre caça-níqueis, dardos e cartas, o título oferece diversos minijogos e referências ao mundo dos games.

Um dos primeiros que experimentamos dentro de Stardew Valley é O Rei da Pradaria, que pode ser jogado tanto no Saloon da Vila dos Pelicanos como em uma cutscene com a personagem Abigail, onde podemos jogar a versão de console de O Rei da Pradaria. A experiência conta com habilidades, itens, diversos inimigos e um chefe final; ou seja, é possível finalizá-lo. Outro jogo presente no fazendinha é o Junimo Kart, basicamente um título de plataforma de precisão com rolagem automática. Ambas as experiências são bem difíceis, então boa sorte se for tentar!

6. Night in the Woods

O jogo narrativo Night in the Woods é conhecido por seus personagens cativantes e sua história misteriosa. Mas você sabia que é possível jogar um roguelike 2D completo, no estilo 8 bits, diretamente do computador de Mae, a protagonista?

Este é Demon Tower, jogo de ação em que controlamos Palecat, que precisa passar por nove níveis, enfrentar chefões e mais de 10 inimigos diferentes. Além disso, Demon Tower também conta com dois finais diferentes: um bom e outro ruim. A presença deste jogo é uma grata surpresa, principalmente se levarmos em conta o escopo de Night in the Woods.

Continua após a publicidade

5. GTA

A franquia GTA sempre foi conhecida por oferecer um amplo grau de liberdade aos jogadores. A série disponibiliza diversas atividades que não estão necessariamente ligadas à história principal. Esse é o caso das máquinas de arcade distribuídas por Los Santos, San Andreas e Vice City.

Conhecendo GTA, é fácil presumir que a maioria dos jogos disponibilizados são algum tipo de paródia de títulos já existentes, como Tetris, Asteroids e Defender. Quem nunca tentou de tudo para pegar a conquista "Rei do QUB3D" em GTA IV? O GTA Online oferece vários outros jogos, alguns deles muito bem produzidos, diga-se de passagem.

Continua após a publicidade

4. Animal Crossing

Se você cansou de pescar e coletar insetos, ou de ser extorquido pelo Tom Nook, Animal Crossing (GameCube) também permite jogar 15 clássicos completos do Nintendinho. Títulos como Ice Climber, The Legend of Zelda e Super Mario Bros. são experiências totalmente jogáveis no primeiro game da franquia.

Esses e outros jogos ficam disponíveis após comprar um NES virtual na Tom Nook's Shop. Depois disso, é possível adquirir cartuchos desses títulos. Alguns eram exclusivos do Japão, outros funcionavam somente via GBA link. A experiência exibe os jogos em tela cheia e pausa o tempo real do simulador.

Continua após a publicidade

3. Yakuza

A franquia Yakuza já é conhecida pela recriação fiel dos clássicos fliperamas da SEGA no Japão. Mas não pense que é apenas uma homenagem decorativa: é possível jogar clássicos da empresa, como OutRun, Fantasy Zone, Virtua Fighter 2, Space Harrier e muito mais.

Para jogar, é necessário ir até os fliperamas e gastar com fichas. Os jogos são ports das versões de arcade e são 100% fiéis aos originais, além de contar com leaderboard local e online.

Continua após a publicidade

2. Uncharted 4

A Naughty Dog chegou ao seu auge com as franquias The Last of Us e Uncharted, e promete repetir o feito com Intergalactic. No entanto, o título que lançou o estúdio aos holofotes foi Crash Bandicoot. O clássico de plataforma 3D do PlayStation reapareceu em uma das aventuras mais recentes da desenvolvedora.

É possível jogar Crash Bandicoot em Uncharted 4, título marcado por um desenvolvimento conturbado e que encerra a jornada de Nathan Drake. O jogo do marsupial está disponível logo no início de Uncharted 4, onde Nathan e Elena aparecem jogando o título original com alguns comentários. Além de ser uma homenagem fantástica, Crash Bandicoot é totalmente jogável do início ao fim.

Continua após a publicidade

1. DOOM Eternal

DOOM é amplamente conhecido por rodar em qualquer coisa que conduza eletricidade e reproduza gráficos. Pode ser em um bloco de notas, teste de gravidez, PDF e até mesmo em Hytale, novo jogo no estilo de Minecraft.

Por isso, não é surpresa que os clássicos DOOM (1993) e DOOM II possam ser jogados dentro de DOOM Eternal. Ambos os boomer shooters ficam disponíveis após desbloquear todos os cheat codes e habilidades do Traje Pretor. Além de estarem completinhos, DOOM I e II contam com sistema de salvamento, o que permite jogar um pouco, estripar e lacerar demônios, e continuar de onde parou.

Continua após a publicidade

Esses são 7 jogos que permitem jogar outros games dentro deles:

  1. DOOM Eternal;
  2. Uncharted 4;
  3. Yakuza;
  4. Animal Corssing;
  5. GTA;
  6. Night in the Woods;
  7. Stardew Valley.

Leia também no Canaltech: