5 jogos que estão a mais tempo em Acesso Antecipado no Steam
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Você comprou aquele jogo em Acesso Antecipado no Steam e demorou para ele chegar na versão 1.0? Acredite, a situação poderia ser pior. Existem muitos títulos que passaram mais de 10 anos nisto e outros que nunca deixaram este status.
Com a nova ferramenta da plataforma da Valve, os desenvolvedores terão de ser mais transparentes em relação ao tempo que os games permanecerão neste estágio. No entanto, nem sempre foi assim e alguns estúdios abusaram da boa vontade dos seus fãs.
Nós do Canaltech te apresentamos 5 jogos que passaram mais tempo em Acesso Antecipado no Steam. Inclusive um deles está até hoje sem previsão de disponibilizar a sua versão completa. Confira todos abaixo:
5. BeamNG.drive
O jogo BeamNG.drive (2015) é um simulador de física de veículos que segue até os dias modernos em Acesso Antecipado, o que totaliza 11 anos nesta etapa e a contagem não vai acabar tão cedo.
Ainda que ele permaneça em desenvolvimento, o projeto é conhecido por trazer uma excelente estabilidade e funções que são encontradas muitas vezes em games finalizados.
4. The Isle
O simulador de dinossauros The Isle (2015) é conhecido por ser um dos que trazem os emblemáticos répteis com os melhores gráficos, mas o seu desenvolvimento também segue de forma jurássica.
11 anos depois e com uma reformulação completa de lá para cá, os desenvolvedores mantêm a experiência em Acesso Antecipado e pelo visto vai demorar mais alguns anos para a chegada da versão 1.0.
3. 7 Days to Die
O jogo 7 Days to Die (2013) não demorou sete dias para chegar à versão 1.0, mas sim 11 anos. O game só foi concluído em junho de 2024, mas antes disso era reconhecido por ter passado pelo “desenvolvimento eterno”.
Não dá para se falar que a equipe não trabalhou pesado durante este período. Pelo menos eles realizaram mudanças drásticas no motor gráfico, adicionaram várias mecânicas de RPG e um sistema de construção completo.
2. Kenshi
Kenshi (2006) começou a dar seus primeiros passos há duas décadas e passou por um longo período de testes. Inclusive, ele foi um dos primeiros games que entrou no programa de “early access” do Steam em 2013.
O título teve a sua versão disponibilizada apenas em 2018, ou seja, levou 12 anos para ele sair do Acesso Antecipado. Um tempo considerável, diga-se de passagem.
1. Project Zomboid
Apenas os mais pacientes esperam até hoje pelo lançamento de Project Zomboid (2013), que consegue ultrapassar todos os demais dessa lista e segue por 13 anos em Acesso Antecipado. O objetivo é ir ainda mais longe.
A Indie Stone o prometeu como o “simulador de sobrevivência definitivo”, foram lançadas múltiplas atualizações massivas e ele adicionou tanto conteúdo que nem parece mais o mesmo jogo da década passada. Ao menos o público “ganha” enquanto a desenvolvedora não carimba o selo de “1.0”.
Menção honrosa: Star Citizen
Star Citizen é conhecido como o jogo que literalmente se recusa a sair de sua etapa de Acesso Antecipado. Seus testes começaram em 2013 e desde então ele continua com o seu desenvolvimento aberto.
De acordo com o estúdio responsável, ele deve ser concluído entre 2027 e 2028 — no entanto, após 13 anos, a esperança do público é a menor possível. Ele entra em menção honrosa por ter um launcher próprio.
Os jogos em Acesso Antecipado
Diversos títulos caminham para o Acesso Antecipado, mas a verdade é que este mercado já virou “zona”. Projetos como Hades II, Palworld e outros até se comunicam bem com a comunidade, mas outros como Secrets of Grindea, DayZ e diversos que merecem destaque.
Entre os 5 games que mais passaram tempo para sair desta etapa no Steam e a menção honrosa, temos:
- Project Zomboid
- Kenshi
- 7 Days to Die
- The Isle
- BeamNG.drive
- Star Citizen
Leia também no Canaltech: