Jogo desafia você a descobrir locais do mundo usando o Street View

Por Douglas Ciriaco

O Google Maps trouxe inúmeras facilidades para a nossa vida, dentre elas o Street View. A possibilidade de caminhar virtualmente por ruas de várias cidades do mundo é algo incrível, tanto pelo ponto de vista prático — quando você precisa se dirigir a um endereço que ainda não conhece e pode fazer isso pela web antes de chegar lá — quanto pelo lado lúdico — é possível visitar lugares distantes e que talvez você nunca consiga ver pessoalmente.

Combinando as funções do Street View, surge o GeoGuessr, um jogo online criado por Anton Wallén e desenvolvido por uma equipe de seis pessoas. O jogo é bem simples: ele leva você para um lugar pelo Street View, permitindo que você caminhe um pouco pela região antes de cravar o seu palpite sobre qual parte do mundo é aquela. Depois, ele calcula a distância entre o seu palpite e onde o lugar efetivamente se encontra, gerando uma pontuação a partir disso.

O mundo na tela

GeoGuessr é um jogo simples: ele carrega o Street View no fundo e você encontra ali as ferramentas básicas de navegação, podendo caminhar para frente e para trás ou então aproximar as imagens que aparecem na lateral das vias pelas quais você transita. Seu grande trunfo está em reunir uma série de mapas categorizados de diversas maneiras. Assim, é como se diversas fases coexistissem dentro desta plataforma, todas oferecidas de maneira gratuita para qualquer jogador.

GeoGuessr

Consegue adivinhar onde é? (Foto: Reprodução/GeoGuessr)

É possível ir desde algo amplo e geral, como o mapa de todo o planeta Terra, até algo mais restrito e específico, como apenas um país ou então trajetos que passam apenas por locais famosos. Ao todo, são seis grandes categorias (Ásia, Cidades, Países, Europa, América do Norte e América do Sul) que reúnem 20 subcategorias e centenas de mapas. É possível escolher jogar sozinho ou então entrar em um desafio com outros jogadores — ao criar um desafio, você pode enviar a URL para um amigo e, então, comparar o resultado dele com o seu. Independentemente do tipo de jogo, cada mapa conta com cinco rodadas e o resultado final é a somatória do seu desempenho em cada uma delas.

Simples e desafiador

Quando você joga sozinho, o desafio está mais em saber o quanto você conhece de uma determinada região ou ainda qual a precisão de seus chutes. O ponto alto da experiência, contudo, está nos desafios feitos a outras pessoas, quando você compara seus conhecimentos com os de algum amigo. O sistema adotado pelo jogo é interessante, afinal permite que cada pessoa jogue quando tiver tempo, uma saída bem pensada para evitar que duas pessoas precisem estar online ao mesmo tempo para jogar.

GeoGuessr

Nem sempre as coisas vão bem. (Foto: Reprodução/GeoGuessr)

A variedade aqui é outro ponto forte. Seja na quantidade de mapas, oferecendo desafios diferenciados aos jogadores e garantindo a diversão de todo mundo por algum tempo, seja na possibilidade de adicionar um limite de tempo para cada rodada de um desafio contra outras pessoas. Isso significa que é possível variar as localidades visitadas e limitar o tempo de resposta para incrementar o nível de dificuldade.

Enfim, GeoGuessr é uma daquelas ideias incríveis que, apesar de óbvias, conseguem prender a atenção de muita gente. A facilidade com que tudo se desenrola por aqui, a praticidade de jogar com amigos sem que todos precisem estar online ao mesmo tempo e também a sacada de aproveitar uma das melhores ferramentas do Google para criar algo tão interessante fazem deste um game imperdível. Sem dúvida, é uma ideia que o próprio Google poderia (e deveria) ter tido.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.