Jogadores de Xbox experimentam mais jogos que os de PlayStation e Steam
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A discussão sobre a viabilidade de serviços como o Xbox Game Pass já se estende há alguns anos. Muitos jogadores, desenvolvedores e até executivos criticam a assinatura de jogos da Microsoft, argumentando que o serviço é prejudicial para a indústria e que não gera retorno aos estúdios que adicionam seus jogos ao catálogo.
- Vale a pena comprar um Xbox Series em 2025 ou é cilada?
- Game Pass: quais as diferenças entre os planos de assinatura?
Em contrapartida, é inegável que o serviço é uma forma acessível e barata de jogar videogame.
Um novo relatório da empresa de dados Ampere Analysis aponta que jogadores do Xbox jogam mais que os de PlayStation ou Steam. Em agosto deste ano, a pesquisa revelou que os donos de Xbox jogaram uma média de 5,7 títulos diferentes, em comparação com 4,5 na Steam e 3,7 no PlayStation. O dado leva em conta jogadores de 32 mercados do Xbox, 41 mercados da Steam e 45 mercados do PlayStation.
Segundo a Ampere, jogadores de PlayStation jogam, em média, dois títulos a menos por mês em comparação com os de Xbox desde agosto de 2022. Apesar de a quantidade de jogos consumidos por jogadores do Xbox ser maior que a dos de PlayStation e Steam, o número de horas jogadas na plataforma da Microsoft é o menor entre as três plataformas.
Em agosto de 2025, donos de Xbox jogaram, em média, por 7,7 horas, ante 12,7 horas no PlayStation e 11,9 horas na Steam. Esses valores mudam drasticamente no Xbox com o lançamento de jogos populares como Call of Duty.
É possível afirmar que, com base nos dados da Ampere Analysis, o acesso ao Xbox Game Pass permite que os jogadores experimentem uma variedade maior de títulos, mas não necessariamente comprando-os. O serviço por assinatura da Microsoft conta com cerca de 34 milhões de assinantes, segundo a última atualização da Microsoft.
Jogadores de Xbox dedicam mais tempo a jogos comprados do que aos do Game Pass
Outro dado que o relatório da Ampere revelou, referente a agosto deste ano, é que cerca de 42% do tempo total de jogo nos consoles Xbox foi gasto em títulos do Xbox Game Pass. A pesquisa afirma que esse número subiu para 50% com o lançamento de Call of Duty.
Apesar da pequena margem, isso mostra que jogadores do Xbox seguem engajados com jogos que não estão no Xbox Game Pass.
Leia também no Canaltech:
-
Aumento de preço do Xbox Series é golpe de misericórdia da Microsoft
- Por que o Xbox Series X sumiu e não pode mais ser comprado no Brasil?
- Switch 2 x PS5 x Xbox Series: comparação técnica entre os consoles
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?