Itch.io é acusada de atrasar pagamentos a desenvolvedores indie
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Desenvolvedores estão relatando nas redes sociais que a itch.io, loja digital com foco em títulos independentes, está atrasando o pagamento de jogos vendidos na plataforma. Alguns produtores afirmam estar há mais de 100 dias sem receber, um processo que normalmente levaria de 10 a 14 dias.
- Conheça 5 plataformas que disponibilizam jogos de graça para mobile e PC
- 10 melhores jogos indie para jogar no PC
“Desde o início, escrevi para o suporte do itch.io várias vezes nos últimos meses — e não obtive resposta a nenhum dos tickets. Para cumprir seus rígidos requisitos fiscais, fui até a repartição de finanças do meu país e forneci documentos oficiais (o que nenhum outro processador de pagamento ou banco jamais exigiu de mim)”, afirmou o desenvolvedor independente seanutsfrox, que estaria esperando seu pagamento há mais de 100 dias, em uma longa publicação no reddit feita em 21 de setembro. “Após meses, a itch.io finalmente os analisou e marcou meu perfil fiscal como ‘Validado’. E, ainda assim, não recebi nenhum pagamento”.
O produtor independente contou que a itch.io está retendo US$ 6 mil das vendas de seus jogos há meses. Ele afirma que seu projeto está sendo gravemente prejudicado pelo atraso nos pagamentos e que sua equipe precisa de fundos para continuar o desenvolvimento. “Eu até tinha uma freelancer já trabalhando em um contrato conosco — como o itch.io afirma que os pagamentos ocorrem em 10 a 14 dias, pensei que poderíamos confiar neles”, contou seanutsfrox. No entanto o freelancer foi dispensado pela ausência do pagamento.
Segundo ele, há mais de 200 devs que estão aguardando pagamentos e que relataram a mesma situação. “Curiosamente, todos eles estão fora dos EUA (principalmente da UE e do Reino Unido). Parece que a itch.io está se recusando especialmente a pagar desenvolvedores internacionais”, afirmou.
"Talvez os próprios funcionários do itch.io também estejam trabalhando de graça, e é por isso que a plataforma funciona do jeito que funciona. Se for o caso, talvez eles também gostariam de se juntar ao meu projeto e trabalhar por 4 meses sem receber?"
Entre as medidas tomadas por seanutsfrox estão o registro de uma queixa junto a uma autoridade da União Europeia por suspeita de fraude, além do contato com jornalistas e com os processadores de pagamento Stripe e PayPal.
Itch.io se envolve em polêmicas novamente
A itch.io volta a se envolver em polêmicas após sofrer pressão de processadores de pagamento por hospedar jogos para adultos em sua plataforma. O sistema da loja passou por grandes reestruturações, removendo esse tipo de conteúdo por um tempo.
O Stripe e o PayPal também se envolveram em controvérsias ao limitar seu suporte de pagamento na Steam a apenas seis moedas, sem incluir o Real Brasileiro.
Leia também no Canaltech:
-
Steam aperta o cerco contra jogos adultos após pressão de empresas de pagamento
- Guerra continua: Steam agora barra jogos adultos do Acesso Antecipado
- Na defensiva, Mastercard diz que não pressionou Steam para remover jogos adultos
Vídeo: Windows era o problema esse tempo todo? SteamOS dominará os PCs para jogos de alto desempenho?