Publicidade

Ikariam: saiba como jogar o game que remete à Grécia Antiga

Por| Editado por Bruno Salutes | 31 de Outubro de 2019 às 19h45

Link copiado!

Free Games Max
Free Games Max

Jogos com cenários históricos como a Grécia Antiga costumam chamar a atenção de muitos entusiastas de games, ainda mais quando seu enredo, por si só, inclui boas doses de estratégia. Esse é justamente o caso do Ikariam, jogo de MMORPG, ou seja, RPG que suporta vários jogadores online ao mesmo tempo, produzido pela Gameforge AG.

O intuito do Ikariam é bem simples: ocupar um lugar que é, originalmente, sem leis, sem governo ou qualquer infraestrutura e evoluir seu império até que ele seja o melhor e mais completo, conciliando fatores importantíssimos para a subsistência de qualquer sociedade, como infra-estrutura, produção de alimentos e outros bens, boas alianças e riquezas.

Como o Ikariam funciona

No jogo, é necessário utilizar as melhores estratégias possíveis a fim de melhorar o império. É necessário, portanto, que o jogador raciocine como um governante, a fim de saber exatamente como operar e o que fazer para melhorar a vida dos cidadãos da pólis. Cada decisão tomada influencia em ganhos e perdas para a cidade, como aumento ou diminuição da velocidade para construir, satisfação da população e força do exército.

Continua após a publicidade

Para administrar melhor sua cidade é possível contar com alguns recursos essenciais. São eles:

  • Mármore: utilizado para melhorar edifícios e, consequentemente, a infraestrutura da pólis grega;
  • Material de construção: utilizado para, além de melhorar edifícios, capturar e construir barcos e outros itens para sobrevivência;
  • Vinho: responsável pelo aumento da satisfação dos cidadãos, aumentando seu número. Serve também para recrutar cozinheiros;
  • Cristal: usado na academia, nos ensaios e, também, para recrutar médicos no quartel;
  • Enxofre: item essencial para garantir unidades terrestres e marítimas. Além disso, é possível utilizá-lo para evoluir as Residências de Governador e o Palácio da pólis.

Formas de governo no Ikariam

Continua após a publicidade

Através do Ikariam, também é possível aprender um pouco da história da Grécia, uma vez que as duas primeiras formas de governo presentes no jogo já eram conhecidas por filósofos políticos da época.

Os governos disponíveis são:

  • Aristocracia: governo onde quem lidera é a nobreza, comum entre jogadores do Ikariam que desejam investir mais na construção de grandes edifícios, uma vez que, ao escolher essa modalidade, é possível acelerar o tempo de construção em até 20%;
  • Democracia: governo do povo. Ideal para o jogador que deseja construir impérios realmente grandes, porém pacíficos. A cada tratado cultural conquistado nessa modalidade, são ganhos 75 pontos de satisfação em todas as cidades. Consequentemente, a população cresce e o império também;
  • Tecnocracia: governo onde os cientistas e especialistas controlam as decisões da pólis. No Ikariam, essa modalidade é interessante para jogadores que desejam produzir muito na área da ciência, uma vez que ela garante 5% a mais nos pontos de pesquisa e 20% em produtividade, o que concede bons resultados para o crescimento do império;
  • Ikacracia: Forma de governo padrão e inicial do Ikariam;
  • Ditadura: Governo liderado por um ditador, que reduz em 2% a manutenção das unidades do exército.
Continua após a publicidade

Modos do Ikariam

Assim como os demais jogos de RPG, o Ikariam possui modos, que alteram o cenário e outras características do jogo. São eles:

  • Mundo: esse modo do Ikariam conta com diversas ilhas, onde cada uma delas tem uma coordenada específica. Ele é bem interessante para jogadores que desejam explorar a fim de conhecer novos lugares;
  • Mostrar ilha: caso o modo Mostrar Ilha esteja ativo, será possível visualizar mapas para várias ilhas, além de informações detalhadas sobre cidades e trabalhadores que poderão trabalhar nas minas e aumentar o patrimônio da pólis;
  • Mostrar cidade: Esse último modo permite ter uma boa visão de qualquer cidade do jogo, visualizando quais espaços ainda não foram ocupados a fim de aumentar o território de seu império.

Onde jogar o Ikariam

Continua após a publicidade

Caso você tenha se interessado pelo jogo após a exposição acima, é possível jogá-lo gratuitamente através do site ou baixando a versão Mobile na App Store/Google Play. Nele, basta realizar o seu registro com informações como um e-mail e senha válidos ou até mesmo com a sua conta do Facebook.

Feito isso, clique em “Jogar” e selecione um dos mundos disponíveis. O Ikariam mostra informações como há quanto tempo cada um deles foi criado e a quantidade de brasileiros que o habitam. Após fazer sua escolha, clique em “Começar”.

Continua após a publicidade

Você será direcionado para a tela principal, onde verá uma mensagem de boas-vindas. É possível alterar o nome que aparece a qualquer momento. Clique em “Ok” para seguir o tutorial, onde uma mão indicará exatamente os locais que deverá percorrer no início do jogo.

Feito isso, você deverá começar a realizar funções para assegurar o fornecimento de recursos básicos para a pólis, como materiais de construção.

Continua após a publicidade

Para buscar materiais de construção, você deverá selecionar a opção “Mostrar ilha” e, em seguida, ir até a floresta, onde irá contratar trabalhadores que realizarão o serviço de serralheria. A cada missão como essa cumprida, você ganhará pontos de pesquisa e outras recompensas.

Em seguida, você terá como missão construir um novo edifício. Para isso, selecione a opção “Mostrar cidade” e clique sobre um dos campos vazios no solo.

Continua após a publicidade

Em seguida, você deverá clicar sobre “Pesquisas”, no canto superior direito da tela, onde aprenderá como armazenar recursos, navegar, entre outras atividades essenciais.

Por fim, vá até “Diplomacia” e clique sobre a Academia, onde você contratará responsáveis pela pesquisa, investigações filosóficas e relações diplomáticas. É lá que os sábios da pólis se encontram.

Continua após a publicidade

Feito isso, basta continuar jogando normalmente, escolhendo a melhor hora para construir novos edifícios, estabelecer relações e colher materiais!