Hunter x Hunter Nen x Impact tem lançamento banido na Austrália
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O jogo Hunter x Hunter Nen x Impact teve o seu lançamento banido na Austrália, com os órgãos reguladores se negando a classificá-lo. Não foi divulgado o que levou aos responsáveis à recusa e nem mesmo a produtora Arc System Works se pronunciou a respeito do tema.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Fortnite quebra recorde de jogadores simultâneos
- 30 anos de PlayStation: qual é o melhor console?
Segundo informações do Departamento de Infraestrutura, Transporte, Desenvolvimento Regional, Comunicações e Conselho de Classificação Artística, um game ter sua “classificação recusada” indica que há algo “fora dos padrões geralmente aceitos pela comunidade”.
O movimento chama a atenção justamente por Hunter x Hunter Nen x Impact - um jogo de luta baseado em um anime classificado no Brasil como para maiores de 16 anos - superar até mesmo os padrões mais extremos da Austrália. Ele sequer conseguiu entrar na categoria R18+ ou X18+, as maiores do país.
Para graus comparativos, até mesmo franquias como Mortal Kombat ou GTA não tiveram esse tipo de impedimento na Austrália. Vale lembrar que ambas franquias colecionam restrições por seu conteúdo gráfico extremo e pelo excesso de violência.
É possível que a Arc System Works tente novamente uma classificação de Hunter x Hunter Nen x Impact no país, considerando que ainda há tempo para seu lançamento. Antes previsto para chegar ao PS5, Switch e PC em 2024, ele foi adiado para setembro de 2025.
Violência em Hunter x Hunter Nen x Impact
É importante mencionar que Nen x Impact é baseado em Hunter x Hunter, uma obra que costuma ter um certo grau de violência e temas mais sérios. Porém, a própria animação tem classificação de +16 no Brasil, enquanto o mangá foi regularizado aqui como +14.
Nenhum dos trailers apresentados mostrou um grau de violência maior do que o visto no “conteúdo original”. Na verdade, muito pelo contrário: o que divulgaram é similar a outros jogos de luta “2D” - como Dragon Ball FighterZ, a franquia Guilty Gear (também da Arc System Works) e outros. Não há sequer presença de sangue, o que torna as coisas mais estranhas.
A Austrália é conhecida por ser bem exigente em relação à indústria gamer, aplicando uma série de restrições. Eles inclusive estão tentando criar uma lei que proíbe crianças e jovens de jogar videogames (e acessarem redes sociais) - o que tem gerado muito barulho e resistência.
Leia outras matérias do Canaltech: