Hollow Knight: Silksong é muito difícil? Team Cherry responde às críticas
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A dificuldade em Hollow Knight: Silksong tem gerado discussões entre os jogadores. Alguns têm baixado mods para facilitar o metroidvania no PC, enquanto outros estão apenas abandonando o reino de Fiarlongo ou até mesmo finalizando o jogo com o final ruim.
- Hollow Knight Silksong: Qual é o motivo de tanto hype em torno do jogo?
- 7 metroidvania parecidos com Hollow Knight que você precisa jogar
De fato, Hollow Knight: Silksong tem momentos de dificuldade que beiram o absurdo, seja nos chefes que invocam múltiplos inimigos para atrapalhar Hornet, seja nas seções de plataforma que exigem extrema precisão dos jogadores.
A Team Cherry se pronunciou sobre a alta dificuldade do metroidvania, que está fazendo um enorme sucesso. O pequeno estúdio australiano esteve presente no ACMI Game Worlds, evento que aconteceu na Austrália e conta com a participação de Hollow Knight: Silksong. A co-curadora da Game Worlds, Jini Maxwell, conversou com Ari Gibson e William Pellen, dois dos três principais desenvolvedores da Team Cherry, que abordaram sobre a dificuldade do jogo.
A ideia dos produtores é que os jogadores explorem o alto grau de liberdade de Hollow Knight: Silksong, permitindo que Hornet tenha alternativas em vez de ficar 'dando murro em ponta de faca' ao tentar vencer um chefe incansavelmente.
“Silksong tem alguns momentos de dificuldade acentuada, mas parte de permitir um nível mais alto de liberdade dentro do mundo significa que você tem escolhas o tempo todo sobre para onde está indo e o que está fazendo”, contaram os desenvolvedores.
Gibson relembra que os jogadores "têm maneiras de mitigar a dificuldade através da exploração, do aprendizado ou até mesmo de contornar o desafio completamente, em vez de ficar empacados".
A alta dificuldade em comparação com o jogo anterior também se deve ao fato de que Hornet, a protagonista de Hollow Knight: Silksong, tem muito mais opções de combate e movimentação, com esquivas, piruetas e ferramentas que podem ser evoluídas ao longo da jornada.
Para equilibrar as coisas, a Team Cherry também aprimorou os inimigos básicos, que têm mais movimentos e são mais letais. “Hornet é inerentemente mais rápida e mais habilidosa que o Cavaleiro, então até mesmo o inimigo de nível básico teve que ser mais complicado, mais inteligente”, contou Gibson. Então, é preciso ter cuidado redobrado se for jogar SIlksong antes do primeiro.
Quem jogou o suficiente certamente encontrou as temidas formigas. William Pellen revelou que “o guerreiro formiga básico é construído a partir do mesmo conjunto de movimentos do chefe Hornet original”. Ou seja, a lendária batalha que travamos com Hornet nos Caminhos Verdes, em Hallownest, também está aqui, demonstrando a complexidade dos novos inimigos.
Dificuldade de Hollow Knight: Silksong é justificável?
Para entender de fato por que Hollow Knight: Silksong é difícil, precisamos compreender alguns pontos importantes de como a dificuldade serve à jornada em Pharloom, o reino onde o metroidvania se passa. Mark Brown, designer, jornalista e criador do canal Game Maker's Toolkit, explicou um pouco sobre como a dificuldade funciona no novo título da Team Cherry.
O primeiro ponto levantado pelo designer é que a dificuldade precisa de um propósito para ser divertida, e aqui temos vários: a satisfação de vencer um chefe que ficamos horas tentando derrotar (às vezes, dias); a coerência narrativa com o reino de Pharloom, uma terra inóspita onde peregrinos sofrem para alcançar a Cidadela — o que se reflete na economia, já que os jogadores conseguem menos rosários (o dinheiro do jogo) nas áreas onde estão os peregrinos pobres e sofridos, enquanto na Cidadela há uma certa abundância de recursos; outro ponto importante é que, quanto mais difícil o jogo, mais os jogadores precisam pensar, traçar estratégias e explorar todas as mecânicas ao seu alcance para a vitória.
Corroborando os comentários dos desenvolvedores, Brown destaca que a principal mensagem de design de Silksong é a de explorar outros meios. Raramente um chefe será seu único caminho; sempre há outro lugar a explorar, formas de ficar mais forte ou de encontrar itens e ferramentas. Essa filosofia de Hollow Knight vem desde o primeiro jogo: nunca falta o que fazer, tamanha a liberdade que os desenvolvedores concedem aos jogadores.
Outros pontos de dificuldade destacados pelo jornalista são a perda de rosários, que pode ser contornada ao guardá-los sem penalidades. Hollow Knight: Silksong constantemente força o jogador a quebrar o ciclo de chegar ao chefe, perder e retornar. Se isso está acontecendo com você, tente dar meia-volta para explorar outras opções e ficar ainda mais forte.
Leia também no Canaltech:
-
Lançamento surpresa de Hollow Knight Silksong pode ter atrapalhado jogo indie
- Hollow Knight Silksong, Silent Hill f e mais; veja lançamentos de setembro
- Hollow Knight: Silksong registra reviews negativas no Steam; entenda
Vídeo: Ainda vale a pena comprar um console?
Fonte: Dexerto