Publicidade

Guitar Hero: confira curiosidades sobre a franquia

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 02 de Novembro de 2019 às 15h20

Link copiado!

Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

A popular franquia Guitar Hero possui fãs ao redor do mundo inteiro e marcou presença em diversas competições internacionais, como a World Cyber Games (WCG) e a Electronic Sports World Cup (ESWC). Embora, depois de seu fim, ela tenha dado lugar a outros games igualmente importantes, quando o assunto são jogos musicais, o título é, sem dúvidas, um dos primeiros a serem citados.

Confira, a seguir, curiosidades sobre o Guitar Hero desconhecidas por muitos

Músicas do Guitar Hero na versão cover

Nenhuma das músicas exibidas no Guitar Hero de 2005 era a versão original, embora a voz dos vocalistas das bandas cover sejam muito parecidas com as que foram lançadas originalmente.
O mesmo ocorreu com a segunda versão do Guitar Hero, lançada em 2006, que conta com canções de bandas como My Chemical Romance, Jane’s Addiction, entre outras.

Continua após a publicidade

Música mais difícil do Guitar Hero

O título de música mais difícil da franquia vai para Throught the Fire and Flames, da banda de metal Dragonforce. Ela faz parte de Guitar Hero 3, lançado em 2007, e é bem longa, com riffs exibidos em alta velocidade e diversos solos.

Guitar Hero: brasileiro em primeiro lugar no modo competitivo

Continua após a publicidade

Além do Guitar Hero, muitos outros games eram famosos no fim dos anos 2000, como o Need for Speed e o Carom 3D. Todos esses títulos tiveram jogadores brasileiros ocupando o primeiro lugar em torneios. O jogador profissional de Guitar Hero, Fábio “caiomenudo13” Jardim, na época com apenas 14 anos de idade, foi um dos nomes vencedores e recebeu o título de melhor jogador do mundo de Guitar Hero: World Tour, na WCG 2009.

Guitar Hero na DreamHack

O festival de esports DreamHack também contou com uma competição de Guitar Hero em um de seus torneios menores, realizados em pequenas stands. Desde 2016, as edições da competição contam com um torneio de Guitar Hero: Warriors of Rock. Desde então, ela vem contando com muitos participantes, que se reúnem para relembrar a era de ouro do game.

Continua após a publicidade

Guitar Hero na Video Games Live

Outra participação bem interessante do Guitar Hero foi na Video Games Live, que apresenta diversos concertos com foco em músicas que integram franquias famosas de videogames. Em uma das edições desses concertos, sediada no Brasil, várias músicas do jogo foram tocadas.

Guitar Hero: processo envolvendo a Activision

Em 2009, Courtney Love, vocalista da banda Hole, ameaçou processar a empresa responsável pelo Guitar Hero, a Activision. Isso porque, nas imagens promocionais do Guitar Hero 5, era exibida a versão digital de Kurt Cobain, finado vocalista do Nirvana e seu ex-esposo. No entanto, a imagem estava devidamente licenciada para o game, embora Courtney tenha afirmado, via Twitter, que a Activision havia violado o contrato.

Continua após a publicidade

Guitar Hero: fim da franquia

Em 2011, a Activision anunciou o cancelamento da produção de novas versões de Guitar Hero. Os motivos apresentados na época foram o alto custo para desenvolver o game e licenciar novas músicas.

No entanto, a franquia retornou em 2015, com o Guitar Hero Live, mas não obteve o sucesso esperado.
Parte do fracasso pode ter se dado por conta das novas exigências de suas versões mais recentes, que não permitiam mais utilizar joysticks para tocar as músicas, mas sim as guitarras oficiais do jogo, que custam bem mais caro.

Continua após a publicidade

Relação do Guitar Hero com artistas

Muitos artistas famosos do Rock ‘n Roll, como Noel Gallagher (vocal do Oasis) e Jon Bon Jovi, costumam criticar bastante o jogo. Por outro lado, Zakk Wylde, da Black Label Society e Lars Ulrich, do Metallica, elogiam o Guitar Hero por aumentar o interesse dos jovens pela música e por instrumentos musicais reais.

Guitar Hero na CNB e-Sports Club

Continua após a publicidade

A popular organização de e-sports do Brasil, CNB e-Sports Club, também pôde contar com sua participação em um torneio. O jogador responsável por representá-la no jogo foi Lucas “LuckySonic” Silva, que ficou em segundo lugar na ESWC 2010, sediada na França.

Guitar Hero: easter eggs

Os jogos do Guitar Hero possuem alguns Easter Eggs bem curiosos, como o fato de que Xavier Stone, no Guitar Hero 2, toca a guitarra com os dentes, em uma homenagem a Jimmi Hendrix. Além disso, no modo Quickplay, o mesmo personagem coloca fogo em sua guitarra, assim como Hendrix costumava fazer em seus shows.

Outro Easter Egg bem interessante no Guitar Hero 2 é a frase “Remember: NO STAIRWAY TO HEAVEN”. que faz uma referência ao ótimo filme Wayne’s World (Quanto Mais Idiota, Melhor, na versão em português), onde o personagem principal tenta tocar a música e é impedido. O Guitar Hero usou essa frase porque não foi autorizado pelo Led Zeppelin a usar suas músicas.

Continua após a publicidade

Além disso, existem easter eggs em Guitar Hero: Warriors of Rock (novamente se referindo aos dentes de Jimmi Hendrix e, outro, ao game World of Warcraft) e Guitar Hero 5 (se referindo a Dragon Ball Z).

Títulos do Guitar Hero

A franquia possui 16 títulos, que se dividem entre jogos de console e portátil. São eles:

Continua após a publicidade

Guitar Hero: versões para console

Guitar Hero (2005);
Guitar Hero II (2006/2007);
Guitar Hero III: Legends of Rock (2007);
Guitar Hero Encore: Rocks the 80s (2007);
Guitar Hero World Tour (2008);
Guitar Hero: Aerosmith (2008);
Guitar Hero 5 (2009);
Guitar Hero: Metallica (2009);
Guitar Hero: Smash Hits (2009);
Guitar Hero: Van Halen (2009);
Guitar Hero: Warriors of Rock (2010).

Guitar Hero: Versões portátil/celular

Guitar Hero: Carabiner (2007);
Guitar Hero III Mobile (2007);
Guitar Hero: On Tour (2008);
Guitar Hero III: Backstage Pass (2008);
Guitar Hero On Tour: Decades (2008).