GTA 6 irá bagunçar o calendário de jogos em 2026! Quem pode bater de frente?
Por Gabriel Cavalheiro |

A essa altura do campeonato, podemos dizer que GTA 6 é um dos jogos mais aguardados de todos os tempos, ultrapassando até mesmo todo o hype de Cyberpunk 2077 e No Man's Sky. Por isso, desenvolvedoras e publishers buscam ao máximo ficar longe do lançamento megalomaníaco da Rockstar Games
Todo esse medo não é para menos: estamos falando da desenvolvedora mais bem quista da indústria dos games. Apesar de tropeços como GTA Trilogy, a empresa vem de acertos monumentais, com nada menos que GTA 5, o segundo jogo mais vendido de todos os tempos, e Red Dead Redemption 2, reconhecido por muitos como um dos melhores games de todos os tempos.
O nível de detalhes, complexidade, popularidade e qualidade dos jogos da Rockstar de fato assusta. No ano passado, antes do primeiro adiamento de GTA 6 para maio de 2026, vimos um segundo semestre totalmente vazio. Só depois da empresa eliminar os planos de lançar o jogo no fim do ano é que começamos a ver agendamentos, como Battlefield 6.
A Embark Studios, do bem-sucedido Arc Raiders, também tirou o pé e ficou atenta ao lançamento de GTA 6. No fim das contas, o shooter de extração acabou saindo entre Battlefield 6 e Call of Duty: Black Ops 7 (e, mesmo assim, foi um sucesso).
Nova data de GTA 6 pode atrapalhar planos das empresas?
Diferentemente do ano passado, em que a Rockstar Games não tinha cravado uma data de lançamento, mas sim uma janela no fim do ano, desta vez temos dia, mês e ano: 19 de novembro de 2026. Apesar de ser lançado durante um dos períodos mais nobres do ano (principalmente por conta da Black Friday), a data exata permite que as desenvolvedoras planejem ainda mais o lançamento de seus jogos e evitem esbarrar nesse colosso.
O título deve ocupar os jogadores por meses e talvez anos, tal como GTA 5. Nesse caso, dezembro torna-se um risco para qualquer lançamento. Apesar de o último mês do ano não ser lá muito disputado, vimos alguns grandes lançamentos chegando em dezembro, como Metroid Prime 4: Beyond, Indiana Jones and the Great Circle e até o próprio Cyberpunk 2077.
Por ora, alguns grandes jogos, como Saros, Resident Evil Requiem, Phantom Blade 0 e 007 First Light, seguem distantes de GTA 6, mas há muitos títulos grandes que ainda não têm um lançamento certo. É o caso de Control: Resonant, The Blood of Dawnwalker e Marvel's Wolverine.
Uma das empresas que pode ter um ano ainda mais desafiador é o Xbox. A Microsoft planeja um line-up first-party fortíssimo em comemoração ao 25° aniversário da marca, incluindo o retorno de suas quatro franquias pilares: Halo: Campaign Evolved, Forza Horizon 6, Gears of War: E-Day e o reboot de Fable. O problema aqui é administrar o lançamento dessa grande quantidade de jogos enquanto desvia de GTA 6.
Vale lembrar também que a Microsoft é dona de nada menos que Call of Duty, que tem um rígido modelo anual, geralmente programado para outubro e novembro, bem próximo do jogo megalomaníaco da Rockstar. Além disso, o Xbox abarca dezenas de outros estúdios que podem contar com lançamentos neste ano.
A Microsoft precisa evitar que os jogos em si canibalizem uns aos outros, apesar de a companhia não estar tão interessada em vender hardware, mas sim em serviços.
Por outro lado, a Nintendo deve ser a menos afetada por um possível lançamento de GTA 6 em novembro, visto o público que a japonesa atende e a distância competitiva com o PlayStation e o Xbox.
Quem pode bater de frente com GTA 6?
As empresas que tentarem lançar algum jogo, principalmente AAA, próximo de GTA 6, correm o risco de lançar um projeto natimorto. Apesar de 2026 ser um ano recheado de grandes novidades, são poucos os que conseguem sequer chegar aos pés do hype imposto pela Rockstar Games.
Os jogos que poderiam tentar alguma sorte não têm lançamentos previstos para 2026. Esse é o caso do RPG massivo da Bethesda, The Elder Scrolls VI. Apesar de alguns rumores apontarem para um lançamento surpresa neste ano (a tempo do 40° aniversário da desenvolvedora), o chefão do estúdio, Todd Howard, deu a entender diversas vezes que não veremos a sequência de Skyrim tão cedo.
Outro RPG que poderia se contrapor ao GTA 6 é The Witcher 4, após o enorme sucesso do terceiro título da franquia em 2015. The Witcher 3 elevou a barra para qualquer outro jogo de RPG ocidental ao reinventar a roda quando o assunto é narrativa e, principalmente, missões secundárias.
The Witcher 4 promete entregar todo o pedigree da CD Projekt RED, apesar do lançamento desastroso de Cyberpunk 2077 em 2020, que acabou se envolvendo em uma história de redenção. Apesar de ser uma das grandes apostas contra GTA 6, boatos apontam para um lançamento em 2027 (alguns dizem até mais tarde).
Leia também no Canaltech:
- Lançamentos de jogos 2026: Datas confirmadas e previsões
- GTA 6 e Nintendo são os assuntos mais comentados dos games em 2025
- Online de GTA 6 pode ter elementos de MMO? Desenvolvedor sugere que sim
Vídeo: Os jogos vão ficar mais caros, mas tem motivo. Pronto para pagar mais caro em GTA VI e Mario Kart?