GTA 6 deve ter NPCs mais autônomos e "aleatórios", sugere patente

GTA 6 deve ter NPCs mais autônomos e "aleatórios", sugere patente

Por Wagner Wakka | 19 de Janeiro de 2021 às 09h30
Rockstar Games

GTA 6 pode ter um sistema de personagens não jogáveis (NPC, na sigla em inglês) mais aprimorado que nos seus antecessores. A Take-Two, companhia que publica o título, registrou uma patente de tecnologia para mudar a forma como personagens seguem padrões em jogos de mundo aberto.

O documento é bem técnico, contudo, de modo bastante básico, ele pretende fazer com que os NPCs do ambiente possam ter comportamentos diferentes entre si, dando mais profundidade para o mundo do jogo.

Atualmente, para que um título como os da série GTA funcione, é preciso limitar as ações de parte dos NPCs do ambiente. Por exemplo, todos eles andam com a mesma velocidade com os carros, se comportam mais ou menos da mesma forma no trânsito, ou reagem com uma limitada gama de opções ao ambiente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para mudar isso, em linhas gerais, a patente propõe um tipo diferente de mapeamento dos personagens, deixando o sistema menos pesado. Assim, permitiria que mais NPCs pudessem agir de diferentes modos pelo mapa, deixando o cenário mais realista.

“Um método para navegação virtual em ambientes de games, sendo o ambiente representado por um ou mais nodos de baixo nível unido por links”, explica a patente. O sistema de “nodos de baixo nível” seria uma representação mais simples do sistema complexo usado para movimentação dos personagens.

Ao lado direto, sistema de nodos de baixo nível (Foto: USPTO)

A Take-Two é a empresa-mãe que detém a Rockstar, desenvolvedora da série GTA. Ainda não é possível saber se haverá mudanças em GTA 6 somente por conta dessa patente, contudo, já se sabe que o game está em desenvolvimento e deve ser o próximo grande lançamento da companhia.

A patente completa está disponível no United States Patent and Trademark Office, instituição norte-americana que registra documentos do tipo no país.

Fonte: USPTO

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.