Publicidade

Google abre estúdio de desenvolvimento de jogos exclusivos para o Stadia

Por| 24 de Outubro de 2019 às 10h20

Link copiado!

Google abre estúdio de desenvolvimento de jogos exclusivos para o Stadia
Google abre estúdio de desenvolvimento de jogos exclusivos para o Stadia
Google Stadia

O Stadia vai ganhar o seu primeiro estúdio de desenvolvimento dentro do Google. O anúncio veio de Jade Raymond, líder do setor Stadia Games & Entertainment, em post oficial. O estúdio ainda não tem nome, mas será responsável por criar títulos exclusivos para a plataforma de games por streaming do Google.

Com esse novo estúdio, que será baseado em Montreal, no Canadá, a ideia é rechear a plataforma com exclusivos. “O estúdio da Stadia Games & Entertainment vai produzir conteúdos exclusivos e originais em um portfólio diverso de jogos em todos seus gêneros favoritos”, aponta Raymond.

Apesar de falar sobre o lançamento do estúdio, o Google não disse quais serão os primeiros títulos nem quem está envolvido no desenvolvimento. Raymond ressaltou apenas que pretende levar uma “cultura de trabalho diversa e inclusiva”.

Continua após a publicidade

Também há uma série de postos de trabalho para pessoas interessadas em produzir para o novo estúdio. Embora pareça que a ideia esteja em fase inicial, sem nome ainda, Raymond ressalta que já há trabalho sendo feito nos últimos meses.

O discurso de Raymond vem acompanhado de dois acontecimentos recentes do mercado. O primeiro é o grande número de denúncias de crunch, momento em que desenvolvedores precisam fazer horas extras abusivas para finalizar um jogo. Em textos do jornalista Jason Scheirer do Kotaku, houve uma série de relatos de más condições de trabalho, assédio moral e preconceito na indústria. Por isso, o reforço de Raymond no caráter inclusivo da empresa.

Outro ponto foi o lançamento de serviços concorrentes. A Apple apresentou o Arcade, seu serviço de assinatura que chegou já com uma série de títulos exclusivos no lançamento. A Microsoft também tem o projeto xCloud, uma plataforma de processamento em nuvem que será rival direto do Stadia. A gigante tecnológica anunciou a compra de cinco estúdios no ano passado para desenvolver games exclusivos.

O Google Stadia chegará a 14 países no dia 19 de novembro, mas o Brasil não está incluído nessa lista. Os locais serão: Bélgica, Finlândia, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

Continua após a publicidade

O plano mais básico de assinatura deverá custar US$ 9,99, que dá acesso a um leque de games em 4K e 60 fps já no lançamento. Contudo, existe um sistema básico, em 1080p e 60 fps, que é grátis e os jogos precisam ser comprados à parte.

Fonte: Google Blog