Publicidade

Games que forçam jogadores a assistirem propagandas são banidos do Steam

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Valve
Divulgação/Valve
Tudo sobre Valve

A Valve anunciou a implementação de novas regras referentes a propagandas que forçam os jogadores a assistirem para, então, conseguirem jogar no Steam. A partir de agora, está proibido tal prática e as novas regras vão além: não é mais permitido nem mesmo as propagandas que recompensam o jogador pelo tempo gasto assistindo.

"Os desenvolvedores não devem utilizar publicidade paga como um modelo de negócios em seus jogos, como exigir que os jogadores assistam ou se envolvam com a publicidade para jogar, ou que a jogabilidade seja limitada pela publicidade", explica a Valve.

Jogos podem ser vendidos para evitarem a nova regra

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A dona do Steam deixa bem claro que se o desenvolvedor já executa a prática em alguma outra plataforma, terá que remover o recurso antes de publicar o título na maior plataforma de games de PC e sugere o seguinte:

"Se o modelo de negócios do seu jogo depender de publicidade em outras plataformas, será necessário remover esses elementos antes de lançá-lo no Steam. Algumas opções que podem ser consideradas incluem mudar para um “aplicativo pago” de compra única ou tornar o jogo gratuito com atualizações opcionais vendidas por meio de microtransações ou conteúdo para download (DLC)".

Essa é uma prática comumente vista em jogos mobile, mas como o Steam contém uma grande quantidade de jogos gratuitos nos moldes parecidos com aqueles voltados para celulares, não seria surpresa encontrar títulos com essa prática agora proibida. A Valve vem trabalhando para deixar a plataforma cada vez melhor aos seus usuários.

Veja mais do CTUP: