Fortnite se torna o jogo mais assistido do Twitch

Por Felipe Demartini | 06 de Março de 2018 às 12h50

O Twitch tem um novo campeão. O game Fortnite assumiu a liderança e se tornou o jogo mais assistido da plataforma, tendo acumulado mais de cinco mil anos em audiência apenas nas duas últimas semanas. O total foi suficiente para que o shooter da Epic Games deixasse para trás um dos grandes vencedores da plataforma, League of Legends.

Os números oficiais da plataforma impressionam. Em média, são 6,5 mil canais transmitindo o título a qualquer momento no Twitch, com 150 mil usuários assistindo. É um crescimento explosivo para Fortnite, que em dezembro contava com cerca de dois mil streamings simultâneos e 40 mil espectadores.

Os dados também colocam o jogo da Epic Games bem à frente daquele que é considerado seu principal rival: PlayerUnknown’s Battlegrounds. O jogo da PUBG Corp acumulou, no mesmo período, 2,5 mil anos de visualizações, com uma média de quatro mil canais e 65 mil pessoas assistindo. Os dados mostram o declínio do título, que ainda é bastante popular, mas parece já estar sendo deixado de lado.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Tanto que o outrora campeão da plataforma, hoje, já está sendo superado por outros figurões, que retornam às posições superiores. É o caso, justamente, do já citado League of Legends e também de Counter-Strike: Global Offensive, títulos que mantêm a sua força, principalmente, devido aos grandes torneios do circuito competitivo.

Analisar os números relativos ao Twitch, entretanto, também é mergulhar no caráter efêmero da plataforma. Enquanto Fortnite vem sendo citado como o líder do serviço, é League of Legends que ainda detém o melhor aproveitamento. Enquanto o shooter tem cerca de 20 espectadores por canal que o transmite, o MOBA da Riot Games conta com uma média de 50 pessoas.

Além disso, são dados que podem mudar a todo momento. Apesar da média das duas últimas semanas, no momento em que esta reportagem é escrita, Fortnite aparece apenas na terceira posição entre os jogos mais assistidos do Twitch. Em primeiro, com mais de 133 mil espectadores, está DotA 2, da Valve (devido às transmissões de um torneio oficial que acontece em Bucareste, na Romênia), seguido de Battlegrounds, com 93,5 mil. O título da Epic Games está em terceiro, com 81,7 mil.

O grande sucesso pode ser explicado de diferentes maneiras, mas dois fatores parecem ser primordiais: Fortnite é um jogo gratuito e está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One, ao contrário de Battlegrounds, que é pago e não tem versão para o console da Sony. O caráter cartunesco e divertido das partidas em que vence o último jogador ou equipe vivo também ajuda a criar partidas e transmissões tensas e empolgantes, com partidas rápidas e cheias de ação.

Fonte: SullyGnome Tracker

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.