Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fortnite permitia partidas entre jogadores do PS4 e Xbox One

Por| 19 de Setembro de 2017 às 11h10

Link copiado!

Fortnite permitia partidas entre jogadores do PS4 e Xbox One
Fortnite permitia partidas entre jogadores do PS4 e Xbox One

A recusa de cooperação da Sony com a Microsoft no que toca a jogatina integrada entre usuários de PlayStation 4 e Xbox One não parece ter impedido que os desenvolvedores de Fortnite implementassem o recurso às escondidas. Durante o final de semana, surgiram indícios, mais tarde confirmados, de que o game estaria, sim, permitindo o chamado cross-play entre os usuários de duas plataformas.

As suspeitas começaram quando usuários que continham espaços em seu nome de usuário começaram a aparecer durante partidas online – algo que não é permitido na PSN e seu sistema de IDs. Na rede social Reddit, os jogadores começaram a encontrar as contas correspondentes na Xbox LIVE até que veio a confirmação de que o cross-play estava habilitado, com um jogador exibindo uma partida online ao lado do filho, um jogando em um PS4 e o outro no Xbox One.

Trata-se, provavelmente, de uma liberação feita por engano, mas também prova de que o sistema funciona. Teoricamente, a implementação de um sistema cross-play entre as duas plataformas depende da autorização de ambas as fabricantes. Enquanto a Microsoft já disse estar disposta a conversar sobre o assunto, a Sony se recusa a fazer isso, afirmando que a jogatina integrada não seria benéfica para seus clientes devido às diferenças entre os dois consoles.

Continua após a publicidade

Seja como for, a Epic Games, produtora de Fortnite, desativou a funcionalidade assim que ela foi descoberta, dando a entender que sua liberação se tratou, mesmo, de um engano. A presença de usuários da Xbox LIVE em partidas na PSN não voltou a ser notada, e a Epic Games se pronunciou, afirmando apenas que se tratava de um “problema de configuração que já foi resolvido”.

A notícia acendeu uma fagulha de esperança e, principalmente, alavancou a pressão sobre a Sony para que a jogatina entre PlayStation 4 e Xbox One fosse liberada. A empresa conta com esse tipo de função em alguns games, como Street Fighter V, que se integra ao PC, mas nunca conversou com o videogame da concorrência.

Enquanto isso, do outro lado, Minecraft é um dos mais notórios exemplos de integração entre diferentes plataformas. Os jogadores de Xbox One, por exemplo, são capazes de jogar ao lado de usuários não apenas do Nintendo Switch, mas também de Android e iOS.

Fonte: Eurogamer