Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Festival MIX Brasil vai ter programação voltada a jogo indie sobre diversidade

Por| 14 de Novembro de 2018 às 20h00

Link copiado!

Festival MIX Brasil vai ter programação voltada a jogo indie sobre diversidade
Festival MIX Brasil vai ter programação voltada a jogo indie sobre diversidade

O Festival MIX Brasil de Cultura de Diversidade terá um toque diferente este ano. Isso porque o evento vai contar com uma programação voltada para jogos independentes feitos no Brasil e na Holanda, cujo tema é diversidade.

Chamada de BIG Diversity, a iniciativa é projetada pelo BIG Festival, evento de jogos independentes que acontece anualmente no Brasil. Além de uma exposição com os jogos feitos por aqui e no país holandês, o projeto também vai contar com palestras sobre roteiro e construção de personagens LGBTQIA+ nos games, além da primeira game jam com a temática diversidade, que foi batizada de BIG Mix Jam [4] Diversity.

"Melhorar a representatividade LGBTI e de outras minorias dentro dos games é um dos principais objetivos do Games [4 Diversity]. Por isso, resolvemos nos aproximar do MIX Brasil e fomentar essa discussão no principal evento da diversidade", explica Marina Pecoraro, produtora do BIG Festival e idealizadora do BIG Diversity.

A game jam já recebeu mais de 50 inscrições e vai acontecer por 48 horas, entre os dias 16 e 17 de novembro. O tema já está disponível: PensoLogo(r)Existo. Os participantes terão de desenvolver um jogo do zero na escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) e com condução de Eline Muijres, do Games [4Diversity], da Holanda.

Continua após a publicidade

Jogos do local

A mostra de games será composta por três títulos brasileiros, selecionados no BIG Festival deste ano e mais dois pelo evento holandês. Entre os games da casa está Florescer, título feito pelo estúdio PugCorn em parceria com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis. Florescer tem como proposta provocar a reflexão e causar empatia para com as pessoas trans, colocando o jogador no papel de uma adolescente trans e mostrando as dificuldades e os preconceitos presentes em seu cotidiano.

Na lista figuram ainda títulos brasileiros como Dandara, da Long Hat House, e UNSIGHTED, do Studio Pixel Punk. Na lista holandesa, há Herald, da empresa Wispfire, e Fragments of Him, da Sassybot Studios. Visitantes terão contato gratuito com todos os títulos citados até o dia 25 de dezembro.

Por fim, o evento vai contar com uma palestra de roteiros de cinema aos games com um bate-papo entre Arthur Protásio, roteirista da Fableware Narrative Design e da TV Globo, e Tiani Pixel, desenvolvedora de games e CEO Studio Pixel Punk,

Continua após a publicidade

O Festival MIX Brasil de Cultura da Diversidade acontece entre os dias 15 e 25 de novembro com programação em vários locais de São Paulo. Os jogos ficarão expostos no Centro Cuĺtural São Paulo, na rua Vergueiro, 1000, na capital paulista.

A programação de games ainda conta com parceria entre o Mix Brasil, o BIG Festival Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais e a fundação Games [4Diversity] da Holanda.