Ex-líder de Assassin's Creed diz que foi afastado pela Ubisoft
Por Gabriel Cavalheiro |

Após 15 anos trabalhando em Assassin's Creed, o ex-líder da franquia, Marc-Alexis Côté, explicou sua saída repentina da Ubisoft, mesmo após o sucesso de Assassin's Creed Shadows.
- 8 jogos e franquias esquecidos pela Ubisoft
- Assassin's Creed Shadows no PC: veja requisitos para jogar
Em uma publicação no LinkedIn na última sexta-feira (17), Côté revelou que não deixou Assassin's Creed, mas a Ubisoft teria o afastado do cargo de vice-presidente e produtor executivo da série. O ex-executivo tinha como função garantir que as equipes por trás de Assassin's Creed entregassem um sucesso criativo e comercial, além de atuar como porta-voz da franquia. Côté estava no cargo há quase 4 anos.
"Muitos de vocês expressaram surpresa por eu ter escolhido deixar o Assassin’s Creed após tantos anos, especialmente considerando a paixão que ainda tenho pela franquia. A verdade é simples: eu não fiz essa escolha", contou o ex-funcionário da Ubisoft.
Segundo a postagem, a companhia francesa decidiu transferir a liderança dos jogos de Assassin's Creed para alguém mais próximo de sua nova estrutura organizacional. Para quem não se lembra, a Ubisoft e a Tencent formaram uma nova desenvolvedora chamada Vantage Studio, que ficará responsável pelas três principais franquias da francesa: Assassin's Creed, Far Cry e Rainbow Six. A Tencent possui 25% das ações do novo estúdio.
"Uma posição diferente foi mencionada, mas ela não tinha o mesmo escopo, mandato ou continuidade com o trabalho que me foi confiado nos últimos anos", contou Côté.
Na semana passada, um representante da Ubisoft teria afirmado ao site IGN que Marc-Alexis Côté teria escolhido sair da companhia, o que foi negado pelo ex-executivo. Sua saída foi tida como conturbada, mas Côté deixou claro que não guarda ressentimentos da empresa. "A Ubisoft foi minha casa por toda a minha vida profissional, e sempre serei grato pelas pessoas, pelos projetos e pela crenha de que juntos poderíamos criar mundos que inspiram milhões", afirmou.
Filho do CEO da Ubisoft assume novo estúdio
A nova reestruturação da Ubisoft, que conta com investimento de US$ 1,25 bilhão da Tencent, resultou na criação da Vantage Studio, que será comandada pelo filho do CEO e cofundador da Ubisoft, Charlie Guillemot, junto de Christophe Derennes, que ocupava o cargo de diretor administrativo da Ubisoft na América do Norte.
O novo estúdio integra os escritórios da Ubisoft em Montreal, Quebec, Sherbrooke, Saguenay (Canadá), Barcelona (Espanha) e Sofia (Bulgária) e marca uma mudança na forma como a Ubisoft opera, adotando uma estrutura de 'Casas Criativas' para o novo ecossistema da empresa.
Leia também no Canaltech:
- "Político demais": Ubisoft cancela Assassin's Creed sobre ex-escravo contra KKK
- Ubisoft afirma que microtransações deixam os jogos mais “divertidos”
- Ubisoft produz battle royale para disputar com Fortnite e APEX Legends
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?