Estúdio de GTA 6 no Reino Unido sofre explosão
Por Gabriel Cavalheiro |

O estúdio Rockstar North em Edimburgo, no Reino Unido, sofreu uma explosão na madrugada desta segunda-feira (19). O caso mobilizou 7 veículos do Serviço Escocês de Bombeiros e Resgate (SFRS), entre eles três caminhões de bombeiros, para estabilizar danos estruturais no prédio comercial após um alarme ter sido acionado às 2h02 (no horário de Brasília). Não houve registro de vítimas fatais ou feridos.
- 10 vezes que a Rockstar adiou jogos como GTA e Red Dead Redemption
- GTA 6 e Nintendo são os assuntos mais comentados dos games em 2025
Apesar da natureza da explosão não ter sido divulgada pelas autoridades locais, boatos sugerem que o incidente teria começado numa sala de caldeiras. A ação do SFRS também contou com participação da Polícia da Escócia, que isolou o escritório localizado na Holyrood Road.
Em comunicado disponibilizado pelo site Yahoo! News UK, um porta-voz da SFRS informou que "O Controle Operacional mobilizou três viaturas de bombeiros e recursos especializados para o local, onde os bombeiros trabalharam para estabilizar danos estruturais em um edifício comercial".
O porta-voz também reiterou que "não houve relatos de vítimas" e que as equipes estabilizaram a situação e deixaram o local às 6h21 (no horário de Brasília).
Não se sabe ao certo quais os impactos operacionais que a explosão terá no escritório da Rockstar North em Edimburgo. Até o momento, a desenvolvedora de GTA 6 não divulgou nenhuma informação sobre o incidente e se isto impactou a produção de seu próximo grande game.
Explosão acontece em meio a incertezas na Rockstar
A explosão no escritório da Rockstar North em Edimburgo nesta segunda-feira (19), que felizmente não deixou vítimas, acontece em um momento em que a empresa se envolve em questões trabalhistas sérias. Vale recordar que a companhia tem sofrido retaliações de sindicatos e desenvolvedores após demitir 30 colaboradores no ano passado, sob a justificativa de que o grupo estaria vazando informações confidenciais de jogos.
Neste mesmo prédio da Rockstar North em Edimburgo onde aconteceu a explosão, ocorria, em novembro do ano passado, uma manifestação em protesto às demissões promovidas pela empresa.
O caso envolveu o Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha (IWGB), que alegou que as demissões foram realizadas após os desenvolvedores tentarem se sindicalizar. A companhia agora trava uma batalha judicial e segue batendo na tecla de que os colaboradores em questão foram demitidos por divulgarem informações confidenciais.
Vale lembrar que GTA 6 está agendado para chegar em 19 de novembro de 2026, enquanto um adiamento para 2027 segue incerto.
Leia também no Canaltech:
- GTA: Tropa de Elite? Rockstar considerou Rio de Janeiro como cenário da franquia
- 1º ministro inglês promete investigar demissão de 31 devs de GTA 6 pela Rockstar
- GTA Vice City ganha Path Tracing, fica mais realista e exige PC da NASA
Vídeo: Os jogos vão ficar mais caros, mas tem motivo. Pronto para pagar mais caro em GTA 6?
Fonte: Yahoo! News UK, BBC, Edimburghlive