Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

eShop do Wii U e Nintendo 3DS serão desativadas

Por| Editado por Bruna Penilhas | 16 de Fevereiro de 2022 às 11h23

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Nintendo

A Nintendo anunciou o encerramento do funcionamento da eShop nos consoles Wii U e família Nintendo 3DS. A partir de 23 março de 2022, não será mais possível adicionar fundos à loja digital para transações. Em 29 de agosto, a eShop não permitirá mais o uso de créditos ou fundos acumulados, além de encerrar o download de conteúdos gratuitos, como demonstrações.

O jogador terá até o final de março de 2023 para resgatar códigos de download. Os usuários que vincularem a carteira Nintendo Network ID, usada no Wii U e Nintendo 3DS com a Conta Nintendo do Nintendo Switch, podem utilizar o saldo compartilhado para comprar conteúdo em qualquer plataforma da Nintendo até março de 2023. Depois disso, o saldo só poderá ser usado para comprar conteúdo para a família de sistemas Nintendo Switch.

Continua após a publicidade

O fechamento da eShop nos consoles da Nintendo também afetará softwares que utilizam o sistema, como o StreetPass Mii Plaza, Theme Shop e Nintendo Badge Arcade.

Em comunicado no site oficial, a empresa do Mario compartilhou que, mesmo após o final de março de 2023, ainda será possível baixar novamente jogos e DLC, receber atualizações de software e jogar online no Wii U e na família de sistemas Nintendo 3DS.

Jogos de Wii U e 3DS serão compatíveis com Switch?

Continua após a publicidade

No anúncio de encerramento das atividades da eShop no Wii U e 3DS, a Nintendo compartilhou, em uma sessão de perguntas e respostas, que não planeja trazer retrocompatibilidade ao Switch de nenhuma outra forma além do atualmente praticado com o serviço de assinatura Nintendo Switch Online.

Respondendo a pergunta se disponibilizará jogos clássicos para serem adquiridos de outra maneira ou se tem a “obrigação de preservar jogos clássicos continuamente para compra”, a gigante do Mario escreveu:

“Em nossos planos de assinatura do Nintendo Switch Online, mais de 130 jogos clássicos estão atualmente disponíveis em bibliotecas crescentes para vários sistemas. Achamos que essa é uma maneira eficaz de tornar o conteúdo clássico facilmente disponível para uma ampla variedade de jogadores. No momento, não temos planos de oferecer conteúdo clássico de outras maneiras”, relatou a Big N, em relação a chegada de jogos de Wii U e 3DS no Switch.

Continua após a publicidade

A resposta até poderia abrir uma porta para a inclusão de mais títulos de outras plataformas ao serviço Nintendo Switch Online. No entanto, o trecho transcrito pelo site Kotaku foi apagado da página oficial da empresa.

Pokémon Bank se tornará gratuito

Com o encerramento da loja digital e o fim de serviços atrelados ao Wii U e Nintendo 3DS, a The Pokémon Company anunciou que o aplicativo Pokémon Bank se tornará gratuito em março de 2023, quando a eShop for fechada.

Continua após a publicidade

O app para carregar monstrinhos de jogos como Pokémon Red & Blue até a geração de Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon funcionará por tempo indeterminado, segundo a conta japonesa da companhia. No entanto, o aplicativo necessário para carregar Pokémon para o Nintendo Switch, chamado "Transporter", ficará indisponível com o fim das atividades da eShop no Wii U e 3DS.

Fonte: Nintendo, Kotaku