Emulador de Nintendo Switch 2 só deve surgir de 2030 em diante
Por Gabriel Cavalheiro |

Emulação é um tema delicado, principalmente quando estamos falando da Nintendo. Emuladores de Switch no PC, como Ryujinx e Yuzu evoluíram rapidamente e rodavam com performance e opções superiores ao sistema original, o que permitia jogar títulos no lançamento e até mesmo antes disso. No entanto, a história pode mudar com o Nintendo Switch 2.
- 15 atitudes anticonsumidor nos games em 2025
- 10 características que poderiam ser melhores no Nintendo Switch 2
Não é de se estranhar que a Nintendo tenha fechado o cerco para a emulação do seu novo híbrido, principalmente após promover uma verdadeira caça às bruxas contra esse tipo de prática. Claro que isso não impediu que a comunidade de emulação seguisse com projetos desta natureza, e já temos alguns exemplos notáveis de tentativas de emulação do Nintendo Switch 2.
O primeiro deles é o Pound, um emulador de Nintendo Switch e Switch 2 em estágios iniciais de desenvolvimento que tem como alvo o PC (Windows, Linux e Mac). Um ponto curioso é que na página do projeto no GitHub podemos encontrar uma mensagem que afirma que o emulador estará pronto somente na próxima década.
O aviso “Importante: este projeto não estará pronto por no mínimo uma década!” abre a discussão sobre o aumento de segurança e complexidade do desenvolvimento de um emulador para o Nintendo Switch 2. Muito provavelmente a Big N tomou medidas de segurança mais robustas para evitar emuladores do seu novo sistema.
Naturalmente, não é estranho ainda não contarmos com nenhum emulador de Nintendo Switch 2, afinal estamos falando de um console lançado há cinco meses
Nintendo fecha cerco contra desbloqueio.
Vale lembrar que não apenas o segmento de emulação como o de modificação de hardware, o famoso desbloqueio, também foi uma prática frequente no primeiro Switch. Os modelos V1 e o Switch Lite são os alvos mais frequentes de desbloqueio, algo que no Nintendo Switch 2 parece mais punitivo e restrito.
A Nintendo se envolveu em polêmica ao atualizar as normas do Acordo de Usuário, tornando o Switch 2 inutilizável em caso de qualquer modificação de hardware.
Leia também no Canaltech:
- 5 melhores emuladores para jogar Game Boy no celular
- Melhores serviços por assinatura para gamers
- Criador do ZSNES revela como obsessão deu origem ao emulador clássico
Video: Nintendo Switch 2 chegou! Mas e o primeiro? Ainda vale a pena?